14/11/2024 às 16h54min - Atualizada em 16/11/2024 às 00h00min
Alloha Fibra apresenta lucro líquido de R$45,4 milhões no acumulado dos nove primeiros meses do ano
• De janeiro a setembro, EBITDA totalizou R$ 585 milhões, aumento de 12% frente ao ano passado. Com processo de integração concluído, empresa retoma movimento de aquisições e expansão no País
LUCAS RODRIGUES CUNHA
Divulgação São Paulo, 14 de novembro de 2024 – A Alloha Fibra, quarta maior empresa do Brasil em número de assinantes e extensão de fibra óptica e principal player independente no setor, continua sua jornada de crescimento com resultados sólidos no 3T24. A operadora registrou lucro líquido pelo terceiro trimestre consecutivo. No 3T24, o lucro líquido foi de R$ 27,6 milhões, revertendo prejuízo de R$ 22 milhões em relação ao 3T23¹. Nos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido acumulado foi de R$ 45,4 milhões, uma evolução superior a 272% em comparação ao mesmo período de 2023. A receita operacional líquida no trimestre foi de R$ 424,7 milhões, um aumento de 4,4% em relação ao 3T23¹. De janeiro a setembro, a receita acumulada atingiu R$ 1,26 bilhão, um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O EBITDA do 3T24 totalizou R$ 199,7 milhões, representando R$ 585 milhões no acumulado do ano, um aumento de 12% frente aos R$ 521,9 milhões registrados em 2023¹. A margem EBITDA acumulada em 2024 chegou a 47%, incremento de quatro pontos percentuais em comparação a 2023, impulsionado por sinergias operacionais e financeiras decorrentes do processo de integração. “O crescimento que observamos neste trimestre reflete a força do nosso time, da nossa gestão e a capacidade de adaptação que demonstramos ao longo do ano. Continuamos focados em nossa disciplina financeira e na busca por uma melhor qualidade no atendimento, eficiência, produtividade e, acima de tudo, pelo fortalecimento da nossa empresa no mercado brasileiro nesta reta final do ano”, salienta o CEO Lorival Luz. Em termos de captações, em agosto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 148 milhões, que serão utilizados para expandir a disponibilidade de serviços de fibra óptica em 18 municípios no Maranhão e 9 no Pará. Chancelando a credibilidade da empresa no mercado, foi aprovada, em outubro, a contratação de uma segunda linha de crédito junto ao BNDES, no valor de R$ 192 milhões. Oriunda do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), essa nova linha de crédito visa ampliar a cobertura de banda larga fixa em 81 municípios, beneficiando mais de 300 mil pessoas. Dessa forma, a empresa poderá atuar em mais 22 cidades do Maranhão, 12 cidades no Pará, 16 no Ceará, 10 no Piauí, 4 no Sergipe, 6 municípios no Rio de Janeiro, 7 no Mato Grosso do Sul e mais 4 no Paraná, expandindo sua atuação nesses Estados. O terceiro trimestre de 2024 ainda foi marcado pela realização de iniciativas voltadas à agenda de sustentabilidade. A companhia aderiu ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil, iniciativa de adesão voluntária que se baseia em compromissos assumidos pelas empresas participantes para implementar princípios universais de sustentabilidade e tomar medidas que apoiem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Em parceria com a Megatelecom, também levou internet de alta qualidade para 29 aldeias indígenas da Paraíba, impactando positivamente cerca de 5 mil pessoas das comunidades locais, que se dedicam à agricultura, pesca e ecoturismo. Debêntures Alinhado com seus objetivos de crescimento, foi concluída hoje a oferta pública da oitava emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, no montante de R$ 250 milhões, conforme a Lei 12.431. A emissão é em série única, com prazo de 7 anos, amortizações no 6º e 7º ano, e taxa de NTNB + 1,65%, representando uma redução de 0,10 p.p. em relação à debênture emitida pela própria companhia em agosto. A operação está respaldada em projeto prioritário pelo Ministério das Comunicações para implantação de redes de transporte, redes de acesso e infraestrutura de telecomunicações. Aquisição Com desempenho operacional e financeiro estável, endividamento controlado e caixa reforçado, a Alloha retomou sua estratégia de aquisições no País. Em outubro, a Superintendência de Competição da Anatel e a Superintendência Geral do CADE aprovaram a compra da operadora maranhense Atex Telecom, pelo valor de R$ 73 milhões. O processo foi concluído na última segunda-feira, dia 11 de novembro. “Esta transação representa um importante passo para a empresa no mercado brasileiro”, de acordo com Lorival Luz. A aquisição permitirá a expansão de atuação no estado do Maranhão, adicionando uma rede de infraestrutura escalável e de alta capacidade, distribuída em 31 cidades e com a possibilidade de atendimento para 393 mil domicílios. Com sede na cidade de Imperatriz, a Atex adiciona à base B2C Giga Mais Fibra cerca de 63 mil clientes, de acordo com os dados da Anatel, retomando o plano de expansão inorgânico da Companhia e reforçando o compromisso de entregar internet de qualidade para a região Nordeste do Brasil, conectando cada vez mais pessoas, ideias e negócios. “Faremos uma integração nos próximos meses de forma bastante cuidadosa, respeitando a todos e dando transparência total a cada movimento que ocorrerá neste processo”, reforça o CEO da Alloha. “Temos um time de excelente qualidade na Atex, que conhece o mercado naquela região. A partir de agora, vamos unir o que cada um tem de melhor. Essa união vai nos deixar mais fortes e mais preparados para avançar no mercado de fibra óptica no País.” ¹ Em setembro de 2023, os resultados da DB3 e Mob Serviços (incorporada pela DB3 em 1º de novembro de 2023) não eram consolidados na Giga Mais Fibra Telecomunicações S.A. O processo de reestruturação societária ocorreu a partir denovembro de 2023, quando os resultados de todas as empresas do Grupo passaram a ser consolidados na Giga Mais Fibra Telecomunicações S.A. Para fins comparativos na Mensagem da Administração, efetuamos a consolidação “pró-forma” de setembro de 2023 com a Giga Mais Fibra Telecomunicações S.A. incluindo os dados da DB3. Sobre a Alloha Fibra A Alloha Fibra é a quarta maior empresa em número de assinantes e extensão de fibra óptica do País e o maior player independente neste segmento. Com atuação em todo o Brasil, está presente em 864 cidades brasileiras em 22 estados, reunindo 1,6 milhão de clientes no B2B e B2C. A história da Alloha Fibra teve início em 2018, como um projeto promissor que se tornou um completo ecossistema de conectividade para pessoas e empresas. Hoje, com cerca de 5 mil colaboradores, atua sob uma única marca comercial: Giga+ Fibra, para o mercado consumidor, e a Giga+ Empresas voltada ao mercado B2B. O propósito da Companhia é conectar pessoas, negócios e ideias, contribuindo para a inclusão digital e social. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS RODRIGUES CUNHA
[email protected]