25/11/2024 às 14h35min - Atualizada em 26/11/2024 às 00h07min
Como recusar uma promoção e manter uma relação profissional saudável?
De acordo com Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho, é possível conduzir esse processo sem levantar dúvidas sobre seu comprometimento
GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
Freepick Recusar uma promoção pode ser uma decisão difícil para muitos profissionais, especialmente em um ambiente onde o crescimento e a aceitação de novos desafios são amplamente incentivados. No entanto, é possível conduzir esse processo de forma que a recusa não seja interpretada como falta de comprometimento. Segundo Wanderley Cintra Jr., psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho, a primeira etapa é refletir profundamente sobre os motivos da recusa. “Pergunte-se se a nova função pode afetar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou comprometer objetivos que são prioritários para você”, destaca. Esse autoconhecimento pode esclarecer se a recusa é, de fato, a melhor escolha. Planejar a resposta também é essencial, especialmente se a promoção for oferecida de surpresa. “Evite responder no momento e peça um tempo para refletir”, diz. Veja mais sobre esses e outros pontos importantes abaixo: 1. Reflita sobre o motivo da recusa Refletir sobre as razões para recusar uma promoção é o primeiro passo. Pergunte-se se a nova função pode afetar o tempo dedicado à família ou compromissos que são prioritários para você. “Talvez sua carreira tenha outro foco, ou o novo cargo demande um conjunto de habilidades que você ainda não está pronto para desenvolver”, explica Wanderley Cintra Jr.. 2. Planeje sua resposta Caso a oferta de promoção venha em uma conversa de surpresa, e sua resposta seja não, evite falá-la naquele momento. Peça um tempo para pensar. Depois, estruture o que você vai dizer. Uma recusa bem pensada mostra profissionalismo. “Organize seus pensamentos em torno de três pontos: agradecimento pela confiança, os motivos para a recusa e, se possível, uma proposta de continuidade”, diz Wanderley Cintra Jr.. Isso permite que você mantenha a conversa no tom certo, sem abrir espaço para interpretações negativas. 3. Escolha o momento e local certos Nunca converse sobre sua decisão de recusa em encontros informais ou improvisados, como pausas para o café ou interações por e-mail. “Escolher um ambiente reservado e solicitar um horário apropriado com seu gestor demonstra respeito pela importância do assunto e reforça seu profissionalismo”, destaca Wanderley Cintra Jr.. 4. Seja empático A comunicação direta e empática é a chave para recusar uma promoção sem gerar ressentimentos, embora possa acontecer. Explique suas razões de forma clara, evitando rodeios que possam confundir o interlocutor. Mostre empatia ao reconhecer o esforço da empresa em confiar a você um papel de maior responsabilidade. Por exemplo: “Agradeço muito pela oportunidade que estão me oferecendo. Sei que esse novo cargo representa uma grande responsabilidade e fico honrado por terem pensado em mim para essa posição. No entanto, depois de refletir bastante, percebi que, no momento, não posso me comprometer com as exigências dessa função da maneira que a empresa merece. Tenho alguns objetivos pessoais e profissionais que ainda quero priorizar antes de assumir um papel maior. Continuo totalmente comprometido em contribuir com o time e em buscar o desenvolvimento aqui na empresa, e estou aberto a explorar novas oportunidades no futuro”, demonstra Wanderley Cintra Jr.. 5. Ofereça alternativas Sinalizar disposição para contribuir em outras frentes pode demonstrar comprometimento com a empresa, mesmo sem aceitar a promoção. “Talvez você possa sugerir seu envolvimento em projetos de curto prazo, consultorias ou treinamentos. Isso reafirma sua vontade de agregar valor e ajuda a mostrar que sua decisão de recusa não diminui seu empenho e dedicação ao trabalho”, aconselha Wanderley Cintra Jr.. Sobre Wanderley Cintra Jr. Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados. Já deu entrevistas para O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL, Exame.com, O Globo, Valor Econômico, Você S/A, SBT, Você RH, dentre outros grandes veículos. Tem propriedade para falar de saúde mental, burnout, empreendedorismo, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, ambiente corporativo, dentre outros temas. Para mais informações, acesse: https://www.wanderleycintra.com.br/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
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