A Educação Física está passando por uma verdadeira transformação na era digital. Com os avanços tecnológicos, atividades físicas que antes eram exclusivas de academias agora podem ser realizadas em casa, conectando profissionais de Educação Física a seus alunos por meio de plataformas digitais. Esse novo formato amplia o alcance da profissão, atendendo pessoas que, por motivos econômicos, geográficos ou de preferência pessoal, não frequentam as aulas coletivas.
Para garantir a segurança e a eficácia dessa prática, o Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) lançou o "Manual de Recomendações para Prescrição On-line de Exercício Físico", desenvolvido com a colaboração de especialistas da área. Entre os participantes na elaboração do manual está o professor Aurélio Alfieri, influenciador digital com mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais. Campeão de resultados saudáveis com o público 50+, Aurélio ensina exercícios simples on-line, que podem ser praticados em casa, sem equipamentos, sentado ou em pé. Ele destaca a importância desse material para os profissionais de Educação Física.
"Quando estudei na faculdade, a prescrição on-line de exercícios não era discutida, porque essa realidade ainda não existia. Agora, com esse manual, os profissionais têm as ferramentas necessárias para atuar nas redes sociais e oferecer treinos de forma segura", afirma Aurélio, também autor do “Manual prático para ser jovem por mais tempo – a roda da juventude” (editora Appris), onde os leitores podem fazer anotações e acessar QR codes que direcionam a vídeos de exercícios onde ele explica com riqueza de detalhes como executá-los.
A possibilidade de realizar atividades físicas remotamente democratiza o acesso aos cuidados com a saúde. Entre as principais vantagens da prescrição on-line estão a acessibilidade, pessoas em regiões remotas ou sem acesso a academias podem ser orientadas por profissionais capacitados; conforto e privacidade, indivíduos que não se sentem à vontade em ambientes coletivos podem realizar os treinos em casa; e economia, redução de custos com deslocamento e mensalidades de academias, tornando o acompanhamento profissional mais acessível.
“Entretanto, é fundamental que os treinos sejam prescritos por profissionais habilitados, como recomenda o manual. Essa medida protege os alunos de riscos à saúde, garantindo programas de exercícios personalizados e seguros”, reforça o educador físico, que dedica sua carreira à promoção de saúde e bem-estar, especialmente para o público 50+.
O formato on-line também representa um grande potencial para os educadores físicos. Com orientações sobre ética, segurança e qualidade, o manual do CREF9/PR ajuda os profissionais a se destacarem no ambiente digital, expandindo sua atuação e construindo uma presença relevante nas redes sociais.
"O profissional que domina o ambiente digital não só amplia seu alcance, mas também se torna uma referência na promoção da saúde e do bem-estar", ressalta Alfieri.
A modernização da Educação Física atualiza a profissão e aproxima os profissionais de um público mais amplo, promovendo saúde e qualidade de vida de maneira inovadora e acessível. O manual do CREF9/PR é uma ferramenta indispensável para garantir que esse processo ocorra com ética, segurança e eficiência.
Para mais informações e acesso ao manual, visite o site oficial do Conselho Regional de Educação Física do Paraná: www.crefpr.org.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA CRISTINA DA SILVA MELLO
[email protected]