Ao redor de todo o mundo, é tradição enfeitar a casa para as festas de final do ano. A decoração normalmente envolve guirlandas, árvores e luzes que tornam o ambiente mais mágico. Mas, além das tradicionais luzinhas piscantes, a tendência do momento é transformar a decoração com itens inovadores da linha de iluminação e casa inteligente.
Já existem no mercado diversas opções e apostar em itens alternativos e criativos para a decoração tem ganhado cada vez mais espaço nos lares brasileiros, principalmente, com o crescimento das casas inteligentes - previsão do IDC Brasil aponta que o mercado brasileiro de casas inteligentes irá crescer cerca de 30% nos próximos anos.
Pensando nisso, Fabio Akira, Gerente de Produtos de Bens de Consumo da na Elgin, empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial, separou algumas ideias e sugestões para elevar o espírito natalino com praticidade e modernidade. Veja a seguir.
1. Luzes inteligentes: mais do que piscantes:
Com o crescimento das casas inteligentes, a tendência também é utilizar itens que podem ser personalizados durante as festas e um exemplo que ganhou o gosto dos brasileiros são as fitas de LED. Já existem modelos no mercado que oferecem opções com mais de 16 milhões de cores, em modelos quentes e frias. Com a conectividade Wi-Fi integrada, é possível controlar a luz remotamente via aplicativo, ajustando as configurações de iluminação de onde estiver. Além disso, um dos modelos da Elgin, por exemplo, oferece o modo música em que, via comando de voz, por meio da Alexa, Google Assistant ou App Elgin Smart, as luzes se sincronizam perfeitamente com a batida da playlist, sendo uma diversão garantida.
Lampadas inteligentes também auxiliam na decoração. “É possível personalizar cores, padrões de piscar e intensidade para criar atmosferas únicas em cada ambiente. Uma sugestão de uso e decoração é combinar tons quentes para o jantar de Natal e transições dinâmicas para a festa de Ano Novo”, afirma Akira.
2. Plugs inteligentes: automação ao seu alcance
Além de transformar os seus aparelhos eletrônicos comuns em inteligentes, plugs inteligentes, possibilitam que você conecte seus enfeites luminosos tradicionais e controle-os remotamente. “É uma ferramenta que pode ser ativada por comando de voz e ajudar você a programar horários para ligar/desligar as luzes ou controle tudo com um toque no celular. Uma sugestão de uso para evitar desperdícios de energia é programar o desligamento automático após a meia-noite”, conta o executivo. Com esse dispositivo, também é possível monitorar o consumo de energia e acompanhar os dados em tempo real por meio de aplicativo de celular.
3. Lampadas de filamento LED inteligente: estilo retrô e ambiente acolhedor
Para deixa o clima das festas de fim de ano elegante e criar cenas personalizadas para modificar instantaneamente a iluminação de seus ambientes de acordo com cada ocasião, as lâmpadas de filamento LED inteligente são uma ótima opção. Com seus filamentos aparentes, elas proporcionam um efeito visual incrível, enquanto sua temperatura branca morna cria uma atmosfera aconchegante e relaxante, perfeita para momentos de descanso e descontração. Tudo isso é controlado de qualquer lugar, usando apenas o celular e/ou por comando de voz, pois também é compatível com a Alexa e Google Assistant.
Outras dicas adicionais para integração, estilo e surpreender seus familiares e convidados:
E se a luz acabar? Luzes de emergência moderna para não cancelar as festas
Durante as festividades de final de ano, muitas regiões do Brasil apresentam falta de luz, além das chamadas “chuvas de verão”, que podem interromper o fornecimento de energia elétrica nas cidades. Além disso, as falhas no sistema elétrico no Brasil se tornam mais constantes durante o verão e o aumento no consumo de energia e as tempestades são as principais causas.
A luz de emergência é um produto muito utilizado no mercado de iluminação. O equipamento traz segurança e é facilmente encontrado em ambientes comerciais e residenciais. Já existem no mercado diversas opções, em LED, com tensão bivolt e de fácil instalação. A duração da luminária de emergência varia de acordo com o modelo e dos ajustes feitos pelo comprador, em residências a luminária dura em média seis horas e funciona por meio de carregamento de bateria realizado previamente. Um tipo de luminária de emergência é o modelo bloco autônomo, que é compacto e possui duas cabeças articuláveis para direcionar a luz para dois lugares diferentes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZA BORBA MENEZES
[email protected]