Administrar uma oficina mecânica é muito mais complexo do que a maioria das pessoas pode pensar. Não se trata apenas de ter conhecimento e experiência em consertar carros, é preciso gerenciar recursos, finanças, equipe, criar uma base de clientes, fornecedores, manutenção dos equipamentos, investir em marketing, pagar impostos, se preocupar com a segurança do local, atualizar alvarás de funcionamento, pagar o aluguel do espaço, etc.
Para tornar uma oficina mais eficiente e lucrativa, é preciso compreender um pouco de cada área da empresa para entender onde existem gargalos, o que está funcionando e o que pode ser melhorado para uma melhor experiência não só do cliente, como do colaborador também.
Confira algumas dicas estratégicas para melhorar a eficiência da sua oficina mecânica.
Torne o ambiente agradável
O ambiente de uma oficina mecânica toda suja, cheia de peças espalhadas e escura não é convidativo para novos clientes, especialmente para mulheres que podem se sentir em um ambiente hostil. Por mais que o serviço seja muito bem-feito e de confiança, a aparência da oficina influencia muito na decisão de um futuro cliente deixar seu carro lá ou não.
Portanto, manter a oficina limpa e organizada, com colaboradores uniformizados, em um ambiente bem iluminado, já causa uma boa primeira impressão ao cliente e o deixa mais favorável a escolher a sua oficina para fazer as manutenções no carro com mais frequência.
Outra forma de tornar o ambiente mais agradável ao cliente é possuir uma sala de espera, como servir café, um sofá ou cadeiras confortáveis para o cliente aguardar enquanto o serviço é efetuado.
Invista na capacitação da equipe
É muito frustrante para um cliente precisar de um determinado tipo de serviço e sair pela cidade procurando quem possa fazer, e a cada oficina que entrar, não existir alguém que consiga fazer o que o cliente está procurando. Capacitar a equipe para alguns tipos de serviços mais especializados é muito importante para captar esses clientes com necessidades específicas. Uma vez solucionado o problema daquele cliente, ele mesmo vai fazer a divulgação da sua oficina para seus conhecidos, falando sobre como ele precisava de um serviço que não encontrava em lugar algum até descobrir o seu estabelecimento.
Essa dica vale para todos os diferentes tipos de serviços prestados, seja funilaria, elétrica, eletrônica, customização, motores, etc.
Controle as finanças da oficina
É muito comum alguns estabelecimentos comerciais possuírem um bom atendimento e uma boa prestação de serviço, mas acabarem fechando por má gestão financeira, pois o gestor não sabe exatamente quanto entra e quanto sai por mês, quais são os fornecedores que praticam os melhores preços, o valor cobrado pela concorrência, etc.
A solução para esse impasse é adotar um sistema de controle financeiro digital rigoroso, e existem diversas empresas que prestam serviços exclusivamente para montar o sistema financeiro de outros empreendimentos. Utilizar softwares de gestão e investir na capacitação da gestão financeira é crucial para saber exatamente onde cada centavo da empresa está localizado.
Invista no marketing
O marketing é de extrema importância na divulgação de qualquer produto ou serviço, pois, se não houver divulgação, a base de clientes fica restrita à população local que transita pela região onde está localizada a oficina, o que pode ser muito pouco e não suficiente para manter o estabelecimento.
Investir em redes sociais, banners, placas, propagandas na rádio e televisão local, telões em outros estabelecimentos e até outdoors são formas de marketing que podem ampliar a base de consumidores, ainda mais se houver algum tipo de promoção ou redução de preço atrelado.
Invista em equipamentos de ponta
Uma das coisas que os clientes reparam sempre que estão em uma oficina mecânica é a aparência e qualidade dos equipamentos utilizados para realizar os serviços. Utilizar ferramentas velhas e enferrujadas não transmite segurança e profissionalismo, pois, se o mecânico não cuida de suas ferramentas, como podemos confiar que ele vai cuidar de seu carro?
Por outro lado, se a oficina possui ferramentas novas, um elevador automotivo moderno e está com a pintura em dia, com tudo organizado em caixas de mecânico, sem sujeira e sem ferrugem, a impressão passada ao consumidor é de um ambiente zeloso pela segurança e manutenção tanto das ferramentas dos colaboradores quanto dos veículos dos consumidores. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]