21/11/2024 às 10h07min - Atualizada em 22/11/2024 às 08h08min

Sala dos Toninhos recebe exposição de Arte Postal

Abertura acontece no próximo domingo, 24 de novembro; exposição apresenta mais de 90 postais de 17 países, além de falas, apresentação artística e exibição de mini-doc

MARINA FRANCO
Sala dos Toninhos/Divulgação
 

A Sala dos Toninhos recebe, a partir deste domingo, 24 de novembro, a exposição internacional de Arte Postal, com a presença de postais de 17 países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, E.U.A, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, Suíça, Turquia, Uruguai. A abertura acontece a partir das 14h. Além dos postais, o evento contará também com uma fala sobre o movimento da Arte Postal, com Emanuel Rubin, João Antônio Buhrer e Mirs Monstrengo. 

A exposição trará também o resultado da oficina “Monotipia, Colagem e Arte Postal”, realizada entre março e novembro de 2024 na Sala dos Toninhos  (com a participação de pacientes psiquiátricos de instituições da Saúde Mental de Campinas).

Na abertura, também acontece a performance: “Eles, Nós, Eu”, com Mirs Monstrengo, além da exibição do mini-doc “Travessias e Transversais”, de Amanda Coelho, sobre o papel da sala dos Toninhos na luta pela acessibilidade cultural, e discotecagem em vinil com a DJ Cass. 

As atividades são fomentadas através de projeto aprovado pelo Programa Funarte de Apoio à Ações Continuadas - Espaços Artísticos, do MinC - Ministério da Cultura. A entrada é gratuita!

 

Serviço
Lançamento da Exposição

“Arte Postal”
Dia 24 de Novembro, 14h

Local: Sala dos Toninhos 

R. Francisco Teodoro - Vila Industrial (Campinas), Campinas - SP

 

Sobre os artistas da Exposição: 


Emanuel Rubin
Artista plástico profissional desde 1979.
Linguagem pictórica e fotográfica.
Mais de 750 exposições e participações nacionais e internacionais, além de 16 prêmios relevantes no meio artístico.  Obras em inúmeros museus espalhados pelo mundo. Participação numa obra catalogada no Guinness, Oscar na categoria de documentário e indicada ao Nobel da Paz.
Atualmente é arte-educador.

João Antonio Buhrer
Meu nome é João Antônio Buhrer, nasci em Itapeva, SP, tenho 67 anos. Sou jornalista de formação. Pesquiso as artes gráficas, arte postal, vanguardas em geral, contracultura, literatura e artes em geral. Meu interesse pela arte postal  data de 1982, quando herdei o acervo da MOSTRA Poucos e Raros.

Mirs Monstrengo

Mirs Monstrengo  é artista visual, graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 2007. Suas produções de variadas linguagens artísticas, com ênfase na assemblage, performance e nas intervenções urbanas, têm percorrido diversas mostras, exposições e festivais, no Brasil, América Latina e Europa.
Entre múltiplas percepções, duas temáticas se destacam e movimentam-se pelo universo do artista: Amores e Monstros

 

Amanda Coelho 

AMANDA COELHO (Mogi Guaçu). Estudante do 4º semestre de Artes Visuais na PUC Campinas. Responsável pela filmagem do documentário desenvolvido em colaboração com seu grupo sobre acessibilidade cultural. Travessias e transversais. Mini doc sobre o papel da sala dos Toninhos na luta pela acessibilidade cultural. O presente documentário foi realizado para a disciplina “Projeto Interdisciplinar: Arte e Inclusão social”. Grupo sobre acessibilidade para a disciplina “Projeto Interdisciplinar: Arte e Inclusão social”: Amanda Coelho, Ana Paula Alves, Débora Knittel e Giovanni Storel, estudantes do 4º  semestre de Artes Visuais PUC-Campinas.

DJ Cass
Esteve próxima da música desde a infância, com seus LPs como a 'A Arca de Noé, e 'Balão Mágico', que já rodavam na sua própria vitrolinha portátil Philips. Na adolescência começa ouvir os discos de vinis de rock e música brasileira, no 3 em 1 Gradiente da família. É jornalista e, entre 2000 e 2003, escreveu o suplemento cultural Folha Acontece Campinas, do jornal Folha de S. Paulo.  Sempre apaixonada pela arte, começa a colecionar vinil em 2022 e passa a tocar no ano seguinte, em feiras e bares da cidade. A música universal brasileira, samba-jazz, rap, fusion, eletrofunk e funk soul estão presentes nas suas audições e execuções musicais. 



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FRANCO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.