26/07/2022 às 11h39min - Atualizada em 26/07/2022 às 12h01min

Indústria fortalece parcerias com produtor rural para aumentar produtividade e qualidade na produção do leite

28 de julho é o Dia do Produtor Rural

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
José Francisco Alves 2_Produtor Rural_Crédito Raíssa Ribeiro
No dia 28 de julho próximo será comemorado o dia do produtor rural, esse empreendedor tão importante por garantir o alimento que chega à mesa do brasileiro. Um dos principais produtos da área rural, sem dúvida, é o leite. Responsável por contribuir na economia de 99% dos municípios brasileiros, a pecuária de leite é uma das atividades mais importantes para a segurança alimentar do país. “É um produto que tem uma importância econômica e social muito grande para o Brasil. Nós temos que valorizar isso cada vez mais”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges.

Na cadeia de produção e beneficiamento do leite é muito estreita a relação do produtor com a indústria. Uma das maiores indústrias do setor, a Alvoar Lácteos, resultado da fusão da mineira Embaré/Camponesa com a cearense Betânia, é um exemplo de empresa que valoriza essa parceria com os produtores oferecendo uma série de programas de apoio gerencial, assistência técnica, financeiro, para aumento da produtividade, rentabilidade e qualidade do negócio.

Os produtores fornecem a principal matéria prima da Alvoar, mais de 80% do custo de produção da empresa é o leite. À medida que o produtor cresce, se desenvolve e mantém a parceria com a Alvoar, garante o abastecimento da fábrica. Eles são o ponto inicial para toda a produção da Alvoar. “A qualidade dos produtos começa no campo, com o trabalho competente e incansável dos produtores rurais, que garantem a pureza dos 2,8 milhões de litros de leite, posteriormente industrializados. A Alvoar - Unidade Sudeste conta hoje com 1.500 produtores rurais parceiros, 12 cooperativas e centenas de fornecedores indiretos”, afirma Yago Sartori, gerente de captação e fomento da Alvoar Lácteos Unidade MG.

Preservação ambiental


A Alvoar – Unidade Sudeste possui alguns projetos sendo desenvolvidos também na área de preservação ambiental. Em um deles, a empresa atua como um link entre o banco, uma empresa de energia solar e o produtor rural. Sendo o elo e o incentivo para a instalação de placas fotovoltaicas nas fazendas parceiras da Alvoar, para que passe a fazer uso de energia limpa.

Outra iniciativa é a implementação de biodigestores, que através da fermentação anaeróbica de dejetos e efluentes produz biogás, que é convertido em energia elétrica limpa e sustentável. Como subproduto o biofertilizante reduz a dependência de fertilizantes minerais.

APP de gestão – Embaré Fomento

Mais um recurso oferecido é o aplicativo de gestão, no qual o produtor tem disponíveis as informações de volume coletado, resultados de qualidade do leite atual e histórico, além de acesso aos demonstrativos de pagamento. O aplicativo, direcionado ao gerenciamento da produção, foi desenvolvido para possibilitar mais proximidade entre a Alvoar e o produtor, ajudando na comunicação de forma transparente e ágil. Novas funcionalidades são sempre implementadas no aplicativo para trazer ainda mais benefícios aos produtores. Essa relação saudável e produtiva colabora para garantir o padrão de qualidade da Alvoar reconhecido no mercado.

Melhoramento Genético

Destaque também para o projeto Mais Genética, desenvolvido junto aos produtores rurais, que busca incentivar o melhoramento genético por meio da técnica de Transferência de Embriões de FIV (Fertilização in Vitro) em tempo fixo. Essa tecnologia permite identificar e usar animais melhoradores de rebanho, garantindo o nascimento de bezerras com alto valor genético e, consequentemente, maior produtividade e qualidade do leite.

Central de compras de insumos


Com o objetivo de maximizar os lucros para seus fornecedores, a Alvoar – Unidade Sudeste criou um programa de compra de insumos para buscar no mercado as melhores oportunidades para compra de alimentos e repasse aos fornecedores a preço de custo, além de disponibilizar e viabilizar a adoção de técnicas e estratégias de estocagem de insumos. São disponibilizados diversos insumos, que vão dos fertilizantes para produção de volumoso e grãos aos concentrados utilizados na formulação de dietas. Uma oportunidade do pequeno produtor ter o mesmo poder de compra de um grande produtor.

Assistência Técnica e Gerencial


O projeto que tem o maior foco é atualmente o Embaré Assist. Desenvolvido para atender as necessidades de todos os seus fornecedores de leite, é um programa de consultoria mensal técnico e gerencial, que busca a máxima eficiência econômica para o produtor de leite. Atua no melhoramento dos indicadores zootécnicos, na qualidade do leite e nos processos econômicos da fazenda, auxiliando o produtor a gerenciar seu negócio de forma mais eficiente e lucrativa. O projeto está disponível para todos os produtores rurais parceiros da Alvoar e é flexível para atender as mais diversificadas realidades. Nos próximos três anos, a perspectiva de investimento da Alvoar – Unidade Sudeste em assistência técnica é de cerca de R$7 milhões.

Programa de Melhoria Contínua da Qualidade


Para auxiliar o produtor no melhoramento contínuo do seu produto, a Alvoar – Unidade Sudeste disponibiliza visitas técnicas de capacitação e orientação com consultores que auxiliam a implementação de processos e manejos para garantir bem-estar, saúde animal e qualidade do leite.

Granja Camponesa

Destaque também para a Granja Camponesa: um projeto iniciado no final de 2020 que consiste em uma fazenda de 40 hectares, localizada em Lagoa da Prata - MG, na qual existe um programa de produção de leite a pasto. No local está sendo implementado o Sistema Intensivo a Pasto com Suplementação (SIPS), uma novidade para que os produtores possam observar na prática a operação e os desafios da propriedade, que conta com a certificação de fazenda Modelo, auferida pela adoção de Boas Práticas Agropecuárias.

Na Granja Camponesa também são realizados leilões. Na oportunidade, além de a Alvoar disponibilizar alguns animais de alto valor genético para seus fornecedores, serve de elo entre o produtor que tem excedente de animais e o produtor que tem demanda. São realizados três leilões por ano, o produtor pode adquirir os animais em até 10 vezes sem juros e todos os animais adquiridos produzem leite antes da primeira parcela. Sendo assim, é possível que a própria produção ajude a pagar a compra realizada.

A relação da Alvoar com os produtores rurais é uma relação transparente e saudável, acima da média do mercado, inclusive pelo fato de a empresa desenvolver uma série de programas para fidelizar e auxiliar o setor, incluindo assistência técnica, facilitadores para compras de insumos, entre outros”, ressalta Yago Sartori, gerente de captação e fomento da Alvoar - Unidade Sudeste.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp