21/07/2022 às 14h37min - Atualizada em 21/07/2022 às 20h22min

Mercado de imóveis usados registra queda de 19,86% no primeiro semestre de 2022, aponta Kenlo

Pandemia da COVID-19, aumento da taxa de juros, aumento da taxa SELIC são alguns dos motivos da desaceleração de contratos de aluguéis e vendas no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Victor Theodoro

De acordo com a Kenlo, maior plataforma do mercado imobiliária do Brasil, o setor de imóveis usados registrou queda de 19,86% nos contratos assinados de imóveis usados no primeiro semestre de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021, efeito do aumento da inflação. O Valor Geral de Fechamento (soma de todos os contratos durante o período) registrou queda de 20,58% e o preço médio também caiu 0,89%. 

No que se refere às vendas de imóveis usados, o levantamento indicou que houve um decréscimo de 19,37% na quantidade de contratos assinados, queda de 20,62% no valor geral (soma de todos os contratos de vendas), e o preço médio caiu 1,56%. Em relação a locação, o número de fechamentos de contratos caiu 20,05%, o valor geral registrou queda de 14,66%, enquanto o preço médio subiu 6,75%. 

“Fatores como a COVID-19, aumento da taxa de juros, alta do Índice de Preços no Consumidor (IPCA) e da taxa SELIC, fizeram com que o poder de compra dos consumidores caísse ainda mais. Isso se tornou mais nítido no mercado imobiliário quando analisamos os nossos dados e percebemos as quedas no primeiro semestre do Valor Geral de Vendas (VGV) e Valor Geral de Locação (VGL), em comparação ao mesmo período do ano anterior”, afirma André Mattos, CDO e CTO da Kenlo. “Por outro lado, observamos que as empresas do setor continuam realizando investimentos para amadurecer o processo de digitalização, o que é fundamental para enfrentar períodos turbulentos como esse”, finaliza o executivo. 

O levantamento da Kenlo foi realizado com base no ecossistema da proptech, que conta com 55 mil usuários e mais de 10 mil clientes 

Sobre a Kenlo  

A Kenlo é líder no mercado nacional em sistemas de gestão imobiliária, conectando 55 mil usuários e mais de 10 mil clientes (imobiliárias, administradores e corretores autônomos) por meio de ferramentas inteligentes e inovadoras, representando 25% do mercado profissional de compra, venda e locação de imóveis usados no país.   

Sempre à frente das tendências, a Kenlo busca constantemente novas oportunidades de forma dinâmica e eficaz, acreditando que o papel do corretor é imprescindível para a liquidez do mercado imobiliário, em constante evolução.   

A empresa fornece soluções de digitalização para imobiliárias locais, treinamentos para equipes, informações de mercado, possibilitando que as imobiliárias se transformem em plataformas completas de negócios.  

Informações para a imprensa  

Victor Theodoro – victor.theodoro@idealhks.com - (11) 98102--0902  

Pedro Martins – pedro.martins@idealhks.com – (11) 98284-4603   

Andrea Farias – andrea.farias@idealhks.com   – (11) 99313-3112  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp