Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo: saiba como funciona e evite multas

Na cidade de São Paulo, o sistema de rodízio é feito para controlar a circulação de carros nas ruas

NATHALIE PáIVA
16/01/2025 11h12 - Atualizado há 2 semanas
Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo: saiba como funciona e evite multas
Foto: Life Of Pix/ Pexels

O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores na cidade de São Paulo, mais conhecido como rodízio municipal, foi implementado com o objetivo de diminuir o tráfego de veículos em regiões específicas da capital paulista.

O sistema funciona de segunda a sexta-feira, restringindo a circulação de automóveis conforme o final das placas. Nos finais de semana e feriados, a circulação é liberada para todos os veículos.

Porém, o final das placas dos veículos controla em que dias os carros podem estar em circulação ou não. Por exemplo, durante os dias úteis, o rodízio é válido das 7h às 10h no período da manhã, e das 17h às 20h no período da tarde.

Caso isso seja descumprido, os flagrados circulando nas áreas restritas durante os horários indicados estão sujeitos a multa de R$ 130,16. Além disso, a pessoa perde quatro pontos na carteira.

Renan Loffreda, head de Novos Negócios, da Zignet, explica como se lida em casos excepcionais para evitar multas ou questões do tipo.

"O motorista deve comparecer ao Detran com a documentação necessária, como o comprovante médico que justifique a situação", explica.

Motoristas de Uber e outros aplicativos não estão isentos do rodízio municipal em São Paulo. Desta forma, é necessário um planejamento para não coincidir as datas e os horários.

Renan Loffreda também chama atenção aos passos que podem ser tomados para evitar multas. "Recomendamos que os motoristas fiquem atentos ao calendário do rodízio e organizem suas rotinas com antecedência, atentando-se para os horários de restrições. O aplicativo ZigAuto, da Zignet, possui alertas gratuitos de rodízio para os veículos de São Paulo cadastrados. Ele avisa quando o rodízio do veículo vai começar, para evitar que o motorista esqueça e seja multado.", destacou.

Sobre a Zignet:

A Zignet é uma Instituição de Pagamento criada para revolucionar e simplificar a forma de recebimento de contas, seja à vista ou parcelado, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos. Com serviços que incluem parcelamento de boletos e contas em até 12 vezes no cartão de crédito, a empresa oferece tecnologia de ponta, atendimento personalizado e um excelente custo-benefício.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATHALIE MARIA OLIVEIRA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »