26/07/2022 às 12h53min - Atualizada em 26/07/2022 às 13h30min

Compra online: com trocas em até 24h, plataforma aumenta lucro de e-commerces em até 20%

Cerca de um terço das compras online são devolvidas ou trocadas no Brasil e s Genius Returns facilita a logística para comerciantes e consumidores

SALA DA NOTÍCIA Agência NoAr

O e-commerce acumula bons resultados e projeta um crescimento maior para 2022. Apenas em 2021, o faturamento superou R$180 bilhões, segundo a Ebit/Nielsen. Porém, nem tudo são flores quando o produto chega até o cliente. Segundo a mesma pesquisa, 30% das compras online são devolvidas ou trocadas. No ano passado, esse volume representou mais de 40 milhões de pedidos e a eficiência da logística é determinante para a fidelização do cliente.

“Quando a pessoa realiza uma compra online, ela se imagina usando o produto, mas nem sempre a realidade corresponde à expectativa, podendo decepcionar. Contudo, se o consumidor encontra facilidade para trocar ou devolver esse item, é isso que vai influenciar a avaliação da loja e sua disposição em fazer uma nova compra. O produto acaba se tornando secundário diante de uma boa experiência de troca e devolução”, aponta Maurício Cwajgenbaum, CEO e Co-Founder da Genius Returns, plataforma de automação e gestão de logística reversa.

O vestuário é o setor em que mais peças retornam aos lojistas, seja por causa do tamanho ou do caimento no corpo, segundo Maurício. E o especialista reforça que as trocas e devoluções não devem ser encaradas como um indicador negativo. Quanto mais fácil for esse processo, menos receio de comprar pela internet o consumidor terá, tornando-se um diferencial da loja.

“Nem sempre o cliente conhece a política de troca e, mesmo quando sabe como ela funciona, pode ter algum receio de que na prática as coisas não sejam tão simples. Essa desconfiança pode inibir a decisão da compra ou fazer com que o consumidor acabe ficando com algo que não gostou – e nesse caso ele dificilmente comprará novamente no mesmo lugar. Cabe ao lojista facilitar as trocas e devoluções, deixar sua política clara e conquistar seu cliente, mostrando que ele não precisa ter medo de adquirir itens na internet”, explica o CEO.

A Genius Returns nasceu para resolver essa dor e facilitar a logística reversa para e-commerces e consumidores. A startup oferece uma plataforma inteligente e intuitiva, que automatiza o processo de troca e devolução. Com isso, reduz os chamados abertos nos canais de atendimento das lojas e também os prazos das trocas e devoluções, que podem ser feitos em até 24h. A solução aumenta a margem de lucro das empresas em até 20% e ajuda a fidelizar o cliente.

“Nossa plataforma dá total apoio ao cliente. Ele consegue acompanhar as solicitações de troca e devolução, o status de seu estorno, com facilidade e autonomia. Além disso, temos mais de 5 mil pontos de coleta de parceiros espalhados no Brasil, onde o consumidor pode deixar seu produto sem a necessidade de ir aos correios”, finaliza Maurício.

Sobre a Genius Returns

A empresa surge com DNA do E-commerce, na fusão de uma agência de performance e implementação digital com mais de 20 anos de estrada, a we.tools e um empreendedor com larga experiência em marketing e comércio eletrônico. Seus co-fundadores também trouxeram expertise e valores imensuráveis, que agregaram ainda mais ao projeto, que tem como tripé a simplicidade, comunicação e performance. De modo integrado, oferece ao público uma ferramenta verdadeiramente capaz de equacionar o complexo universo das trocas e devoluções das compras on-line.


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