Estamos em uma das épocas mais esperadas pelos varejistas já que, com a Black Friday e proximidade do Natal, aumentam as oportunidades de manter conexão com os consumidores, de se fortalecer no mercado, além, é claro, das possibilidades de melhorar o lucro das empresas. Mas para garantir que os ganhos sejam sólidos e sustentáveis, os gestores devem estar atentos às questões contábeis, financeiras e tributárias.
É importante lembrar por exemplo que o alto faturamento de uma empresa não significa necessariamente que o negócio está lucrando muito e erra quem pensa apenas em aumentar as vendas a todo custo. O contador e sócio da KBL Contabilidade, Ivan Lima, lembra cinco aspectos essenciais que devem ser monitorados de perto para não colocar a empresa em risco.
Controle de fluxo de caixa
O controle de fluxo de caixa é, sem dúvida, a base de qualquer negócio, e em períodos de grande movimento de vendas, como a Black Friday e o Natal, em que as entradas de dinheiro aumentam, mas as saídas também crescem, a falta desse controle pode ser fatal. “O aumento de fluxo pode gerar uma falsa sensação de “abundância” de recursos e fica mais fácil perder o controle do fluxo de caixa, fazendo com que a empresa fique sem liquidez suficiente para honrar compromissos como comissões, fornecedores e impostos.”, comenta o especialista.
Controlar o estoque
O controle de inventário é outro ponto que não deve ser negligenciado, especialmente durante o final de ano, quando o volume de vendas cresce exponencialmente. Decisões de estoque nesse período que não forem feitas com planejamento e consciência podem acarretar em prejuízo para a empresa. Ivan explica que através de relatórios detalhados e análises de desempenho das vendas anteriores, é possível prever a demanda e evitar tanto a falta quanto o excesso de produtos. Ele fala que além disso, a análise do custo do estoque também contribui para a precificação correta dos produtos e no cálculo da margem de lucro.
Análise de rentabilidade
Descontos e promoções são instrumentos poderosos para aumentar as vendas, mas podem afetar a rentabilidade se não forem bem planejados. Ivan recomenda que, ao planejar promoções, o empresário sempre calcule a rentabilidade de cada item. Uma boa prática é segmentar os descontos, aplicando ofertas mais agressivas para produtos com maior giro e margem, e utilizando estratégias como pacotes ou combos para aumentar o ticket médio, sem comprometer a rentabilidade do produto individual. “O volume de vendas gerado pela promoção pode não compensar a redução no preço”, alerta.
Planejamento tributário
No Brasil, o sistema tributário é complexo e envolve uma série de variáveis. Dependendo do regime de impostos cobrados, como o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real, o aumento no faturamento pode resultar em uma elevação do imposto a ser pago. Por exemplo, para as empresas no Simples Nacional, o crescimento no faturamento pode resultar em uma mudança de faixa, elevando a alíquota do imposto. Por isso, é importante que o empresário tenha consciência de que a Black Friday e o Natal podem afetar sua carga tributária. “Ao antecipar o aumento das vendas e calcular a possível elevação na carga tributária, a empresa pode buscar alternativas legais para reduzir esse impacto”, explica o sócio da KBL Contabilidade.
Planejamento para o ano seguinte
Por fim, é essencial que a empresa tenha uma previsão de resultados para o próximo ano, principalmente após o período de vendas intensas. Isso significa avaliar como os lucros obtidos nesse período podem ser alocados para garantir o crescimento sustentável da empresa ao longo de 2025.
Parte do lucro deve ser usada para criar uma reserva de emergência, garantindo que a empresa tenha liquidez suficiente para lidar com os meses de vendas mais baixas. Outra parte pode ser investida no crescimento do negócio, como em melhorias no atendimento ao cliente, em novos produtos ou na expansão das operações.