Julho de 2022 - Com a Selic em alta, que passou de 2% ao ano, no início de 2021, para 13,25% ao ano, muitos investidores estão apostando na renda fixa, deixando a renda variável, até o momento, com raras oportunidades interessantes para o curto e médio prazo. No entanto, é importante ficar atento e acompanhar o mercado para escolher investimentos que sejam vantajosos de verdade e garanta um rendimento acima da inflação para não perder o valor aquisitivo. Segundo Beto Assad, analista de ações e consultor do Kinvo, aplicativo que consolida investimentos em um único lugar, listou quatro tipos de investimentos de renda fixa que valem a pena com a alta da taxa básica de juros.
Confira:
Tesouro Selic
Com um investimento mínimo pouco acima de R$ 100,00, é possível rentabilizar seu capital com a mesma variação da Selic. Por ser um título que sofre pouco efeito da marcação a mercado, ele continua sendo uma ótima opção para reservas de emergência e para investimentos de curto e médio prazo. Importante destacar também que, no atual patamar, o Tesouro Selic está oferecendo um ganho “real”, já que sua rentabilidade está superior à variação da inflação.
CDB
Muitas instituições oferecem CDBs com rentabilidades superiores a 100% do CDI e com valores de aportes iniciais bem acessíveis. Dessa maneira, este tipo de produto é uma opção bem interessante para quem quer buscar investimentos atrelados à Selic que possam, em muitas vezes, ter uma rentabilidade superior à taxa básica de juros. Além do mais, conta com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que traz mais segurança e tranquilidade para os investidores.
LCI/LCA
As letras de crédito imobiliário e do agronegócio são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras para estimular os respectivos setores. Ambos possuem a possibilidade de investimentos atrelados ao CDI. Com isso, estes produtos oferecem excelentes oportunidades de rentabilidade, além da isenção de imposto de renda, que se torna mais um atrativo para o investidor.
Além do mais, assim como o CDB, tanto o LCI quanto o LCA também são cobertos pelo FGC.
Debêntures
As debêntures são títulos de dívidas emitidas por empresas. Logo, quanto se investe numa debênture, a pessoa está emprestando dinheiro para a empresa financiar suas atividades. Assim como os outros investimentos citados, uma das formas de remuneração que as debêntures podem oferecer é usando uma porcentagem do CDI. Com a alta da Selic, este tipo de título também vai ganhando mais atratividade.
Por outro lado, o investidor deve se atentar à “qualidade” do emissor e do título, já que este tipo de investimento não conta com a garantia do FGC. Isso faz da debênture um título com maior grau de risco, mas geralmente com ótimas rentabilidades também.
Sobre a Kinvo:
O Kinvo é um aplicativo de consolidação que possibilita o controle, a análise e o acompanhamento de todos os investimentos em um só lugar. Com operações iniciadas em 2018, a ferramenta conta com mais de 750 mil usuários, R$ 170 bilhões em ativos cadastrados, quase 10 milhões de interações de cadastros de aplicações e tem como missão transformar a relação entre as pessoas e os investimentos. Com uma interface intuitiva e análises apuradas, é ideal tanto para investidores mais experientes quanto para os iniciantes terem mais autonomia e serem capazes de tomar decisões mais assertivas para melhorar seus resultados. Em março de 2021, foi adquirido pelo BTG Pactual digital, maior banco de investimentos da América Latina.