11/12/2024 às 17h05min - Atualizada em 12/12/2024 às 08h05min

Educação que Transforma: descubra como o Projeto Ninho combate a desigualdade social por meio da educação de excelência e fortalecimento dos vínculos familiares

Conheça mais sobre o projeto localizado em Lagoa Santa que fomenta a mobilidade social através de uma educação de qualidade e do fortalecimento dos laços familiares

Bendita Letra
Daniela Paulinelli, Diretora Executiva do Projeto Ninho, organização sem fins lucrativos que promove a mobilidade social por meio da educação e do fortalecimento de famílias e comunidades.
Acervo Pessoal
 

O Projeto Ninho nasceu com a missão de combater a desigualdade social por meio da educação formal de qualidade, do fortalecimento de famílias e da transformação de comunidades. A organização sem fins lucrativos, localizada em Lagoa Santa (MG), atende, atualmente, crianças e adolescentes do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além da educação de excelência, o Projeto Ninho oferece também  amplo suporte às famílias ao longo de toda a vida acadêmica das crianças:  visitas domiciliares que reforçam os vínculos da família com a escola , criação de  redes de suporte mútuo e incentivo à  geração de renda são alguns exemplos de ações do projeto com as famílias inscritas. "Não basta educar  as crianças, é preciso também oferecer às famílias um ambiente acolhedor e ferramentas que fortaleçam sua capacidade de apoiar os filhos", explica Daniela Paulinelli, Diretora Executiva do Projeto Ninho. Essa abordagem integrada transforma vidas, comunidades e gera impactos positivos duradouros.

Educação que transforma vidas

A educação de excelência oferecida pelo Projeto Ninho vai além do aprendizado em sala de aula, alcança a realidade da família e, por isso, transforma destinos. Ao proporcionar ensino formal de qualidade, o projeto amplia horizontes para crianças e jovens, preparando-os para encarar os desafios do futuro com confiança e competência. "Nosso objetivo é romper o ciclo da pobreza geracional e abrir novas possibilidades de vida para cada família inscrita, em especial, para as crianças matriculadas na nossa escola ", afirma Daniela Paulinelli.

As crianças permanecem no projeto durante 8 horas/dia por 12 anos, recebendo diariamente três refeições saudáveis e material didático e escolar completo ao longo de todo o ano letivo. A família recebe apoio psicológico, plano de telemedicina e duas visitas domiciliares por ano. Como contrapartida, os responsáveis pela criança devem oferecer ao projeto 8 horas mensais de trabalho solidário dentro da Vila Ninho, sendo este um espaço de mais de 14 mil m², constando de nove salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório e campo de futebol.  Destaca-se ainda a horta 100% orgânica, mantida pelos pais inscritos no projeto, e extensa  área verde na qual  as crianças mantêm  contato diário com a natureza. 

As ações do projeto no âmbito da educação e do núcleo familiar  não apenas transformam as dinâmicas familiares, mas também impactam a realidade de comunidades inteiras , criando um ciclo positivo de desenvolvimento local.

“Alunos, famílias e comunidades são motivados a sonhar mais alto e transformar seu entorno e  realidade”, conclui a Diretora Executiva. Com valores fundamentados na solidariedade e na cidadania , o Projeto Ninho segue avançando na promoção da mobilidade social 

O Projeto Ninho conta com parceiros para promover um trabalho de excelência. Contribuir é muito  fácil: é possível fazer  uma doação direta, única ou recorrente, ou destinar  parte do seu Imposto de Renda para financiar os sonhos de centenas de crianças e jovens atendidos pelo Projeto Ninho. Acesse o site: https://www.projetoninho.org  e saiba mais!

Serviço

Endereço: Rua Vinícius de Moraes, 465 - Morada da Lapinha, Lagoa Santa

Contato: [email protected] | WhatsApp: (31) 99673-6912

Instagram: @ninhoprojetoeducacional

Para doar, acesse: https://souninho.projetoninho.org/


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.