A Thermo King, empresa global em soluções de refrigeração para transporte, completa 50 anos de operações no Brasil comemorando sua contribuição na transformação do mercado de transporte refrigerado brasileiro, fornecendo soluções para diversos setores, como alimentos perecíveis, farmacêuticos e vacinas, com ênfase na sustentabilidade e eficiência.
“A inovação sempre foi o motor que impulsionou nosso crescimento. Em 2024, nossa missão é continuar trabalhando com soluções que moldam o futuro do transporte refrigerado no Brasil e na América Latina”, afirma Ivan Collazo, gerente geral da Thermo King na América Latina.
Entre os marcos desse meio século de atuação, estão o lançamento da Série SuperII SBIII e a Série T, que redefiniu um novo padrão de eficiência energética e conforto para os transportadores nos anos 2000. Mais recentemente, a Série Precedent (2013) foi pioneira em atender às rigorosas normas de emissões, e a linha Evolve, com soluções 100% elétricas, como o EV-500 e o A500, que representa um passo significativo rumo a um transporte mais sustentável e livre de poluentes.
Dentre as iniciativas sustentáveis da empresa, o destaque vai para o Desafio Gigaton, lançado em 2018 com o objetivo de reduzir 1 bilhão de toneladas de CO₂ até 2030. Além disso, a Thermo King implementa o uso do refrigerante R452A, que possui 45% menos impacto no aquecimento global em comparação ao tradicional R404A.
Ainda no pilar de ESG, a Thermo King criou o We Move Food, programa que combate o desperdício de alimentos e apoia comunidades em vulnerabilidade social. Desde 2019, parcerias com organizações como o Mesa Brasil Sesc têm levado alimentos frescos a milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.
Balanço de 2024 e perspectivas para 2025
Em 2024, a Thermo King alcançou um crescimento agressivo de duplo dígito em sua receita na América Latina, com destaque para os segmentos de trailers e LT. A participação da empresa na Fenatran 2024, a maior feira de transporte e logística da América Latina, reforçou sua posição de liderança, apresentando as últimas inovações tecnológicas e fortalecendo parcerias estratégicas.
Também em 2024, a Thermo King realizou importantes mudanças organizacionais com o objetivo de aprimorar ainda mais seus processos internos. A criação da área de Desenvolvimento de Negócios, liderada por Dario Ferreira, e a ampliação da área de Customer Success Management, com Marcelo Nicioli à frente, visam otimizar o atendimento e a estratégia no mercado.
Para manter o crescimento sustentável e ampliar a presença no mercado, a companhia dará continuidade à estratégia global "8+2", que prioriza excelência operacional e inovação, e expandirá seu portfólio de produtos e serviços, especialmente na área de soluções elétricas e telemáticas. O investimento no desenvolvimento de talentos também continuará no ano que vem, com equipes que oferecem soluções personalizadas aos clientes.
Em linha com o foco em inovação, a Thermo King dará continuidade ao TK Talks, podcast disponível no Spotify que aborda temas como eletrificação, descarbonização e as tendências no transporte refrigerado.
Com um olhar atento para as necessidades do futuro, a Thermo King anunciou um investimento de US$ 100 milhões até 2025 no desenvolvimento de produtos elétricos para os segmentos de transporte refrigerado de veículos pesados, médios e leves. Este movimento reforça seu compromisso com a eletrificação do transporte e o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e eficientes, atendendo à crescente demanda por soluções de baixo impacto ambiental.
“Com 50 anos de história, nossa missão é continuar inovando para oferecer produtos e serviços cada vez mais eficientes e sustentáveis, contribuindo para a transformação do setor de transporte refrigerado”, conclui Collazo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]