Com o objetivo de fortalecer o setor de tecnologia e inovação no cenário internacional, o SUPERA Parque recebeu Ivan Nahuel Ares Rossi e Leandro Javier Viscelli, diretores Provinciais de Política Científica e Desenvolvimento Tecnológico do Governo da província de Buenos Aires, André Galvão, representante do Ministério de Relações Exteriores (MRE), e Bruno Mira Davi, diretor técnico e coordenador de Ciência e Inovação do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (27), na sede em Ribeirão Preto-SP.
O encontro promovido pelo International Office, departamento responsável por dar suporte às empresas vinculadas ao SUPERA que desejam expandir as atividades para o exterior e para empresas estrangeiras que têm interesse em se integrar no mercado brasileiro, teve a intenção de apresentar os trabalhos de sucesso, de como a incubadora se tornou uma das maiores da América Latina, segundo a UBI Global, e de que forma o modelo de negócio pode ser adaptado no país vizinho.
O SUPERA Parque coleciona prêmios de destaques no cenário nacional e internacional, parcerias com ambientes de inovação de grande renome . De acordo com a delegação, o trabalho realizado em Ribeirão Preto é bem visto no exterior e deverá ser utilizado para fomentar o setor tecnológico na Argentina.
“No caso do SUPERA, para nós, da Província de Buenos Aires, é muito interessante o modelo de parque tecnológico e o trabalho de articulação e vinculação entre as empresas. O crescimento das startups, o Estado de São Paulo, o município, a prefeitura de Ribeirão Preto e a administração do parque. Como os pesquisadores chegam a ser empresas para crescer o setor produtivo. A gente se importa muito, nos interessa, desde a Província, conhecer o modelo. Para poder adaptar ao nosso setor tecnológico e ao setor produtivo argentino”, afirmou Ivan Nahuel Ares Rossi, diretor de Política Científica e Desenvolvimento Tecnológico da província de Buenos Aires.
Para André Galvão, do MRE, o diálogo e a troca de ideias se fazem necessários para que a tecnologia seja beneficiada e bons projetos saiam do papel com o intuito de agregar na vida dos empreendedores brasileiros e argentinos.
“Esse projeto coordenado e financiado pela Agência Brasileira de Cooperação e pelo homólogo argentino tem a intenção, na verdade, de intercambiar conhecimentos e boas experiências na prática, que hoje se faz em ciência, tecnologia e inovação. Então a gente já conhece essa parte do ambiente de inovação na Argentina, eles agora estão aqui em São Paulo para conhecer os ambientes de inovação. A partir disso, tentamos identificar as melhores práticas e experiências para que possamos levar aos nossos estados, no caso o Estado de São Paulo. E também a província de Buenos Aires para que se possa fomentar esses ambientes de inovação”, analisa André Galvão, representante do Ministério de Relações Exteriores.
Com 20 anos de atuação, a SUPERA Incubadora é reconhecida como uma das melhores da América Latina, conforme o ranking UBI Global. A incubadora já apoiou mais de 400 projetos e graduou mais de 40 empresas.
“Pelo lado da Secretaria, a gente está incentivando a internacionalização dos ambientes promotores de inovação do Estado. Então essa parceria, essa missão estratégica da Argentina ajuda a gente a transferir conhecimento da Argentina para o Brasil e do Brasil para a Argentina”, diz Bruno Mira Davi, diretor técnico e coordenador de Ciência e Inovação do Estado de São Paulo.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque é gerido pela FIPASE. Possui ao todo são 78 empresas instaladas, sendo: 49 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais 7 já estão em processo de ocupação, e o recém inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site http://superaparque.com.br/. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CARLA GABRIELLI BERTO
[email protected]