19/07/2022 às 22h37min - Atualizada em 20/07/2022 às 18h31min

Associação dos Advogados e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

AASP promove webinar para debater o tema e conscientizar a sociedade brasileira sobre os direitos das mulheres negras

SALA DA NOTÍCIA Ricardo da Silva
https://www.aasp.org.br/eventos/
divulgação
20 de julho de 2022 – Seguindo com a série de webinars que tratarão de questões cruciais para diversidade, equidade e inclusão em nossa sociedade, a Associação dos Advogados de São Paulo – AASP promove, no próximo dia 25/07, às 19h, o webinar gratuito celebrará o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. O tema central do debate será “A mulher preta no espaço jurídico e institucional” que reunirá as advogadas Claudia Patrícia Luna Silva e Suena Mourão.
A origem da efeméride ocorreu após um grupo de mulheres se reunir e discutir alternativas para reverter os dados sobre violência e desigualdade da população negra no ano de 1992. Este primeiro encontro resultou na Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro Caribenhas, que, juntamente com a ONU, lutou para que o dia 25 de julho fosse reconhecido.
“O Brasil conta com mais de 200 milhões de pessoas negras ou pardas, segundo o IBGE. Mesmo que sendo a maioria, a população negra ainda é mais vulnerável à violação de direitos fundamentais. E o contexto apresentado em diversas pesquisas mostra que as mulheres negras ainda são as que mais sofrem assédio e violências. Por isso, debater este tema é fundamental para conscientizarmos sobre os direitos desse grupo”, explica Flávia Fornaciari Dórea, diretora Educacional da AASP.
Além do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha a série contará com outros eventos em datas relevantes para os direitos das pessoas com deficiência, para a equidade racial e de gênero, para os idosos, entre outras.
Para fazer a inscrição no webinar acesse: https://www.aasp.org.br/eventos/
Conheça as palestrantes:
Claudia Patricia de Luna Silva – graduada pela Universidade Estácio de Sá (1995), pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e em Direito Previdenciário e Acidentário pela Faculdade Legale. É especialista em violência de gênero pela Georgetown University e atua na defesa e garantias dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica desde 1997. Membro do Conselho de Notáveis do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos, integrou grupos de estudos sobre violência de gênero, empoderamento de mulheres e estratégias de advocacy para prevenção e enfrentamento ao racismo e discriminação racial na George Washington University, Miami University e Organização dos Estados Americanos (OEA). A advogada já integrou o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo (2005/2012), a Comissão da Mulher Advogada da Secional (2001/2003) e o Conselho Estadual da Condição Feminina de SP. Diretora executiva da Elas por Elas – Vozes e Ações das Mulheres, participa, desde 1999, do Projeto Promotoras Legais Populares do Geledés Instituto da Mulher Negra.
Suena Mourão – Vice-presidente da Comissão Nacional de Igualdade da OAB Advogada, graduada pela Universidade da Amazônia – Unama em 2001. Pós-graduação lato sensu em Direito Administrativo. Conselheira Federal da OAB eleita pelo PA, Secretária da Segunda Turma de Julgamento da OAB/PA 2019 – 2021 e Coordenadora de Comissões da OAB-PA 2019 -2021.

AASP
Fundada há 79 anos, a AASP – Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, entre outros.


Mais informações
LAM COMUNICAÇÃO
Ricardo Silva
Ricardo.silva@lamcomunicacao.com
(11) 9.8108-9218

Glauber Canovas
Glauber.canovas@lamcomunicacao.com
(11) 94269-9806



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp