27/12/2024 às 08h40min - Atualizada em 27/12/2024 às 08h40min
Criminoso foragido é capturado por reconhecimento facial na Zona Leste de SP
Condenado a 15 anos, homem foi capturado pela Guarda Civil no terminal Cidade Tiradentes; sistema Smart Sampa já ajudou a prender mais de 270 criminosos desde setembro.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Divulgação / Prefeitura de São Paulo Um homem condenado a 15 anos de prisão por sequestro foi preso na Zona Leste de São Paulo graças ao sistema de reconhecimento facial Smart Sampa. Identificado como Vinícius Bezerra dos Santos Nunes, de 28 anos, ele estava foragido da Penitenciária de Mongaguá desde 2022. Com essa prisão, o sistema já ajudou a capturar mais de 270 foragidos desde setembro deste ano.
Vinícius foi abordado pela Guarda Civil Metropolitana no terminal de ônibus Cidade Tiradentes, após ser identificado pelas câmeras enquanto falava ao celular. Segundo investigações, ele fazia parte de uma quadrilha que sequestrava vítimas para extorquir dinheiro e chegou a usar seu apartamento como cativeiro.
O sequestro que resultou em sua condenação ocorreu em 2015 e durou quatro dias. Na ocasião, a quadrilha exigiu R$ 3 milhões de resgate, mas a vítima foi resgatada pela Polícia Civil, que prendeu Vinícius em flagrante.
Após a captura, ele foi encaminhado ao 49º Distrito Policial. O sistema Smart Sampa, integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, tem sido crucial na localização de criminosos, incluindo homicidas e integrantes de facções criminosas.