O Festival Corpos Visíveis, primeiro e único evento de arte e música da América Latina com foco em gênero e diversidade, chega à 4ª edição no Rio de Janeiro, trazendo uma programação imperdível e gratuita nos dias 17 e 18 de janeiro e 1, 7, 8 e 22 de fevereiro, com shows, sessões de cinema, exposições, oficinas, performances, feira, palestras e muito mais. Realizado pela ColetivA DELAS, o festival visa propor espaços de protagonismo, visibilidade e geração de renda para mulheres e população LGBTQIAPN+.
Os shows acontecem nos dois primeiros dias do festival, com abertura no centro cultural Futuros: Arte e Tecnologia, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. Na inauguração, o objetivo é celebrar a música nordestina, negra e indígena brasileira. A paraibana Cátia de França, indicada ao Grammy Latino 2024 com o álbum "No Rastro de Catarina" - lançado em comemoração aos 50 anos de carreira da cantora -, chega ao Rio de Janeiro em show inédito, onde deve performar o novo trabalho e antigos sucessos.
A apresentação contará com a participação da conterrânea Luana Flores, beatmaker, DJ, percussionista, cantora e compositora, que vem se destacando na cena musical por desenvolver uma fusão entre os ritmos da cultura popular nordestina e o universo eletrônico, além de ser vencedora do pitch de novos artistas do prêmio Woman Music Event. O show de abertura fica por conta da cantora pernambucana e indígena, Siba Puri.
No segundo dia do evento, 18 de janeiro, o festival celebra o protagonismo feminino no rap e no hip hop nacional, com shows de Azula, cantora negra, ativista transexual e pesquisadora de música negra, além de N.I.N.A, uma das principais rappers da cena GRIME e DRILL brasileira na atualidade, que possui colaborações com Baco Exu do Blues, Mc Luanna, Sant e Thiago Pantaleão. O evento ocorre das 14h às 21h, com entrada gratuita e classificação etária de 14 anos.
"Esse festival é a materialização do nosso constante objetivo de colocar mulheres, a população periférica e LGBTQIAPN+ no centro das discussões. É uma felicidade imensa promover um evento acessível e benéfico tanto para as artistas quanto para este público", afirma Karina de Abreu, produtora cultural, co-fundadora da ColetivA DELAS e co-idealizadora do Festival Corpos Visíveis.
O Festival Corpos Visíveis ocorre com a 7ª edição da Mostra Cine Diversidade que exibe curtas-metragens independentes latino-americanos sobre as temáticas da diversidade de gênero e sexualidade.
Os projetos são realizados pela ColetivA DELAS com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro no 5.553 de 14 de janeiro de 2013, regulamentada pelo Decreto no 37.031 de 12 de Abril de 2013, alterado pelo Decreto n° 41.998, de 21 de julho de 2016 e através do edital Pró-Carioca Linguagens, da Oi S/A e da SEREDE. Ainda, contam com o apoio do Oi Futuro, a Boomerang Soluções Ambientais, da co.liga e do Ibermúsicas por meio de sua linha de “Apoio à programação musical”, chamada 2024.
Para mais informações, acesse: www.corposvisiveis.com e www.instagram.com/corposvisiveis
Serviço
“Festival Corpos Visíveis - Shows”
Gratuito
Data: 17 e 18 de janeiro de 2025, de 14h às 21h (entrada encerra 20h, evento sujeito à lotação)
Local: Futuros: arte e tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro–RJ
Link para retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/festival-corpos-visiveis-feat-mostra-cine-diversidade__2765705
Classificação 14 anos
Evento acessível com tradução em libras
PROGRAMAÇÃO:
17 DE JANEIRO
18h - Show de abertura com Siba Puri
19h - Show de Cátia de França convidando Luana Flores
18 DE JANEIRO
18h - Show Azula
19h - Show N.I.N.A
Sobre o Festival Corpos Visíveis - https://www.corposvisiveis.com/
O Festival Corpos Visíveis é o único Festival de arte e música da América Latina com foco em gênero e diversidade, realizado desde 2018 no Rio de Janeiro. O evento busca criar espaços de protagonismo, visibilidade e geração de renda para mulheres e a população LGBTQIAPN+, promovendo debates públicos e reflexões sobre violências de gênero, raça, meio ambiente, sustentabilidade e mercado criativo, por meio da arte, cultura, educação e inclusão de mulheres diversas e LGBTQIAPN+ das periferias.
Sobre a ColetivA DELAS:
A Coletiva Delas é um hub de impacto social focado em promover diversidade, equidade e inclusão através da economia criativa. Com uma equipe diversa e comprometida, a Coletiva desenvolve projetos inovadores que conectam cultura, educação e sustentabilidade. O objetivo é oferecer visibilidade e oportunidades para grupos sub-representados, empoderando estas pessoas e transformando o mercado. Com mais de 10 anos de experiência, criam eventos e plataformas de diálogo que impulsionam o empreendedorismo criativo e a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Para mais informações, acesse: https://www.coletivadelas.com.br/ e www.instagram.com/coletiva.delas
Informações para a imprensa
Flávia Tenório e Karollayne Dias
LEAD Comunicação - Rio de Janeiro | Brasil
(21) 2222-9450 | (21) 99348-9189
[email protected] | www.leadcomunicacao.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARROLAYNE DIAS FERREIRA
[email protected]