09/01/2025 às 19h33min - Atualizada em 10/01/2025 às 00h06min
Renan Barbosa lança releitura de "Pétala por Pétala", de Chico César
Single antecipa EP 'Canto do Homem de um Lugar', com previsão de lançamento para fevereiro
Junior
Foto por Caio Franzoi Escute aqui: https://tratore.ffm.to/petalaporpetala O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há 32 anos, lança, no dia 13 de dezembro, o single de “Pétala por Pétala”, composição do também paraibano Chico César e da paulista Vanessa Bumagny.
Renan revela que Pétala por Pétala não é apenas sua preferida da brilhante obra de Chico César, mas a considera uma das mais belas canções da MPB. Há muitos anos, a incluiu no repertório dos seus shows, inclusive num dos mais recentes: “Do barro do chão”. Renan é fã assumido de Chico César, e acompanha de perto sua trajetória, desde o bombástico lançamento de “Aos vivos”, nos anos 90, quando já morava em São Paulo. A novidade é que, na sua interpretação de estúdio, a música é apresentada como xote, e não como a balada plangente cantada por Chico.
O single de Pétala por Pétala antecipa o EP “Canto do homem de um lugar”, com lançamento programado para fevereiro de 2025, no qual o artista paraibano se reconecta com a música regional nordestina, especialmente o forró. Afinal, ele nasceu e morou (até concluir a faculdade) em Campina Grande, terra do maior São João do mundo, que legou ao Brasil e ao mundo nomes como Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elba Ramalho, entre outros.
O arranjo do single ficou a cargo de Kaneo Ramos, com quem Renan tem trabalhado, exclusivamente, nos últimos dez anos, em álbuns e projetos como os shows “Do desejo”, “Viço”, “Não sou melhor do que tu”, “Humano demasiado insano”, “Do barro do chão” e “Negras maravilhas”.
Segundo Kaneo, a música Pétala por Pétala já há muito tempo é uma favorita do repertório de Renan: da banda e do público. “A doçura e força da sua voz combinavam com o teor da letra, e com os arranjos acústicos que criamos para o show Do Barro do Chão – onde estava incluída” – afirma o produtor. “Quando decidimos gravá-la em estúdio, foi muito natural transformá-la de canção em xote: tinha tudo a ver com o espírito do EP que estamos produzindo, com o trabalho atual de Renan e com a sonoridade da música. A rabeca do Filpo Ribeiro (convidado especial para essa gravação) trouxe um ar nostálgico e tradicional para a faixa, e para a harmonia nova que fizemos. Fiquei muito feliz com o resultado. Sinto que imprimimos muita emoção no arranjo e na interpretação” - completa.
Outro ponto de conexão, além da origem paraibana de Renan e Chico César, é que Kaneo Ramos tocou violão de 12 cordas na gravação de Chico para o clássico Sobradinho, trilha sonora de Mar do Sertão, novela recente da Rede Globo, e integrou a banda que o acompanhou no programa “Encontro”, para o lançamento da música. Renan acrescenta que se sente feliz por ser um intérprete masculino de MPB a valorizar o cancioneiro de Chico César: “a sua história, como compositor, é de várias cantoras estreladas disputando suas canções com valentia e ciúme; mas ele deveria ser mais gravado por cantores, porque suas composições são belíssimas”.
O single de Pétala por Pétala foi gravado em São Paulo, em outubro, nos estúdios Mani (por Kaneo Ramos) e Paredemeia (captação da voz), por Rovilson Pascoal, músico e produtor que trabalhou com nomes como Zeca Baleiro, Milton Nascimento, Elza Soares, Cauby Peixoto, Maria Alcina, Mariana Aydar, Lirinha, Josyara, entre outras dezenas de grandes nomes da música brasileira.
A capa é assinada pelo artista plástico paraibano Neto Maia (@maia.neto, radicado em Salvador), amigo de Renan e que criou uma gravura que expressa o significado da letra sem cair na literalidade, com beleza e sensibilidade.
Por uma feliz coincidência, o single está previsto para ser lançado nas plataformas de streaming no dia 13 de dezembro, dia nacional do forró e do aniversário de Luiz Gonzaga, o pai da música nordestina, cujos shows Renan assistiu, inúmeras vezes, em Campina Grande. Gonzagão tinha uma relação muito próxima com a cidade, onde era tratado como um rei, de fato, e muito amado pelo público. Cantou a origem da cidade e a saga dos catadores de algodão, na célebre Tropeiros da Borborema (Rosil Cavalcanti e Raymundo Asfora), música até hoje tocada em todo o Nordeste. Ficha técnica:
Arranjo, violão, backing vocal, mixagem: Kaneo Ramos
Voz: Renan Barbosa
Sanfona: Cleber Silveira
Baixo elétrico: Rafa Xér
Bateria, zabumba, triângulo, xequerê, coco, reco-reco, tama: Emilio Martins
Rabeca: Filpo Ribeiro
Gravada nos estúdios Mani e Paredemeia, em outubro de 2024
Técnicos de gravação: Rovilson Pascoal e Kaneo Ramos
Masterizada por Adonias Souza Jr. (Estúdio Ársis)
Distribuição: Tratore Saiba mais em Spotify e Instagram Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDIVALDO CLEMENTINO DA COSTA JUNIOR
[email protected]