26/07/2022 às 11h23min - Atualizada em 26/07/2022 às 12h01min

Diversidade, Equidade e Inclusão: você sabe o que cada termo significa?

Segundo o estudo “Diversidade & Inclusão”, da Michael Page, 22,8% das empresas ainda não possuem iniciativas de inclusão. Conhecer conceito é um primeiro passo

SALA DA NOTÍCIA ImpulsoBeta

Nos últimos anos, empresas de todos os portes e segmentos têm mostrado uma preocupação cada vez mais recorrente em relação à diversidade e inclusão. Por isso, elas têm investido constantemente em ações e iniciativas internas, a exemplo de liderança inclusiva, capacitação do RH e liderança feminina. A propósito, chegou o momento de dar o próximo passo e entender por que não podemos mais falar sobre diversidade e inclusão sem falar também sobre equidade.

Segundo o estudo “Diversidade & Inclusão”, da Michael Page, 22,8% das empresas ainda não fizeram iniciativas de inclusão, enquanto 26,5% já iniciaram projetos. Já o estudo plurianual da PwC, empresa de consultoria e auditoria, aponta que 33% dos entrevistados afirmam que a diversidade é uma barreira no avanço da sua empresa, porém 76% declaram que essa é uma área de prioridade para a organização.

Para a CEO e fundadora da ImpulsoBeta, consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade, Renata Moraes, muitas vezes as empresas não avançam mais rápido em seus objetivos de diversidade porque falta entendimento de conceitos básicos. “Nivelar alguns conceitos que baseiam toda a discussão e as estratégias de inclusão é essencial para um trabalho consistente nas empresas. É muito difícil construir algo de concreto se ainda não existe, principalmente, por parte das lideranças e de recursos humanos, entendimento sobre quem são os grupos minorizados, porque são nomeados assim, o que são ações afirmativas, porque equidade não é o oposto de meritocracia”, afirma Renata.

Para contribuir com o entendimento, a ImpulsoBeta lista alguns termos que são ponto de partida para entendimento do tema. Para complementar, a consultoria disponibiliza, gratuitamente, um mini-glossário de diversidade, equidade e inclusão. Para ter acesso completo ao conteúdo, acesse aqui

Diversidade: Significa variedade e multiplicidade. Quando inserida dentro do contexto empresarial, diversidade refere-se à valorização das diferentes identidades, isto é, de pessoas com características, backgrounds e formas de pensar diferentes. É uma busca por romper a homogeneidade de perfis e, assim, garantir representatividade.

Equidade: É a busca por igualdade e justiça, por meio de processos e práticas que consideram que cada trajetória é individual. A equidade pressupõe que as pessoas não “partem do mesmo lugar” por conta da presença ou da falta de privilégios e que, portanto, as soluções para os desafios de cada indivíduo ou grupo devem ser pensadas de maneira estratégica e individualizada. 

Inclusão: Pode ser atestada pelo sentimento de pertencimento. Ou seja, é o esforço para que todas as pessoas se sintam seguras e acolhidas, e para que cada indivíduo sinta que faz parte de um grupo maior do que si mesmo. Como Verna Myers, vice-presidente de estratégia de inclusão da Netflix, já disse: “Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar” (traduzido livremente de “Diversity is being invited to the party. Inclusion is being asked to dance”).

Sobre a ImpulsoBeta
A ImpulsoBeta é uma empresa que presta consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas empresas
do Brasil e de fora do país. No mercado desde 2015, atendendo clientes como, AES, Vale, GPA e Ifood, a empresa ajuda seus parceiros a promover a integração de grupos minorizados no mercado de trabalho - em um ambiente diverso, equitativo e inclusivo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp