20/07/2022 às 11h05min - Atualizada em 20/07/2022 às 18h33min

O que são indicadores financeiros?

Todo investidor iniciante precisa entender um pouco sobre indicadores financeiros, para que possa analisar os dados e a partir dos indicadores, tomar boas decisões.

SALA DA NOTÍCIA Ana Paula
https://sendnews.com.br/
https://pixabay.com/pt/

Todo investidor iniciante precisa entender um pouco sobre indicadores financeiros, para que possa analisar os dados e a partir dos indicadores, tomar boas decisões.

Existem inúmeros indicadores que os investidores podem acompanhar e precisam conhecer, para que possam pautar suas decisões e torná-las mais assertivas.

Nós elencamos alguns dos indicadores principais que o investidor precisa analisar para que possa basear suas decisões.

O que é um indicador financeiro?

Antes de mais nada, é essencial compreender que um indicador financeiro é uma métrica usada como referência para acompanhar como investidor.

Tendo como objetivo compreender como está a dinâmica do mercado, visando obter dados confiáveis e pautar suas decisões em relação aos investimentos.

Dessa forma, é possível compreender como está o mercado e consequentemente onde estão as melhores opções para seus aportes.

Existem diferentes indicadores financeiros que o investidor precisa ter atenção. De modo que, consiga analisar a performance de cada um e a partir disso tome suas decisões, vamos explicar um por um.

Indicadores financeiros muito usados no mercado

Elencamos os principais indicadores financeiros usados no mercado, que precisam ser 100% compreendidos pelo investidor, são eles:

1.  Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros do país. Quando a taxa está alta, normalmente o objetivo é reduzir a inflação.

Com a alta de juros a tendência é que ocorra um freio nas compras, justamente por ser um cenário desfavorável para financiamentos e compras de alto custo.

Além disso, a taxa Selic alta é interessante para quem deseja investir em renda fixa. Tendo em vista que, muitos produtos de renda fixa são atrelados à taxa Selic. E isso significa que com a taxa mais alta, haverá rendimento elevado de tais produtos.

2.  CDI

Certificado de Depósito Interbancário (CDI), o indicador costuma ser muito próximo da Selic. Geralmente é possível encontrar investimentos como o CDB atrelado ao valor do CDI.

Não sendo raro encontrar opções que descrevem o rendimento como “105% do CDI”, por exemplo. É importante identificar quanto está o CDI no ato da contratação e procurar os títulos mais vantajosos para que não se compre nenhum investimento sem a informação necessária.

3.  IPCA

IPCA é o Índice de Preços de ao Consumidor Amplo, sendo o principal medidor da inflação. O indicador é acompanhado todos os meses pelo IBGE.

Ao todo são 465 itens avaliados para identificar como está o IPCA naquele mês. Todo investidor precisa se atualizar quando o IPCA é divulgado.

Tendo em vista que, a inflação é um indicador muito importante para avaliar suas finanças. Quando a inflação está alta o poder de compra diminui.

E é importante como investidor fazer boas escolhas para que seus títulos realmente sejam rentáveis. Evitando que a escolha equivocada de títulos ocasione perda de poder de compra no longo prazo.

Acompanhar indicadores financeiros é essencial para investidores

Todas as pessoas deveriam acompanhar indicadores financeiros, para entender como está a dinâmica de mercado.

Afinal, inflação e taxa de juros são dados que interferem em decisões como a aquisição de um imóvel financiado e outros aspectos importantes da vida financeira.

Entretanto, os indicadores são ainda mais importantes quando se é investidor. Sendo necessário compreender tais dados e fazer uma avaliação do panorama geral antes de comprar qualquer ativo.

Portanto, aproveite as novas informações obtidas para que possa pautar suas decisões nos indicadores e evitar equívocos por falta de conhecimento e análise do cenário econômico. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp