18/11/2024 às 16h06min - Atualizada em 20/11/2024 às 00h01min
Novembro Azul: Galleria Shopping recebe palestra sobre prevenção ao câncer de próstata
Ação com médicos do COC, aberta ao público, acontecerá nesta terça-feira, 19 de novembro, a partir das 19h, no 2º piso
ROSANA SPINELLI - MACCHINA
Tatiana Ferro / Divulgação Galleria Shopping A campanha Novembro Azul ganha mais uma importante ação voltada à conscientização sobre o câncer de próstata. Nesta terça-feira, 19 de novembro, a partir das 19h, no 2º piso do Galleria Shopping, em Campinas, médicos do Centro de Oncologia Campinas destacarão que o caminho da prevenção é o principal meio para superar a doença. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. As iniciativas do Novembro Azul têm como destaque a disseminação da informação de que o diagnóstico precoce promove a cura. O tratamento alcança até 95% de chances de êxito quando o tumor de próstata é detectado em fase inicial. O motivo de reforçar a necessidade de exames preventivos regulares também se baseia no fato de que, na maioria das vezes, quando surgem sintomas para o câncer de próstata é porque a doença já avançou. A palestra é organizada em parceria com a loja Blue Lord, que realiza a campanha “A prevenção está na moda!” junto a seus clientes e a sociedade em geral. “A Blue Lord apoia a campanha Novembro Azul com o objetivo de conscientizar seus clientes e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de diversas doenças que afetam os homens, dentre elas, a mais prevalente, o câncer de próstata”, detalha Gustavo Frison, diretor da Blue Lord. “Com essa iniciativa, o COC e a Blue Lord demonstram seu compromisso com a saúde masculina e inspiram outras empresas a se engajarem na causa do Novembro Azul”, observa o oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas. “Unindo forças, essas duas instituições buscam promover a prevenção do câncer de próstata e incentivar o cuidado com a saúde do homem”, acrescenta. O evento é organizado em parceria com a loja Blue Lord, com patrocínios do Outback Steakhouse, Unicred, Dahruj, UniFAJ, UniMAX e UniEduK e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Galleria Shopping. O câncer de próstata O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados anualmente, com uma taxa de mortalidade em torno de 15 mil óbitos por ano. Esse tipo de câncer é mais comum em homens acima dos 50 anos e é influenciado por fatores genéticos, estilo de vida e até características étnicas, sendo mais frequente em homens negros. “Os sintomas do câncer de próstata geralmente aparecem em estágios avançados e incluem dificuldade para urinar, necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite, e dor pélvica. Muitos homens não apresentam sintomas nas fases iniciais, o que reforça a importância de exames de rastreamento, como o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico), especialmente a partir dos 50 anos, ou dos 45 anos para aqueles com histórico familiar ou outros fatores de risco”, indica Fernando Medina. Conhecer os fatores de risco significa chegar mais perto de um diagnóstico precoce da doença. Cerca de 60% dos casos ocorrem em homens negros. Nove em cada dez diagnósticos de câncer de próstata no Brasil são em homens a partir dos 55 anos de idade. História da doença na família antes dos 60 anos e sobrepeso ou obesidade também contribuem para o risco aumentado de desenvolvimento da neoplasia. Ações do Novembro Azul O Centro de Oncologia Campinas dedicou o mês de novembro a diferentes iniciativas de prevenção e cuidados direcionados à prevenção do câncer de próstata. Todas as segundas-feiras, especialistas realizam palestras no auditório do COC. As informações também são levadas a empresas e associações por meio do programa de palestras do COC. Desenvolvido ao longo de todo o ano, o programa de palestras envolve orientações sobre diferentes tipos de câncer lembrados mensalmente por meio de campanhas mundiais, como mama, pele, cólon e pulmão. No próximo dia 30 de novembro, o COC realizará em sua sede mais uma edição do Sábado sem Câncer, uma ação solidária que atenderá gratuitamente 500 homens para exames de prevenção e detecção de câncer de próstata. Não é preciso fazer inscrição. Basta comparecer à sede do COC, entre 8h e 13h, levando um documento com foto, e pegar uma senha. Sobre o COC O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras. Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon). Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos. O Centro de Oncologia Campinas carrega mais de 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400. Sobre a Blue Lord Referência em moda masculina, a BLUE LORD é uma marca contemporânea fundada em 2015 que traz em suas coleções um estilo de vida urbano, dinâmico e cosmopolita, oferecendo um guarda-roupa completo para o homem com um portfólio de produtos básicos, versáteis e atemporais, reconhecidos pela excelência de seus materiais, qualidade de acabamento e detalhes exclusivos. Sua loja conceito se localiza no Galleria Shopping, em Campinas/SP e além da marca Blue Lord, representa grifes internacionais consagradas como a inglesa Fred Perry e a californiana 7 For All Mankind. Sobre o Galleria Shopping Com arquitetura diferenciada e um ambiente paisagístico que valoriza as áreas livres e arborizadas, o Galleria Shopping foi responsável por introduzir no país o conceito de lifestyle, principalmente por seguir o estilo de um open mall. O empreendimento, que pertence à Iguatemi S.A., destaca-se como um dos mais sofisticados centros de compras do país e apresenta um mix de operações completo formado por lojas especializadas em moda e acessórios, além de opções de gastronomia, serviços, lazer e entretenimento. Adicionalmente, o shopping faz parte de um complexo multiuso e oferece conforto e conveniência para os clientes. Para mais informações, basta acessar o site. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROSANA MARIA SPINELLI
[email protected]