19/07/2022 às 11h21min - Atualizada em 19/07/2022 às 21h05min

Risco cibernético: mais de 70% das organizações estão preocupadas com o aumento da superfície de ataque

Pesquisa encomendada pela Trend Micro revela, ainda, que mais de 40% das empresas acreditam que a situação está fora de controle

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Vieira de Godois

A Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, anuncia as descobertas do novo estudo global da Sapio Research sobre a preocupação das organizações globais com os ataques cibernéticos e os desafios do gerenciamento de risco. O levantamento mostra que três quartos (73%) das empresas estão preocupadas com o crescimento da superfície de ataque. Mais de um terço (37%) dos entrevistados afirma que ela é “confusa e está em constante evolução”, e mais de dois quintos (43%) acreditam que ela está “fora de controle”. 

A visibilidade é mais uma vez o principal entrave na hora de avaliar a exposição ao risco. Quase dois terços (62%) disseram que os pontos cegos prejudicam a segurança, com maiores dificuldades nos ambientes de nuvem. Nas organizações globais, a percepção é que os desafios são multiplicados. Entre os entrevistados, 65% afirmaram que ser uma empresa internacional, com várias jurisdições, dificulta o gerenciamento da superfície de ataque. No entanto, um quarto (24%) ainda está mapeando seus sistemas manualmente e 29%, regionalmente, o que pode criar mais silos e lacunas de visibilidade. 

“A modernização do setor de TI nos últimos dois anos foi uma resposta necessária à pandemia, mas em muitos casos ela expandiu involuntariamente a superfície de ataque digital, oferecendo aos cibercriminosos mais oportunidades de comprometimento dos ativos”, disse Bharat Mistry, diretor técnico da Trend Micro. “Para reduzir as lacunas de visibilidade e ter uma proteção efetiva, é fundamental que as organizações e empresas tenham uma solução de segurança robusta, com plataforma em multicamadas, para rastrear comportamentos suspeitos desde a tentativa de invasão”, afirma César Cândido, diretor geral da Trend Micro Brasil. 

O estudo também revelou que mais da metade (54%) das empresas acredita que seu método de avaliação da exposição ao risco não é suficientemente sofisticado. Isso se reflete em outros quesitos analisados: 

  • Apenas 45% têm uma forma bem definida de avaliar a exposição ao risco; 

  • Mais de um terço (35%) revisa/atualiza sua exposição apenas uma vez ao mês ou até com menos frequência; 

  • Apenas 23% revisam a exposição ao risco diariamente; 

  • Manter-se atualizado sobre a superfície de ataque, em constante mudança, é o principal desafio das organizações. 

Para ler o relatório completo da pesquisa realizada pela Sapio Research, clique AQUI

A pesquisa da Sapio Research, realizada em abril de 2022 sob encomenda da Trend Micro, ouviu, ao todo, 6.297 tomadores de decisão (3.138 tomadores de decisão de TI e 3.159 tomadores de decisão de negócios) em 29 países: Reino Unido, Bélgica, República Tcheca, Holanda, Espanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, França, Alemanha, Suíça, Áustria, EUA, Itália, Canadá, Taiwan, Japão, Cingapura, Austrália, Índia, Polônia, Hong Kong, Malásia, Filipinas, Indonésia, México, Colômbia, Chile.  

Sobre a Trend Micro 

A Trend Micro, líder global em cibersegurança, ajuda a tornar o mundo mais seguro quando o assunto é troca de informações digitais. Com décadas de experiência em segurança da informação, pesquisa global de ameaças e inovação contínua, a Trend Micro protege centenas de milhares de organizações e milhões de indivíduos com soluções para redes, dispositivos, sistemas em nuvem e endpoints. As plataformas da Trend Micro oferecem uma gama poderosa de técnicas avançadas de defesa contra ameaças otimizadas para ambientes Google, Microsoft e Amazon, possibilitando respostas mais rápidas e efetivas aos riscos cibernéticos. Com 7.000 colaboradores em 65 países, a Trend Micro permite que as organizações protejam e simplifiquem o seu mundo conectado. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp