São Paulo, novembro de 2024 – Os impactos ambientais das queimadas do último mês de setembro se refletem no varejo brasileiro, principalmente na disponibilidade do açúcar. Apesar da estabilidade da ruptura da categoria, o estoque do item subiu 60% em outubro, se comparado ao mês anterior, de acordo com o Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a ausência de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros. Como um todo, este é terceiro mês consecutivo de estabilidade na ruptura agrupada, de todas as categorias, com taxa de 12,2% em outubro. Apesar da manutenção da disponibilidade, produtos como açúcar e cerveja sofreram aumento de preço no período. O açúcar tipo cristal, por exemplo, passou de R$ 4,65 (setembro) para R$ 4,75 (outubro), atingindo o maior valor desde o início do ano.
"A ruptura geral em linha horizontal é reflexo do comportamento de estoques no varejo, que soube aproveitar a deflação registrada em julho e agosto para ajustar a reposição de mercadorias”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid. “A tendência é que os varejistas continuem confiantes nas perspectivas de boas vendas no fim de ano, especialmente por conta de eventos como a Black Friday e o Natal, que tradicionalmente impulsionam o consumo.”
Os itens por categorias que se destacaram neste mês foram:
Açúcar
O açúcar manteve em outubro a sua taxa de ruptura em 8,6% - mesma porcentagem registrada em setembro. O cenário de estabilidade acontece após um pico de indisponibilidade entre julho e agosto, quando os índices chegaram a 11% e 10%, respectivamente. Mas os estoques mostram uma preocupação com possível falta nas prateleiras – de setembro para outubro, o aumento de estoque foi mais de 60%.
"As mudanças climáticas e as queimadas dos últimos meses impactaram os canaviais, que ainda não recuperaram o ritmo para a safra deste ano. Isso acaba influenciando os varejistas a intensificarem o estoque do produto, temendo sua falta nas prateleiras", analisa Munhoz. Segundo relatório da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a produção de açúcar do centro-sul do Brasil somou 1,785 milhão de toneladas na segunda quinzena de outubro - queda de 24,30% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Já o preço do produto apresentou variações: o açúcar refinado teve leve queda no preço médio por quilo, passando de R$ 5,13 em setembro para R$ 5,11 em outubro. Por outro lado, o açúcar cristal aumentou 2,1%, subindo de R$ 4,65 para R$ 4,75 - o maior preço registrado desde o início de 2024. O viés de alta vem sendo observado desde agosto, com uma variação de 6% no preço do item nesse período.
Variação de preço do açúcar
Variação de preço da cerveja
O leite protagonizou a maior variação de ruptura em outubro, registrando elevação de 1,7% e alcançando 10,1% - contra 8,4% em setembro. Em contrapartida, os preços do produto apresentaram uma leve diminuição nos tipos integral e desnatado. O valor do leite integral caiu de R$ 6,25 em setembro para R$ 6,01 em outubro, ao passo que o do leite desnatado reduziu de R$ 6,14 para R$ 5,99 no mesmo período. No acumulado de 2024 até outubro, o preço do leite integral subiu 19,2%, enquanto o do desnatado registrou aumento de 17,6%.
Variação de preço do leite
Variação de preço do feijão
O que é ruptura
Ruptura é um indicador que mostra a porcentagem de produtos em falta em relação ao total de itens de uma loja considerando o catálogo total de produtos. Por exemplo: se um varejo vende 10 marcas de água mineral de 500 ml e uma delas está sem estoque, a ruptura desse produto é de 10%. Calculado com base no mix de cada loja, o índice não considera o histórico de vendas e independe da demanda.
Outro exemplo de ruptura pode ser observado quando o arroz parboilizado deixa de estar disponível no estoque da loja e outros tipos, como o integral, agulhinha ou arbóreo, continuam disponíveis. Em todos os casos, o termo “estoque” considera todo o espaço físico do varejo, incluindo a gôndola e o local de armazenagem para produtos ainda não disponíveis na prateleira.
Sobre a Neogrid
A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 25 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. https://www.neogrid.com/
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EDUARDO FREITAS MARIANO
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