Maioria dos profissionais veem sua remuneração ficar estável, revela pesquisa
8 de 12 setores avaliados no Guia Salarial 2025 da Michael Page mostram salários acompanhando a inflação
A maioria dos profissionais viu sua remuneração ficar estável em 2024. É o que mostra pesquisa recente realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup. De acordo com o Guia Salarial 2025 da Michael Page, 8 de 12 setores (Marketing, Recursos Humanos, Logística, Tecnologia, Varejo, Vendas, Bancário e Finanças) figuraram entre os que se mantiveram estáveis em um ano marcado por reformas econômicas, contenção de gastos e ajustes orçamentários.
O estudo revela estabilidade salarial em 49% dos cargos avaliados, enquanto 42% apresentaram alta de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 9% das posições. Dos 2282 cargos analisados, os aumentos que se destacam são: 79% para o cargo de especialista de produto (Saúde) e 61,3% para analista de back/ middle office sênior (Bancário).
“A estratégia de remuneração não pode se limitar ao “salário emocional” - ambiente de trabalho, flexibilidade, propósito e bem-estar. Em um cenário de inflação volátil e novas demandas por trabalho flexível, líderes precisam oferecer pacotes robustos que alinhem recompensas financeiras com significado e reconhecimento genuíno. As empresas que combinam benefícios tangíveis com propósito real estarão à frente na atração e retenção dos melhores talentos”, afirma Ricardo Basaglia, CEO da Michael Page no Brasil.
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou, neste ano, cerca de 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de analista até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 2282 cargos em 12 setores (Agronegócio, Bancos e Serviços Financeiros, Engenharia, Finanças, Logística, Marketing e Digital, Saúde e Ciências, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia, Varejo e Vendas). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (analistas júnior, pleno, sênior, especialista, coordenador, gerência e diretor) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).
8 de 12 setores estão com remunerações estáveis
A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com remuneração estável, segundo o Guia Salarial Michael Page 2025. Estão nesta lista os segmentos Marketing, Recursos Humanos, Logística, Tecnologia, Varejo, Vendas, Bancário e Finanças. Já os setores que se destacaram pela alta salarial foram Agronegócio, Seguros, Engenharia e Saúde.
Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:
Estável
Varejo – 92% dos salários apresentaram estabilidade
Marketing – 80% dos salários apresentaram estabilidade
Finanças – 79% dos salários apresentaram estabilidade
Vendas – 76% dos salários apresentaram estabilidade
Bancário – 75% dos salários apresentaram estabilidade
Recursos Humanos – 70% dos salários apresentaram estabilidade
Logística – 60% dos salários apresentaram estabilidade
Tecnologia – 47% dos salários apresentaram estabilidade
Engenharia – 30% dos salários apresentaram estabilidade
Seguros – 30% dos salários apresentaram estabilidade
Saúde – 26% dos salários apresentaram estabilidade
Agronegócio – 18% dos salários apresentaram estabilidade
Em alta
Agronegócio – 82% dos salários tiveram aumento
Seguros – 70% dos salários tiveram aumento
Engenharia – 70% dos salários tiveram aumento
Saúde – 56% dos salários tiveram aumento
Recursos Humanos – 30% dos salários tiveram aumento
Tecnologia – 28% dos salários tiveram aumento
Logística – 24% dos salários tiveram aumento
Vendas – 20% dos salários tiveram aumento
Marketing – 18% dos salários tiveram aumento
Finanças – 18% dos salários tiveram aumento
Bancário – 16% dos salários tiveram aumento
Varejo – 8% dos salários tiveram aumento
Queda
Tecnologia – 25% dos salários registraram queda
Saúde – 18% dos salários registraram queda
Logística – 16% dos salários registraram queda
Bancário – 9% dos salários registraram queda
Vendas – 4% dos salários registraram queda
Finanças – 3% dos salários registraram queda
Marketing – 2% dos salários registraram queda
Sobre a Michael Page
A Michael Page, parte do PageGroup, é a escolha ideal para empresas em busca de contratação de executivos de alta e média gerência. Com uma expertise sólida nesse segmento, a empresa oferece soluções abrangentes e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Por meio de uma abordagem consultiva e especializada, a Michael Page identifica os profissionais mais qualificados e compatíveis com as demandas das posições de liderança. Com um amplo networking e uma equipe de consultores experientes, a empresa está preparada para auxiliar nas contratações estratégicas que impulsionarão o crescimento e sucesso das organizações.
Com uma gama soluções para Recursos Humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. Os consultores, distribuídos por todo o país em nossos cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife), já foram responsáveis pela contratação de mais de 40 mil profissionais no Brasil desde 2001.
INFORMAÇÕES DE IMPRENSA
Conteúdo Comunicação
Ricardo Morato ([email protected])
Tel (11) 98799-5868
Carol Freitas ([email protected])
Tel (11) 99196-3890
Vinicius Pereira ([email protected])
Tel (11) 94659-0822
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VINICIUS PEREIRA SANTOS
[email protected]