26/11/2024 às 14h46min - Atualizada em 30/11/2024 às 08h05min

1.609 animais foram avaliados na etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Andradina (SP)

GABRIELA CARVALHO
Crédito: Divulgação
Um total de 1.609 machos não castrados, todos terminados em confinamento, foram avaliados durante a 27ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024, em Andradina (SP). O evento aconteceu no dia 29 de outubro, na unidade local da Friboi, sendo promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN) e o frigorífico, além de apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Nesta etapa - que contou com a participação de seis pecuaristas e 11 lotes de animais provenientes de propriedades de seis municípios - o grande destaque foi a excelente qualidade dos machos, que se destacaram pelo peso e acabamento. Esses resultados são um reflexo do comprometimento e da busca constante dos criadores pela excelência na produção de Nelore, uma raça que se consolidou como um verdadeiro símbolo da pecuária brasileira”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Entre os machos avaliados, 57% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma faixa etária aproximada de 2 anos. O peso médio dos animais foi de 21,6 arrobas, evidenciando um bom ganho de peso durante o ciclo de confinamento. Além disso, 68% dos animais demonstraram uma cobertura de gordura mediana.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
A Medalha de Ouro foi conquistada por Manoel Miguel Nascimento, da Fazenda São Miguel (Macedônia/SP). A Medalha de Prata ficou com a Agropastoril Paschoal Campanelli, da Fazenda Santa Rosa (Altair/SP), enquanto a Medalha de Bronze foi atribuída a Caio Roberto Gerbasi Morelli, da Fazenda São Judas da Jacutinga (Presidente Epitácio/SP).
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
  • 20 e 21/11 - Friboi de Mozarlândia (GO)
  • 22/11 - Friboi de Itapetinga (BA)
  • 23/11 - Friboi de Marabá (PA)
  • 28/11 - Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB  
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BATISTA DE CARVALHO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.