20/07/2022 às 11h33min - Atualizada em 20/07/2022 às 18h37min

Radix e Shape firmam parceria e desenvolvem um conjunto de software de solução de manutenção preditiva para FPSOs e FPUs

O conjunto de software utiliza algoritmos de contextualização de dados e machinelearning para monitorar sinais de falhas e gerenciar status de manutenção

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Pizzotti - RPM Comunicação
Divulgação - Radix
A empresa global de tecnologia e engenharia, Radix, e a Shape Digital firmaram uma parceria estratégica com o objetivo de desenvolver soluções digitais para atender as necessidades de empresas de energia, com foco especial para operadoras e mantenedoras de FPUs (do inglês, Floating Production Units) e FPSOs (do inglês, Floating Production Storage and Offloading).

Atualmente, elas estão desenvolvendo um diferenciado conjunto de ferramentas de manutenção preditivapara endereçar questões relacionadas ao aumento da eficiência operacional, à redução de paradas não planejadas e ao aumento da vida útil de equipamentos e ativos da operação offshore. A solução utiliza contextualização de dados e algoritmos de machinelearning, com conhecimento de processo aplicado, extensiva inteligência de engenharia mecânica, e a experiência real de operação dos ativos. A experiência operacional unificada é um diferencial.

A Radix aplica a metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) às operações do ativo, para monitorar sintomas que são, frequentemente, o primeiro sinal de potenciais falhas. Já a Shape fornece ferramentas de gerenciamento de dados para prover uma visão holística do status de manutenção dos ativos aos operadores. Esses dados ajudam a determinar KPIs e variáveis ​​que devem ser monitoradas durante a operação para que seja possível a identificação antecipada de eventuais problemas, o melhor planejamento das intervenções, a redução do tempo improdutivo e dos custos de manutenção, bem como a extensão da vida útil dos equipamentos e do ativo como um todo.

“Estamos extremamente felizes em fortalecer esse relacionamento com a Radix, empresa líder em tecnologia. Essa nova ferramenta de manutenção preditiva reforça nossa capacidade de gerar um impacto significativo nos resultados por meio do uso de dados para os principais players do mercado”, diz Henrique Domakoski, vice-presidente de marketing e vendas da Shape.


Sobre a Radix
Fundada em 2010, a Radix é uma empresa privada global de engenharia, software e consultoria em Tecnologia da Informação/Operações com mais de mil funcionários em todo o mundo. A Radix fornece soluções baseadas em tecnologia para clientes industriais focados nas indústrias de Petróleo e Gás, Química, Energia, Metais e Mineração, Celulose e Papel e Alimentos e Bebidas, bem como clientes não industriais focados em Transporte, Educação, Saúde, Finanças , e indústrias de entretenimento. Com forte foco em resultados, pessoas e relacionamentos de longo prazo, a Radix vem desenvolvendo projetos em mais de 35 países em todo o mundo.


Sobre a Shape Digital
A Shape é uma provedora de serviços digitais para empresas industriais que tem uma missão clara: transformar dados em valor comercial substancial e sustentável por meio de soluções digitais inovadoras. Surgiu de uma iniciativa dentro da MODEC focada na aplicação de ferramentas de Machine Learning e Advanced Analytics para soluções de manutenção preditiva.

As soluções da Shape são únicas no mercado por serem altamente personalizáveis ​​e escaláveis, atendem às necessidades específicas dos clientes e por utilizarem dados de toda a planta para fazer inferências sobre seus equipamentos. Enquanto as soluções típicas analisam variáveis ​​básicas, como vibração e seus harmônicos, o Shape vai além dos modelos preditivos para equipamentos isolados, oferecendo uma solução de manutenção preditiva holística e escalável para toda a planta e seus respectivos sistemas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp