Janeiro Seco: ideias de mocktails para curtir o mês

Especialista da Bio Ritmo explica os efeitos do álcool no corpo e traz dicas de drinks refrescantes sem o componente

BEATRIZ AGUIAR
16/01/2025 19h38 - Atualizado há 3 horas
Janeiro Seco: ideias de mocktails para curtir o mês
Créditos: reprodução

Após as festas de fim de ano, muitas pessoas aproveitam o mês de janeiro para se abster de álcool, fazendo um “detox” para começar o ano. O chamado “Janeiro Seco” tem ganhado cada vez mais adeptos em busca de um estilo de vida mais saudável. E, para abraçar essa comunidade em expansão, os mocktails ou drinks sem álcool são uma ótima alternativa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a pedido do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), a quantidade de pessoas que evitam bebidas alcoólicas tem crescido a cada ano. Em 2023, cerca de 55% da população adulta brasileira já não consumia álcool, refletindo uma tendência de buscar por hábitos mais saudáveis – 75% dos brasileiros estão mais preocupados com a saúde após a pandemia, segundo a L.E.K. Consulting.

O álcool, embora presente em diversas celebrações, traz malefícios à saúde, principalmente para quem deseja manter um estilo de vida mais equilibrado. Fúlvia G. Hazarabedian, nutricionista-chefe do programa Bionutri da marca fitness high end Bio Ritmo, destaca que a ingestão da substância afeta o desempenho muscular, com aumento no tempo de recuperação pós-treino e possível queda nos níveis de testosterona, além de sobrecarregar o fígado, órgão responsável por metabolizar as substâncias tóxicas. 

“Isso pode impactar negativamente na disposição de energia para os músculos, forçando o corpo a usar massa muscular como fonte de energia. A longo prazo, o consumo excessivo de álcool pode causar danos irreversíveis, como cirrose, que pode exigir um transplante de fígado. Por isso, a moderação e um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, é fundamental”, complementa Fúlvia.

Abdicar do álcool e adotar o “Janeiro Seco” traz múltiplos ganhos, como melhora da disposição, da qualidade do sono e maior clareza mental. E, para quem deseja continuar socializando com um drink na mão, os mocktails são uma excelente opção. Os drinques sem álcool foram popularizados nos últimos anos, especialmente pela nova geração de jovens, menos adepta da bebida alcoólica.
 

A seguir, a head do BioNutri sugere dois mocktails refrescantes para tentar nesse mês: 

 

Receitas

Limonada de Lavanda

Ingredientes:

Suco de 2 limões

2 copos de água

1 colher de sopa de mel ou agave

1 colher de sopa de lavanda comestível e desidratada

Lavanda para decorar (Opcional)

Rodelas de limão para decorar (Opcional)

 

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue o fogo e adicione a lavanda desidratada; 

Deixe em infusão por 30 minutos, adicione o suco de limão e coe;

Adicione o mel ou agave e misture; 

Coloque em um copo com cubos de gelo;

Decore com limão e lavanda.




 

Morango e Hortelã

Ingredientes: 

6 morangos congelados

5 folhas de hortelã

Suco de 1 limão

1 Lata de água com gás

1 colher de chá de mel ou agave

 

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou mixer, bata os morangos, a hortelã, o suco de limão, o mel ou agave e metade da lata de água com gás até ficar homogêneo;

Coloque em um copo com o restante da água com gás;

Decore com morango e hortelã. 




 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ ESTEVES DE AGUIAR
[email protected]


Notícias Relacionadas »