O resultado é fruto de uma iniciativa voltada para ampliar o tráfego, visibilidade e procura do icônico destilado vermelho e com amargor inesquecível, além de outros produtos da marca, dentro do site, como Aperol. Nesse sentido, a agência organizou investimentos direcionados para mídia interna da Amazon, visando destacar os SKUs da Campari e promovendo a procura pelas opções disponíveis.
Para isso, diferentemente de uma abordagem tradicional, muitas vezes focada na conversão no fundo do funil, a ENEXT implementou uma estratégia holística, abrangendo tanto as etapas de topo, meio e fundo do funil de vendas. De acordo com Gabriel Lima, CEO da consultoria, a abordagem onipresente ajuda a maximizar os pontos de contato da marca com o consumidor, construindo reconhecimento e impulsionando o desempenho de curto, e também longo prazo.
“A parceria com a Campari nos deu a oportunidade de mostrar como uma estratégia bem executada em Retail Media pode transformar resultados. Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para que uma marca tão icônica alcance novos patamares no e-commerce”, detalha.
Ainda segundo o especialista, outro fator crucial para o projeto foi a sinergia envolvendo a equipe comercial e de marketing da Campari Group. A partir deste trabalho, o canal de varejo, anteriormente subutilizado, passou a ser explorado de modo sistemático, destacando os atributos e diferenciais da marca nos momentos-chave da jornada de consumo.
Além disso, a sincronização com as ações promocionais da equipe comercial, que define datas específicas para campanhas de desconto, contribuiu para otimizar ainda mais o impacto do Retail Media. O conceito foi utilizado para amplificar as promoções, assegurando a convergência entre a estratégia de varejo e o calendário promocional da marca italiana. “Em essência, o Retail Media se tornou um elo fundamental, integrando áreas que tradicionalmente operam de forma independente, como marketing e comercial”, pontua Lima.
Tendência de mercado
O case envolvendo a Campari é mais um exemplo de sucesso envolvendo o uso de Retail Media como parte do planejamento de marketing. Destinado a exibição de peças midiáticas para consumidores diretamente nos pontos de venda ou próximo a ele, o conceito hoje tornou-se uma tendência poderosa dentro do mercado publicitário. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela própria ENEXT, em parceria com a Newtail, 100% das marcas já veem a estratégia como a nova tendência para o varejo.
Para se ter uma ideia do tamanho deste potencial, ao passo que o search levou 14 anos para chegar à marca de US$ 30 bilhões de faturamento e o Social 11, o Retail Media atingiu esse feito em apenas 5, segundo dados compartilhados pela eMarketer. Indo além, a projeção deste mercado é tamanha que a Omdia prevê que o montante possa alcançar a marca de US$293 bilhões até o final da década.
O Brasil está bem posicionado nesse cenário. Novamente de acordo com o levantamento publicado pela agência, 79% das indústrias brasileiras estão trabalhando com Retail Media. Já entre os varejistas, o percentual é de 73%. Curiosamente, o setor de alimentos e bebidas é o que mais utiliza o conceito, com uma parcela de 63%.
"Retail Media está redefinindo a forma como marcas se conectam com seus consumidores, permitindo uma comunicação mais assertiva no ponto de venda e insights valiosos para a estratégia de negócios. A tendência representa uma oportunidade única para criar experiências de compra mais personalizadas e medir, com precisão, o retorno sobre o investimento em marketing”, conclui o CEO da ENEXT.
Sobre a ENEXT
Com mais de 15 anos de experiência, a ENEXT é uma agência referência em full digital, especializada em oferecer serviços digitais de ponta a ponta para empresas que desejam impulsionar suas estratégias de e-commerce e marketing digital. Com grande especialidade em retail media, atua com os principais players deste mercado, incluindo Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Shopee, além de um portfólio que destaca parcerias com marcas como L'Oréal, Colgate, Hapvida, BASF, Campari, Picpay, Globo, 3 Corações e muitas outras.
Com foco em inovação e tecnologia, a ENEXT utiliza inteligência artificial e outras soluções tecnológicas para potencializar o planejamento e o desempenho de seus clientes. Seu diferencial está na personalização das abordagens, com estratégias voltadas a SEO, mídia digital, Social e CRM, visando resultados mensuráveis e de alto impacto.
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ISABELLA CAETANO BONITO MARTINS
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