24/07/2022 às 12h57min - Atualizada em 25/07/2022 às 14h51min

Educação financeira: o antídoto contra o endividamento

Plataforma de Educação Financeira

SALA DA NOTÍCIA Luciane T Maldonado
www.escoladariqueza.com.br
www.escoladariqueza.com.br

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada no começo de julho, traz um dado preocupante quanto ao número de famílias endividadas no país. O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que essa é a condição de 77,3% dos lares brasileiros. O índice é 7,6% maior que o apurado em junho de 2021.

Diante dessa realidade, fica ainda mais evidente o importante papel da educação financeira desde a infância, para a formação de adultos financeiramente conscientes. Aspecto para o qual contribui a recente inclusão do assunto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da educação infantil ao ensino médio. O documento oficial, que estabelece a estrutura mínima de aprendizado a ser ofertada pelas escolas ,incluiu a educação financeira dentre as competências de ensino englobadas em suas diretrizes, a partir de uma abordagem transversal; ou seja. como tema de diferentes disciplinas.

“É uma iniciativa altamente importante que visa equacionar um desafio histórico para a educação formal brasileira”, analisa o empreendedor Marco San. E de fato, nosso País não trata a educação financeira como assunto dos bancos escolares. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de 2018, revelou que 90% dos jovens brasileiros aprendem sobre dinheiro no ambiente doméstico.

Por uma educação financeira efetiva
Diante do avanço na política governamental, como bem avalia San, CEO da Escola da Riqueza, surge um segundo problema. É a falta de uma estrutura que prepare efetivamente as escolas e professores para a abordagem do assunto finanças em sala de aula.

Uma percepção que fez de tornar eficiente, prática e qualificada a educação financeira trabalhada junto aos estudantes a missão do projeto conduzido por Marco San. “Entendemos que o caminho é um trabalho alinhado com o futuro, englobando a tecnologia, a partir de uma solução que conecta todo o conjunto de atores envolvidos na comunidade escolar”, sintetiza o executivo.

Com esse foco, a Escola da Riqueza desenvolveu uma plataforma digital completa para o ensino de finanças e empreendedorismo, disponível a instituições de ensino de todo o País, bem como a pais e pessoas interessadas em estudar o assunto, a partir da ampla rede franqueada à organização. 

É uma proposta disruptiva e prática de promoção de conhecimento efetivo e assertivo sobre finanças e empreendedorismo, a partir da crença de que entender sobre dinheiro começa na escola, do valor de uma equipe altamente qualificada, reunida na Central Nacional de Professores, e da aposta na educação financeira e sobre empreendedorismo como a rota para uma geração próspera e financeiramente livre.

 

“Nós, literalmente, abraçamos a missão de alçar o Brasil ao destaque que merece, acredita na educação de qualidade como base para uma nação financeiramente livre”, finaliza Marco San.

FONTE WWW.ESCOLADARIQUEZA.COM.BR

INSTAGRAM @ESCOLADARIQUEZAOFICIAL

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp