22/07/2022 às 09h12min - Atualizada em 22/07/2022 às 18h53min

Duo Nascente faz música instrumental popular no EP de estreia

Lançamento une a violonista Bia Nascimento e o vibrafonista João Cordeiro

SALA DA NOTÍCIA Nathália Pandeló Corrêa
Marina Costa

Depois de antecipar seu primeiro trabalho com o single “Água de Nascente”, o Duo Nascente apresenta seu EP de estreia, autointitulado, com uma ousada mescla de violão e vibrafone. Os músicos Bia Nascimento e João Cordeiro recebem participações especiais de instrumentistas referência no cenário mineiro para uma coleção de cinco composições nas quais mostram a força de uma nova geração que pensa a música para além das salas de concerto.

Ouça “Duo Nascente”: https://tratore.ffm.to/duo_nascente
 

O EP “Duo Nascente” nasceu da vontade de registrar o trabalho de Bia Nascimento e João Cordeiro após dois anos de atuação juntos em shows por Juiz de Fora e região. A ideia era reunir e valorizar a música instrumental brasileira tendo o violão e o vibrafone como protagonistas; e também, valorizar os compositores de Juiz de Fora, como Dudu Costa, Juliana Stanzani, Daniel Lovisi, Leandro Domith, Caetano Brasil e a própria Bia Nascimento, autora de “Aventureira”, música que também fará parte, com outra formação e arranjo, do seu EP autoral “Brasa Cor”, cujo lançamento está marcado para setembro. 

Além disso, o duo recebe as participações luxuosas de Amanda Martins (flauta) e Caetano Brasil (clarinete) em “Bia no Choro”, música composta pelo clarinetista em homenagem à violonista. Caetano, que já foi indicado ao Grammy Latino com seu trabalho autoral, assina ainda a produção musical deste trabalho. Completam a lista de faixas o já revelado single “Água de Nascente”, de Domith; “Olho d’água”, de Costa, Stanzani e Lovisi; e “La Neige”, de Nilton Moreira.

O Duo Nascente consolida sua trajetória com este EP homônimo. Bia e João apresentam uma proposta artística na qual o violão, instrumento amplamente conhecido da população, se une ao vibrafone, que ainda é pouco usado em formações de música popular no país. 

Trata-se de um instrumento de percussão que tem a possibilidade de tocar melodias e harmonias, para além dos ritmos de sua função mais básica. O instrumento é formado por placas e tubos de alumínio, e o vibrafonista toca nas placas com baquetas. Embaixo delas existem tubos de ressonância que aumentam o volume do som produzido pelas placas. O resultado é um timbre único que atrai e prende a atenção do público nas apresentações. 

A novidade soma aos trabalhos solo de Bia, que já lançou o single “Brasa Cor” de seu primeiro EP; e João, que também tem um trabalho solo que coleciona singles lançados desde 2018. Agora, o Duo Nascente revela seu primeiro EP amadurecendo uma sonoridade que reúne as diferentes vibrações, tons, cores e sons do cenário instrumental brasileiro para as representar, celebrar e reimaginar.  O álbum já está disponível nas principais plataformas. 

 

Lista de faixas:

  1. Olho D’água (Dudu Costa/Juliana Stanzani/Daniel Lovisi) 
  2. Água de Nascente (Leandro Domith)
  3. Bia no Choro (Caetano Brasil)
  4. La Neige (Nilton Moreira)
  5. Aventureira (Bia Nascimento)
 

Ficha técnica

Arranjos: Caetano Brasil

Violão: Bia Nascimento

Vibrafone: João Cordeiro

 

Participações especiais em Bia no Choro:

Flauta: Amanda Martins

Clarinete: Caetano Brasil

 

Vozes em “Aventureira”:

Amanda Martins

Bia Nascimento

Caetano Brasil

João Cordeiro

 

Técnico de som, mixagem e masterização: Aldo Torres

Gravado no Estúdio Sensorial Centro de Cultura – Juiz de Fora MG

Arte da capa: Lívia Almeida

Fotos: Marina Costa

Vídeo divulgação: Igor Tibiriçá

Produção executiva: Eliza Granadeiro – Sinfônica

Financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerenciado pela Funalfa (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage)

 

Acompanhe o Duo Nascente:

 

Instagram: https://www.instagram.com/duo_nascente/?hl=pt-br 

Facebook:https://www.facebook.com/duonascente/ 

Bia Nascimento: https://www.instagram.com/bia.nascimusica/ 

João Cordeiro: https://www.instagram.com/_joao_cordeiro_/ 

 

Spotify Bia Nascimento: https://open.spotify.com/artist/2NiixBAZUq1cQUA3EEAgRr 

Spotify João Cordeiro: https://open.spotify.com/artist/2QEpI3OdIZzpEcLgOVorMf 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp