25/07/2022 às 12h48min - Atualizada em 25/07/2022 às 14h20min

Trilha de mulheres no Parque Nacional de Brasília promove debate sobre equidade de gênero no ecoturismo

Ação gratuita do Instituto Semeia em parceria com a Sisterwave é parte da campanha Um Dia No Parque, que mobiliza, no domingo (24), unidades de conservação de todo o país

SALA DA NOTÍCIA andreza oliveira

A campanha Um Dia No Parque, promovida pela Coalizão Pró-UC, acontece no próximo domingo (24) e, como parte dessa celebração pelo aniversário de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Instituto Semeia e a Sisterwave promoverão uma trilha guiada por mulheres e para mulheres no Parque Nacional de Brasília

 

O encontro será realizado em parceria com a Sisterwave, comunidade de mulheres que amam viajar e cujo propósito é alcançar a equidade de gênero nas viagens, unindo o poder da tecnologia e da sororidade. 

 

“Cada vez mais mulheres têm optado por viajar sozinhas, mas muitas ainda enfrentam medo e insegurança para tirar esses planos do papel. A parceria entre Semeia e Sisterwave no Um Dia No Parque tem o objetivo de conectar e empoderar essas mulheres, incentivando o debate para que elas tenham mais e melhores experiências nos parques brasileiros”, afirma Joice Tolentino, gerente de relações institucionais do Semeia. 

 

Despesas com transporte, guia e entrada no parque serão custeadas pela organização. As vagas são limitadas e as interessadas em participar devem se inscrever aqui

 

Jussara Pellicano, CEO e fundadora da Sisterwave explica que "por muitos anos, viajar sozinha, ou até mesmo sem uma presença masculina foi um estigma, e em muitos lugares continua sendo. Ainda hoje, muitas mulheres se privam de viver grandes experiências por medo e receio do julgamento alheio”. A empresa trabalha justamente para que nenhuma mulher deixe de viajar por conta do medo. “A ocupação dos parques e reflexão sobre as questões de gênero em espaços de lazer e experiências é muito importante para construir um mundo com mais equidade de gênero", completa. 

 

Um Dia No Parque 

Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país.  As atividades são variadas e abrangem todos os biomas, em quase todos os Estados do Brasil.  

 

Várias cidades do Distrito Federal, dentre elas, Brasília, Águas Claras, Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Planaltina e Guará terão em suas Unidades de Conservação, atividades diversas de contato com a natureza e de conscientização ambiental, para vários públicos. O Grupo de Caminhada de Brasília realizará uma série de trilhas em mais de 30 Unidades de Conservação, que devem reunir mais de 600 pessoas. 

 

Destaque também para uma caminhada sensitiva e interpretativa, com alongamento divertido e cantado, no Parque Ecológico Lago do Cortado.  Já no Jardim Botânico, a caminhada será com dicas de fotografia com celular, ou com identificação botânica. Para a criançada, haverá caminhada com confecção de brinquedos com elementos da natureza, na Ermida Dom Bosco e no Lago Paranoá, além de visitas a monumentos históricos. Confira aqui no site as atividades disponíveis. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp