20/11/2024 às 14h05min - Atualizada em 21/11/2024 às 08h05min
Equipe goiana está entre os favoritos no SARR Series FIMLA 2024
Iniciou, nesta quarta (20), um dos rallys mais exigentes da América do Sul e a maior prova do off-road da Argentina. Brasileiros Lélio Vieira Carneiro Júnior e Weberth Moreira conquistaram o ouro em 2023 e tentam mais uma vitória em solo estrangeiro
KASANE COMUNICAÇÃO
Lélio Vieira Carneiro Júnior e Weberth Moreira Após vencerem na categoria Challenger do Rally dos Sertões 2024 e entrarem para o top 10 geral da competição que aconteceu em agosto, os brasileiros Lélio Vieira Carneiro Júnior e Weberth Moreira partem para a South American Rally Race – SARR Series FIMLA 2024 em busca de mais um ouro, agora em um veículo UTV na categoria T3.1 – onde o limite de velocidade é maior em relação a outras categorias. A dupla goiana conquistou a vitória no ano passado, mas entre os carros T3.2. No último ano, a dupla goiana conquistou a vitória nos carros T3.2. A competição acontece de 20 a 24 de novembro, por 1.320 quilômetros em meio aos desafios do deserto dos Andes Argentinos. Serão cinco etapas, percorrendo os lugares mais extremos do Oeste ao Noroeste passando por San Juan, Chilecito, Tinogasta e Fiambalá. A caravana da Fifi Rally Team saiu de Goiânia rumo à San Juan no dia 11 de agosto e a dupla conta que a preparação é grande para que cheguem confiantes neste que é um dos rallys mais exigentes da América do Sul e a maior prova do off-road da Argentina. Existe uma grande variação de temperatura, diversidade de pisos e um circuito a cada ano desconhecido. São desafios que geram dificuldades para transposição, por exemplo, das perigosas Dunas do Deserto do Fiambalá, local que já fez parte etapa sul-americana do Rally Dakar com altura que supera em determinados locais os 1.500 metros. “É um grande desafio, mas esperamos bons resultados. Queremos competir o Rally Dakar em 2026, ele é considerado o mais difícil, atraente e disputado rally do mundo”, explica o veterano do rally cross country Lélio Júnior. Treinos para eficiência “O reflexo e várias outras habilidades necessárias para o bom desempenho em uma competição como essa só se desenvolvem ou são aprimoradas com o treino. Então não podemos parar, quanto mais repetimos e treinamos, melhor fica a performance. Além do simulador, investimos, por exemplo, na parte muscular, no condicionamento aeróbico e no tempo de reação.”, comenta Lélio. Além dos meses preparação no QG da Fifi Rally Team, que inclui um simulador totalmente customizado, o bom relacionamento entre piloto e navegador faz toda a diferença nos resultados. A dupla iniciou na década de 90 nos rallys de regularidade e coleciona inúmeros resultados expressivos. A equipe conta com o patrocínio de Rafatella Investimentos, BCJ, Andbank e Asarock, além do apoio da Happy Capital, CBDI, Fralle, Dub Boyz, DSX e Gasomix. Sobre o SARR O South American Rally Race (SARR) é uma competição off road que ocorre na maior parte na Argentina. A primeira edição foi em 2020, inspirada no Rally Dakar, com o objetivo de trazer uma experiência semelhante à América do Sul, após o Dakar ter sido transferido da América para o Oriente Médio. É organizado pela Associação Argentina de Rally Raid, liderada por Juan Pablo Sisterna. A competição faz parte do Sertões Series, que visa consolidar o Rally Raid no continente, e também é uma das etapas do Campeonato Latino-Americano da FIM para motos e UTVs. PROGRAMAÇÃO DO SARR SERIES FIMLA 2024: 20 de novembro – SAN JUAN / SAN JUAN Km total: 85 | Km deslocamento: 40 | Km especial: 45 21 de novembro – SAN JUAN / CHILECITO Km total: 450 | Km deslocamento: 200 | Km especial: 250 22 de novembro – CHILECITO / TINOGASTA Km total: 265 | Km deslocamento: 50 | Km especial: 215 23 de novembro – TINOGASTA / FIAMBALÁ Km total: 285 | Km deslocamento: 0 | Km especial: 285 24 de novembro – FIAMBALÁ / FIAMBALÁ Km total: 235 | Km deslocamento: 30 | Km especial: 205 5 ETAPAS – Km Total: 1320 | Km deslocamento: 320 | Km SS: 1000 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]