14/11/2024 às 15h14min - Atualizada em 15/11/2024 às 00h17min

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro participa da FLUP (Festa Literária das Periferias) com mesa redonda e show, no dia 17/11, ambos no Circo Voador

BEATRIZ SAMPAIO
El Chojín
Instituto Cervantes do Rio de Janeiro participa da FLUP (Festa Literária
das Periferias) com mesa-redonda e show, no dia 17/11, ambos no Circo Voador

Como já é tradição no calendário que celebra o Dia da Consciência Negra, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro realiza atividades que integram uma agenda própria, dentro do programa “Espanha Afro”. Este ano não será diferente: foram organizados dois eventos dentro da FLUP, no dia 17 de novembro, no Circo Voador. O primeiro deles, uma mesa-redonda intitulada “Roda a saia, gira a vida”, às 17h30, em que o ICRIO atua como colaborador na vinda da escritora equatoriana Yuliana Ortiz. No segundo, organiza o show do renomado rapper madrilenho El Chojín, que está em turnê pelo Brasil, coordenada nacionalmente pelo Instituto Cervantes de São Paulo (com a coorganização da Embaixada da Espanha). Chojín fará seu show às 23h30, no contexto FLUP do “Baile do Ademar”.

Confira todos os detalhes sobre os dois eventos

Mesa-redonda Roda a saia, gira a vida”
Data e hora: 17/11/2024, domingo, das 17h30 às 19h
Local: Circo Voador/Palco Ori Debate – FLUP (Festa Literária das Periferias)
Participantes: Marithea – Yuliana Ortiz (com a colaboração do Instituto Cervantes RJ) – Ana Paula Lisboa
Mediação: Luiza Romão
Acesso: entrada franca
O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro apoia, por mais um ano, este fundamental festival e feira cultural que é a FLUP – Festa Literária das Periferias. Nesta mesa de conversa, colaboramos com a presença da escritora equatoriana Yuliana Ortiz.
A temática desta atividade falará sobre o jongo, os tambores de crioula, as tias do samba - os muitos ritmos que atravessaram o Atlântico e que ganham novas camadas quando as mulheres começam a rodar a saia, fazendo a vida girar num transe, capaz de nos transportar para uma dimensão em que o passado, o presente e o futuro confluem nas rimas de Marithea, no Carnaval de Yuliana Ortiz e no sorriso negro de Ana Paula Lisboa.

Biografia resumida Yuliana Ortiz (Equador)
Romancista, poeta e DJ equatoriana, autora do romance Febre do Carnaval (Bazar do Tempo), com um livro de poesia já publicado no Brasil e com um romance a ser publicado na Flup. Vencedora de vários prêmios internacionais.

Show “A palavra na música: Turnê El Chojín no Brasil”
Data e hora: 17/11/2024, domingo, às 23h30
Local: Circo Voador - Rua dos Arcos, s/n. Centro - RJ
Acesso: entrada franca
Resumo:
No âmbito do programa “A palavra na música”, foi organizada uma turnê do artista madrilenho El Chojín em três cidades no Brasil. El Chojín, artista de Madri, há mais de 25 anos decidiu se aventurar no mundo da arte usando as palavras como arma, direcionadas a todos que estejam dispostos a ouvir. Com o Hip Hop como base e o Rap como fonte, esses são os sinais de identidade desse artista que possui mais de 15 álbuns no mercado e inúmeras colaborações com artistas de diversos estilos, sendo caracterizado por seu compromisso e destacado trabalho social através da música. Filho de pai da Guiné Equatorial e mãe da região espanhola de Extremadura, nasceu na cidade madrilena de Torrejón de Ardoz. Ele se destaca pela profunda crítica social que aborda em suas músicas, mantendo-se engajado no uso das palavras como instrumento de transformação para todos que estejam dispostos a escutar.
Com uma longa carreira, mais de 15 álbuns lançados, diversas colaborações e ações de forte caráter social através da música, ele possui, entre outras distinções, o recorde do Guinness World Records como "MC mais rápido", ao conseguir cantar 921 sílabas em um minuto com a canção Vo-ca-li-za, em 2008. Em suas letras, há frequentes alusões à não violência, ao combate ao consumo de drogas – incluindo o álcool – e ao racismo, e organizações como a Anistia Internacional utilizaram suas músicas em campanhas contra a violência de gênero e sobre imigração. O show no Rio de Janeiro será no festival FLUP – Festival Literário das Periferias, na emblemática sala de espetáculos do Circo Voador.














 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ LOPES SAMPAIO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.