No dia 20 de janeiro celebra-se o Dia do Farmacêutico, uma data que destaca a importância desses profissionais no cuidado com a saúde. No COP – Centro de Oncologia do Paraná, os farmacêuticos oncológicos desempenham um papel essencial no tratamento dos pacientes, compondo uma parte vital da equipe multidisciplinar.
A Farmácia Oncológica do COP é composta por farmacêuticos clínicos e oncológicos especializados no preparo e administração de terapias específicas para o câncer. Eles atuam em diversas etapas do processo de utilização de medicamentos, sempre em conformidade com rigorosos controles de qualidade e as normas estabelecidas pelas RDCs e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
De acordo com a farmacêutica Janay Faria de Almeida da Silva, Coordenadora de Farmácia e Suprimentos do COP, a equipe desempenha um papel que vai muito além do preparo de medicamentos antineoplásicos.
“A equipe de farmacêuticos clínicos e oncológicos tem um papel fundamental na cadeia assistencial voltada ao paciente. O trabalho dos nossos profissionais envolve garantir a segurança, eficácia e personalização do tratamento, acompanhando o paciente ao longo de toda a jornada terapêutica. Desde a análise técnica das prescrições até a orientação quanto ao uso correto dos medicamentos, buscamos resultados positivos e a minimização de riscos”, explica Janay.
Além disso, a equipe participa de decisões clínicas em conjunto com outros profissionais, colabora na gestão de efeitos adversos e realiza o seguimento farmacoterapêutico, contribuindo ativamente para a humanização e qualidade dos cuidados oncológicos.
Validação e manipulação: um trabalho de excelência
Um dos pilares do trabalho na Farmácia Oncológica é a validação das prescrições médicas. Esse processo envolve uma análise detalhada das características do medicamento, as condições clínicas do paciente e o protocolo de tratamento estabelecido. A equipe também avalia possíveis interações medicamentosas, o diluente mais adequado, reações adversas, ajustes de dose e outras necessidades técnicas.
Os medicamentos quimioterápicos, geralmente prescritos com base na superfície corporal do paciente (considerando peso e altura), passam por cálculos rigorosos que são conferidos pelos farmacêuticos. Após a validação, o medicamento é manipulado de forma personalizada, atendendo às especificidades de cada paciente.
Trabalho em equipe: cuidado integral ao paciente
A atuação dos farmacêuticos no COP vai além da manipulação de medicamentos. A equipe é responsável, também, por validar prescrições médicas e protocolos clínicos, verificar doses, intervalos, estabilidade dos medicamentos e realizar a farmácia clínica. Também orientam os pacientes sobre o uso de medicamentos, posologias, cuidados com administração e armazenamento, por exemplo.
“Nossos farmacêuticos também apoiam diretamente os pacientes, explicando os protocolos, os possíveis efeitos colaterais e os cuidados necessários para o sucesso do tratamento. Além disso, interagem com os médicos e outros serviços, como Nutrição, Psicologia e Enfermagem, para assegurar uma assistência integrada e de qualidade”, ressalta Janay.
Estrutura e segurança na manipulação de medicamentos
O Serviço de Farmácia do COP dispõe de uma área exclusiva e controlada para o preparo de medicamentos antineoplásicos, seguindo as normas da legislação vigente. A manipulação é realizada por farmacêuticos altamente capacitados em um ambiente com controle rigoroso de temperatura, pressão e umidade, garantindo a segurança e a eficácia dos medicamentos.
Os medicamentos prescritos são submetidos a diversas verificações antes de serem encaminhados para a equipe de Enfermagem. “Esse processo reflete a nossa prioridade com a segurança do paciente. Os medicamentos são preparados de forma individualizada e entregues diretamente aos enfermeiros para uso adequado”, conclui Janay.
Com uma equipe dedicada e processos rigorosos, a Farmácia Oncológica do COP reafirma seu compromisso com a excelência no cuidado ao paciente oncológico.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Heverson Bayer
[email protected]