Campari expande receita em 30% com estratégia de Retail Media

Empresa italiana viu suas impressões saltarem 74% dentro do site da Amazon a partir da consultoria especializada da ENEXT

ISABELLA BONITO
23/01/2025 12h43 - Atualizado há 3 semanas
Campari expande receita em 30% com estratégia de Retail Media
Campari
Um bom projeto de marketing faz toda a diferença na hora do consumidor definir a sua compra. Quem provou deste gostinho recentemente foi a Campari, renomada empresa italiana de bebidas alcoólicas, que viu sua receita gerada dentro da Amazon, uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, crescer mais de 30% após um trabalho desenvolvido junto a ENEXT, consultoria especializada em full digital. Utilizando como base o conceito de Retail Media, a campanha foi responsável ainda por gerar um salto de 74% nas impressões da marca dentro do ecommerce.

O resultado é fruto de uma iniciativa voltada para ampliar o tráfego, visibilidade e procura do icônico destilado vermelho e com amargor inesquecível, além de outros produtos da marca, dentro do site, como Aperol. Nesse sentido, a agência organizou investimentos direcionados para mídia interna da Amazon, visando destacar os SKUs da Campari e promovendo a procura pelas opções disponíveis.

Para isso, diferentemente de uma abordagem tradicional, muitas vezes focada na conversão no fundo do funil, a ENEXT implementou uma estratégia holística, abrangendo tanto as etapas de topo, meio e fundo do funil de vendas. De acordo com Gabriel Lima, CEO da consultoria, a abordagem onipresente ajuda a maximizar os pontos de contato da marca com o consumidor, construindo reconhecimento e impulsionando o desempenho de curto, e também longo prazo.

“A parceria com a Campari nos deu a oportunidade de mostrar como uma estratégia bem executada em Retail Media pode transformar resultados. Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para que uma marca tão icônica alcance novos patamares no e-commerce”, detalha. 

Ainda segundo o especialista, outro fator crucial para o projeto foi a sinergia envolvendo a equipe comercial e de marketing da Campari Group. A partir deste trabalho, o canal de varejo, anteriormente subutilizado, passou a ser explorado de modo sistemático, destacando os atributos e diferenciais da marca nos momentos-chave da jornada de consumo. 

Além disso, a sincronização com as ações promocionais da equipe comercial, que define datas específicas para campanhas de desconto, contribuiu para otimizar ainda mais o impacto do Retail Media. O conceito foi utilizado para amplificar as promoções, assegurando a convergência entre a estratégia de varejo e o calendário promocional da marca italiana. “Em essência, o Retail Media se tornou um elo fundamental, integrando áreas que tradicionalmente operam de forma independente, como marketing e comercial”, pontua Lima. 

Tendência de mercado

O case envolvendo a Campari é mais um exemplo de sucesso envolvendo o uso de Retail Media como parte do planejamento de marketing. Destinado a exibição de peças midiáticas para consumidores diretamente nos pontos de venda ou próximo a ele, o conceito hoje tornou-se uma tendência poderosa dentro do mercado publicitário. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela própria ENEXT, em parceria com a Newtail, 100% das marcas já veem a estratégia como a nova tendência para o varejo.

Para se ter uma ideia do tamanho deste potencial, ao passo que o search levou 14 anos para chegar à marca de US$ 30 bilhões de faturamento e o Social 11, o Retail Media atingiu esse feito em apenas 5, segundo dados compartilhados pela eMarketer. Indo além, a projeção deste mercado é tamanha que a Omdia prevê que o montante possa alcançar a marca de US$293 bilhões até o final da década. 

O Brasil está bem posicionado nesse cenário. Novamente de acordo com o levantamento publicado pela agência, 79% das indústrias brasileiras estão trabalhando com Retail Media. Já entre os varejistas, o percentual é de 73%. Curiosamente, o setor de alimentos e bebidas é o que mais utiliza o conceito, com uma parcela de 63%. 

"Retail Media está redefinindo a forma como marcas se conectam com seus consumidores, permitindo uma comunicação mais assertiva no ponto de venda e insights valiosos para a estratégia de negócios. A tendência representa uma oportunidade única para criar experiências de compra mais personalizadas e medir, com precisão, o retorno sobre o investimento em marketing”, conclui o CEO da ENEXT. 

Sobre a ENEXT

Com mais de 15 anos de experiência, a ENEXT é uma agência referência em full digital, especializada em oferecer serviços digitais de ponta a ponta para empresas que desejam impulsionar suas estratégias de e-commerce e marketing digital. Com grande especialidade em retail media, atua com os principais players deste mercado, incluindo Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Shopee, além de um portfólio que destaca parcerias com marcas como L'Oréal, Colgate, Hapvida, BASF, Campari, Picpay, Globo, 3 Corações e muitas outras.
 

Com foco em inovação e tecnologia, a ENEXT utiliza inteligência artificial e outras soluções tecnológicas para potencializar o planejamento e o desempenho de seus clientes. Seu diferencial está na personalização das abordagens, com estratégias voltadas a SEO, mídia digital, Social e CRM, visando resultados mensuráveis e de alto impacto. 


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ISABELLA CAETANO BONITO MARTINS
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