25/07/2022 às 11h14min - Atualizada em 25/07/2022 às 14h50min

Inverno exige cuidados ainda maiores no tratamento de varizes

Nessa época do ano, manter a pele hidratada é muito importante para prevenção de manchas

SALA DA NOTÍCIA Karine Bastida Lopes
A estação mais fria do ano é a mais indicada para quem pensa em fazer tratamentos de varizes e vasinhos, já que é nessa época que as pernas ficam menos expostas ao sol e tendem a ficar mais cobertas. No entanto, vale lembrar que a hidratação da pele merece ainda mais atenção nesse período.

A cirurgiã vascular, Dra. Tatiana Losada, explica que esse cuidado deve ser tomado em todas as idades. “Manter a pele hidratada é muito importante em todas as idades, mas principalmente pensando em pacientes idosos, essa prática evita o aparecimento de feridas”.

Segundo a médica cirurgiã, não existem cremes para tratamento de varizes, o que há disponível hoje no mercado de beleza são cremes para alívio dos sintomas, ou seja, eles ajudam a melhorar a queimação, sensação de peso e cansaço causados pelas varizes.

Além disso, para os pacientes que estão em tratamento de varizes, a dica é manter a pele hidrata também para evitar aparecimento de manchas. “Atualmente as técnicas a laser trazem uma série de benefícios e praticidade, já que não são invasivas, não necessitam de cirurgia e nem de repouso, mas os cuidados são sempre bem-vindos”, completa Dra. Tatiana.

Dicas para cuidar das varizes em casa:

- Fazer exercícios físicos – uma caminhada simples de 20 a 30 minutos por dia é o suficiente para ajudar na circulação e isso vai ajudar no alívio dos sintomas.
- Cuidar muito bem da alimentação - O ganho de peso é um dos fatores de risco para a doença venosa. Então é importante evitar ingestão de muito sal, açúcar, carboidratos.
- Sempre que possível elevar os membros - Ou seja, coloque as pernas para cima, principalmente no final do dia. Para aquelas pessoas que ficam muito tempo sentadas, também importante levantar às vezes, de tempos em tempos, caminhar e fazer exercícios com o pé.
- Ingestão de líquidos também é muito importante - lembrando que devem ser ingeridos pelo menos 2L de água por dia.
- Manter a pele muito bem hidratada - a pele com varizes tende a ser uma pele mais ressecada e com isso acaba gerando mais coceira, dessa forma existe um maior risco de se formarem feridas.

Cirurgiã vascular Tatiana Losada | @dratatianalosada
Médica Especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia
Especialista em tratamentos modernos de varizes e vasinhos
Formada pela Universidade de Uberaba - MG
Cirurgiã Geral pela Secretária de Saúde do Distrito Federal
Cirurgiã Vascular pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular e Angiologia

Contato
Whatsapp Agendamentos: (61) 99836-3003
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp