14/11/2024 às 14h19min - Atualizada em 15/11/2024 às 00h11min
Como fortalecer sua marca para alavancar suas vendas?
Para o estrategista em marketing, Jaime Bouquard, o aumento das vendas depende muito mais de estratégias de fortalecimento do que de períodos específicos
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Comunicação Jaime Boquard O estrategista de marketing, Jaime Bouquard bate na tecla do fortalecimento de uma marca para que ela alcance o sucesso. Foi-se o tempo em que ter uma empresa funcionando e apostar em grandes promoções era suficiente para alavancar as vendas. “Para fortalecer uma marca é necessário identificar seus pontos fortes e diferenciais competitivos e através disso entender, de forma estratégica, em quais lugares a marca não pode deixar de estar. É através disso que desenvolvemos uma comunicação que encontre as pessoas ideais, que buscam este produto ou serviço em determinado momento”, explica ele E o que é uma marca? Para o profissional são elementos únicos e exclusivos, verbais e não verbais e visuais, que servem para identificar e posicionar uma categoria de serviços ou produtos, tornando-a única. Algo importante para Jaime é encontrar os canais certos para focar a comunicação. Por exemplo, para profissionais de modo geral a assessoria de imprensa pode ser algo bem interessante, a fim de atestar autoridade, não deixando de estar nos canais de mídias sociais, com frequência. Já no caso de clínicas, é crucial que o Google entre em ação com informações claras e bem escritas, com blogs, localização, para que facilite que o paciente, ao pesquisar a encontre. Outro ponto importante aqui são as avaliações. “É muito importante para as clínicas que haja boas avaliações. E esse olhar, essa estratégia passa pelo assessor de marketing que atende essa conta”, destaca ele. Fortalecimento de marca tem relação direta com análise de métricas. Os dados são essenciais e estes podem ser retirados tanto de redes sociais como de vendas. De acordo com Jaime, se você está tendo uma queda muito grande no número de seguidores ou uma queda de vendas não compatível com o mercado, é interessante que você reavalie a sua comunicação, porque nesse ponto você vai identificar que as pessoas não estão conseguindo entender claramente o que você faz. E aí um plano de ação é necessário para que você consiga voltar novamente aos trilhos e ao crescimento. E como manter essa marca em evidência? O estrategista aposta que nem sempre surfar na onda de grandes promoções é um bom caminho. Em relação às promoções aleatórias, ele se coloca um pouco contra a estratégia de muitas delas durante o ano. Para ele, toda vez que uma marca faz uma promoção, ela automaticamente coloca a marca também em liquidação. Como se ela demonstrasse que a marca não vale tanto quanto ela gostaria de cobrar. Nesse sentido, Jaime recomenda cautela e foco em momentos em que realmente haja necessidade dessa promoção. “No caso da Black Friday, por exemplo, pode ser um momento excelente de se fazer uma promoção para não perder uma vantagem competitiva, visto que todos os concorrentes estarão fazendo. Mas, se sua marca não precisa dessa Black Friday, você também não precisa ‘surfar’ nessa onda porque está todo mundo fazendo e pode guardar suas fichas para outra ocasião”, aconselha. Já em relação ao Natal e ao Réveillon, o profissional não considera datas interessantes para promoção. Segundo ele, são datas em que é necessário trazer novidades em produtos, fazer uma comunicação mais assertiva. Já no mês de janeiro, onde há uma queda comum nas vendas, pode sim ser, para ele, um bom momento para uma liquidação bem elaborada. “Através do planejamento, você consegue ver datas comemorativas importantes, se planejar antecipadamente e fazer boas vendas no momento certo”, afirma. Estar atento a datas, temas e causas sociais também pode ajudar no fortalecimento da marca e aumento de vendas, mas é a continuidade e uma distribuição assertiva do orçamento de marketing o principal caminho, para Jaime Bouquard. “O que acontece muitas vezes é que as marcas acabam gastando uma parte muito grande do orçamento delas com um plano específico, como, por exemplo, 90% de investimento em tráfego pago e 10% com o do profissional da área. Só que ela precisa lembrar que, se o concorrente dela está fazendo essa mesma coisa, ela não tem uma vantagem competitiva. Então é interessante que você consiga distribuir esse orçamento, às vezes outras mídias, que podem ser um outdoor, campanhas em rádio, podcasts, televisão, entre outras mídias. É importante que você tenha um olhar bem atento para tudo que está rolando no seu mercado”, conclui. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA MARIA SILVEIRA
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