Timbro inaugura Centro Tecnológico para acelerar homologação de novos veículos

Espaço localizado em Itatiaia (RJ) visa atender demanda crescente de novos carros no mercado brasileiro

HUMBERTO DOMICIANO
10/12/2024 11h10 - Atualizado há 4 meses

Timbro inaugura Centro Tecnológico para acelerar homologação de novos veículos
Divulgação

São Paulo, 10 de dezembro de 2024 – Em mais uma iniciativa estratégica para atender o exigente mercado brasileiro automotivo, a Timbro, plataforma de negócios e comércio internacional, inaugurou o Centro Tecnológico Timbro. Localizado em Itatiaia (RJ), o espaço recebeu investimentos de R$ 12 milhões e é dedicado à certificação das emissões de veículos para o Brasil e Mercosul.  

A nova unidade de negócios da Timbro está equipada para realizar todos os ensaios aprovados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) em veículos híbridos, elétricos e à combustão, realizando a homologação desses automóveis para a entrada e comercialização no mercado brasileiro.  

Bruno Russo, sócio-fundador e vice-presidente da Timbro, destaca que o centro atende à crescente demanda do mercado automotivo. “A decisão de investir foi pautada nas longas filas - 6 a 12 meses - que vimos nossos clientes enfrentarem para homologar novos veículos para venda no Brasil, comprometendo drasticamente o calendário de lançamentos de novos modelos. Sem essa homologação, os veículos não podem ser nacionalizados e/ou comercializados”, explica Russo. 

Após meses de negociação, a Timbro foi escolhida para assumir o laboratório de emissões da Jaguar Land Rover (JLR), que é atualmente o mais moderno e bem equipado disponível no país. A equipe responsável pelos ensaios possui mais de oito anos de experiência, enquanto a assessoria técnica será fornecida por especialistas com mais de 30 anos em processos de homologação no Brasil. O centro também está preparado para aprovações conforme as especificações do Proconve L8, que entrará em vigor em 2025. 

Em junho, a Timbro inaugurou o Centro Automotivo em Cariacica, no Espírito Santo, com um investimento de R$ 25 milhões. Este espaço, dividido entre área alfandegada e armazém geral, pode receber até 12 mil automóveis simultaneamente e ocupa uma área de 250 mil m², otimizando a logística de distribuição e armazenamento de veículos. O terreno conta ainda com uma área de reserva técnica de mais 100 mil m² para futuras expansões. 

De acordo com Russo, a Timbro é capaz de oferecer serviços nas mais diversas etapas do processo de importação de veículos. “Nós já somos a trading mais diversificada do Brasil e agora dentro do setor automotivo somos a mais verticalizada. Com os nossos dois novos ativos, o Centro Automotivo e o Centro Tecnológico, trouxemos muita inovação e garantimos aos nossos clientes deste setor uma solução completa e eficiente de acesso ao mercado brasileiro que vai desde a homologação inhouse e ágil de qualquer novo modelo, até a tranquilidade de evitar os gargalos logísticos para armazenar e fazer PDI (Pré-Delivery Inspection) nos veículos importados”, pontua.  

“Soma-se a isto o serviço que prestamos aos clientes realizando as importações door-to-door dos veículos bem como partes e peças de reposição. Oferecemos ainda um APP de controle e gestão das importações, o Timbro Auto Control, que permite plena visão de tudo o que acontece nas diferentes etapas do nosso pacote de serviços, seja por chassis, modelo, cor, ano ou combinações destes”, finaliza o vice-presidente da Timbro. 

 

Timbro  

Há 14 anos no mercado, a Timbro é uma plataforma de negócios internacionais que simplifica o complexo, trazendo soluções ideais para seus clientes e parceiros – seja na comercialização de commodities dentro e fora do Brasil, na importação de itens diversos para terceiros por encomenda ou conta e ordem, na distribuição de produtos e em serviços financeiros em comércio exterior. Com escritórios distribuídos pelo Brasil e países do exterior, a empresa conta com mais de 460 colaboradores. 

Timbro, ver além, realizar mais. 

 

IMPRENSA 

Máquina CW – [email protected] 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HUMBERTO DOMICIANO DE PAULA
[email protected]


Notícias Relacionadas »