26/07/2022 às 13h10min - Atualizada em 26/07/2022 às 13h21min

E-commerce: especialista em growth traz 6 dicas essenciais para alavancar vendas

Setor deve faturar cerca de R$ 170 bilhões em 2022 e marcas precisam de estratégia para vencer concorrência

SALA DA NOTÍCIA Agência NoAr
Unsplash

 

O e-commerce não para de crescer no Brasil. O faturamento do setor para 2022 está projetado em cerca de R$ 170 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). No segundo trimestre do ano, foram R$ 38,4 bilhões faturados, de acordo com pesquisa da Neotrust, e quase 90 milhões de vendas realizadas.

O número de lojas online também é crescente – entre 2020 e 2021 foram abertos cerca de 800 novos negócios online no país. Para se sobressair na concorrência e alcançar bons resultados, é preciso ter estratégia.

Pensando nisso, Gabrielle Mussi, head de growth da we.digi -  consultoria de tecnologia para e-commerce – traz seis dicas fundamentais para quem quer atrair clientes e aumentar a conversão de vendas. Confira:

1 - Olhe para sua marca

O primeiro passo é entender seus pontos fortes e fracos e comunicar ações pontuais que sejam diferenciais do seu negócio, como frete grátis, promoções específicas e produtos relevantes.

“Temos que olhar para dentro para nos conhecermos e isso tem que ser feito no negócio também. Precisamos ver o que está sendo feito e o que precisa melhorar. É importante criar um calendário para as datas comemorativas, mas por que não criar dias específicos da sua marca, por exemplo? Isso aproxima o consumidor e essas são estratégias que precisam ser pensadas, com base nesse autoconhecimento do próprio negócio”, explica Gabrielle.

2 – Olhe para os concorrentes

Além de olhar para dentro, as empresas têm que mapear seus principais concorrentes e ver suas práticas de mercado, como eles se comunicam, qual o público que eles querem atingir. Fazer um raio-x completo é importante para entender os motivos deles atraírem mais clientes e o que sua empresa precisa mudar para reverter esse quadro.

3 – Tenha um carro chefe e planeje boas ofertas

Você sabe o que vende? Qual é seu principal produto? As empresas têm que saber essas respostas na ponta da língua e um carro-chefe sempre vai fazer o consumidor lembrar da marca. Outro cuidado é não ter grades de produtos quebradas. Quanto mais completa, melhor. Por último, atenção ao preço. Ele também é um atrativo. Planeje boas ofertas e explique o seu preço, o porquê de ele ser mais barato ou mais caro. Isso agrega valor ao negócio e amplia a confiança do consumidor.

4 – Fortaleça sua presença digital

Quem não é visto não é lembrado! O dito popular é sempre atual e serve mais ainda nos dias de hoje. As marcas investem muito na internet e é crucial estar atento a dados como taxa de conversão e rejeição do site e analisar os resultados obtidos com campanhas e ações de divulgação nas redes sociais. 

“A análise desses números traz insights relevantes para o negócio. Entender os custos de aquisição e retorno, em quais dispositivos as vendas são maiores, assim como quem compra mais, é essencial para conhecer seu público e onde ele está. Assim, você pode fortalecer sua presença digital nesses canais e também converter mais”, explica a executiva da we.digi.

5 – Aposte em boas imagens

Uma imagem fala mais do que mil palavras! Outro ditado que vale levar em conta quando falamos de vendas online. Boas fotos fazem o cliente se encantar e parar para ler a descrição de um produto. Capriche nisso e aproveite para disponibilizar cupons de descontos para quem vai fazer sua primeira compra, para quem já é fiel ou ainda cupons atrelados a datas especiais. Nas redes sociais, isso aumenta o seu engajamento e seus seguidores. Evite comprar seguidores ou curtidas. Invista em conquistar um público real!

6 – Trabalhe seu branding

A marca deve se comunicar com clareza sobre quem é, saber conversar com seu público, escolher o estilo das pessoas que são sua cara. Isso é importante em campanhas publicitárias, fotos e comunicações. Pensar na dor do consumidor e em como resolvê-la também gera aproximação. Você tem que ser capaz de se responder: como minha empresa se destaca no mercado? Tendo essa clareza, os consumidores naturalmente também vão reconhecer sua marca e sua personalidade e será mais fácil fidelizar clientes.

Sobre a We.digi

A we.digi é uma consultoria de tecnologia de e-commerce, com mais de 20 anos de experiência no mercado, que nasceu como uma software house. Especializada na  resolução de projetos complexos através de sua metodologia ágil e exclusiva, a empresa se destaca por possuir um olhar consultivo estratégico e técnico, além de estarem sempre atualizados a novas tecnologias, o que possibilita a entrega de projetos customizados.


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