Com a chegada do verão, muitas pessoas enfrentam dificuldades para manter um sono de qualidade. Embora o calor seja um dos principais vilões da estação, o aumento da luminosidade também pode prejudicar o descanso, resultando em noites mais agitadas e maior cansaço durante o dia. O consultor do sono da Ortobom, Deivid Junior, explica a relação entre o verão e o sono, e comenta como o clima quente impacta o descanso.
Segundo o especialista, "O corpo humano tem um ciclo natural de resfriamento à medida que a noite avança, e quando a temperatura ambiente está muito alta, esse processo fica comprometido. Isso pode resultar em dificuldades para adormecer e também em um sono mais fragmentado, já que o corpo não consegue atingir a temperatura ideal para o descanso profundo." Durante o verão, as noites quentes podem interferir diretamente no ciclo do sono, o que pode deixar mais difícil atingir a fase mais profunda e reparadora.
Além do calor, a luminosidade também tem um papel importante no sono. Os dias mais longos e o aumento da exposição à luz natural podem afetar a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular os ciclos de sono e vigília. "A luz intensa no final da tarde e durante a noite pode confundir o relógio biológico do corpo, adiando a produção de melatonina e atrasando a indução ao sono", explica Deivid Junior. Isso significa que, mesmo que a pessoa tenha vontade de descansar, a luz pode dificultar o processo de adormecer, tornando o sono mais leve e menos reparador.
Apesar dos desafios que o verão pode trazer para o sono, o consultor dá algumas dicas para melhorar a qualidade do descanso. "Manter o ambiente fresco é essencial. Use ventiladores ou ar-condicionado, e invista em roupas de cama leves e frescas, preferencialmente de tecidos naturais, como o algodão, que ajudam a regular a temperatura corporal." Além disso, ele recomenda evitar alimentos pesados ou estimulantes como cafeína antes de dormir, já que podem aumentar a temperatura corporal e dificultar o relaxamento.
Outro ponto importante é criar uma rotina regular de sono. Mesmo no verão, quando as atividades externas são mais intensas, é fundamental definir horário para dormir e acordar. "A rotina ajuda o corpo a ajustar o relógio biológico, o que pode amenizar os efeitos da luz e do calor no sono", finaliza o especialista.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREIA DUARTE LOPES
[email protected]