13/11/2024 às 12h54min - Atualizada em 14/11/2024 às 00h07min
8º Festival Ópera na Tela ocupa o Parque Lage por 11 dias, a partir de 23 de novembro, e retorna a São Paulo depois de seis anos
Evento celebra Puccini no centenário de sua morte com projeções de espetáculos inéditos da mais recente temporada lírica europeia e traz ainda obras de outros sete compositores, como Bizet e Verdi
HENRIQUE VIEIRA
Divulgação / Ópera na Tela A já tradicional tenda com capacidade para 500 pessoas, que abriga o imenso telão de 14x8m, voltará a ocupar a área externa do Parque Lage a partir de 23 de novembro, quando começa a oitava edição do festival Ópera na Tela. Até 3 de dezembro, serão onze dias consecutivos de programação – com destaque para as obras Turandot, La Bohème, Tosca e La Rondine, de Giacomo Puccini, homenageado no centenário de sua morte –, além de uma seleção de grandes títulos de Bizet, Strauss, Verdi, Massenet Offenbach, Delibes e Ponchielli, apresentados em montagens recentes nas mais prestigiosas casas de ópera da Europa. A novidade este ano é a expansão do festival com seu retorno a São Paulo, que sediou uma edição em 2018 e este ano acontece de 26 de novembro a 1º de dezembro, na Sala do Conservatório, no Theatro Municipal. Com a proposta de democratizar o acesso à ópera e tornar o gênero mais popular através de um evento marcado pela informalidade e uma programação de excelência, o festival Ópera na Tela abre mão do rigor dos teatros e deixa a plateia livre e à vontade para este momento de contemplação, sem abrir mão da alta qualidade de imagem e som, além de um serviço de bar e restaurante que funciona durante toda a noite, assinado pelo chef Frédéric Monnier. As mais de 24 mil pessoas que lotaram as edições passadas atestam que a ideia deu mais do que certo. Todas as produções têm legendas em português e cada sessão terá uma apresentação inicial, que explicará a obra em questão. Na sequência do Festival, os filmes são programados para exibição de 4 a 20 de dezembro, no CCBB Rio, e de 3 a 20 de dezembro no Cine Marquise, em São Paulo, garantindo ainda mais acessibilidade para o gênero: “Ficamos muito felizes com nosso retorno a São Paulo no calendário do Ópera na Tela pela segunda vez, o que vai contribuir ainda mais para a popularização do gênero”, comemoram Emmanuelle e Christian Boudier, da Bonfilm, idealizadores e produtores do Festival. As atividades formativas do projeto são compostas por ações realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, incluindo quatro palestras do professor e musicólogo Rodolfo Valverde, no Parque Lage e CCBB Rio, e uma Masterclass de Canto Lírico gratuita com Eleonora Pacetti, que acumula mais de 15 anos de experiência e é especializada no acompanhamento profissional de jovens artistas e na preparação de papéis para profissionais na França, Itália e Portugal. Em São Paulo, a masterclass será ministrada pelo maestro e pianista Ramon Theobald, bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou dois períodos do bacharelado na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, na classe do Prof. Dr. Michael Uhde, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre CAPES e DAAD e integrou a Académie de l’Opéra national de Paris em setembro de 2021. A artista convidada pelo festival este ano é a cantora lírica russa Kseniia Proshina. Formada pela Academia de Artes de Samara, a soprano já acumula diversos prêmios de prestígio em países como Espanha, Estônia e Itália. Ela será a atração de abertura do Festival, com um recital ao vivo no Parque Lage, no dia 23 de novembro. Durante toda a programação, o Ópera na Tela contará com serviço de bar, com drinks e um cardápio exclusivo composto de comidinhas e sopas assinadas pelo chef francês Frédéric Monnier. O Festival tem patrocínio master do Crédit Agricole, patrocínio da Persol, Edenred e Servier, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e PROAC CULTSP. PROGRAMAÇÃO: Sábado, 23/11 - Recital de Kseniia Proshina (aprox. 1h), seguido de La Périchole (2h) Domingo, 24/11 - Macbeth (2h26) Segunda, 25/11 - Os Pescadores de pérolas (2h) Terça, 26/11 - Elektra (1h47) Quarta, 27/11 - Don Quixote (2h05) Quinta, 28/11 - Lakmé (2h15) Sexta, 29/11 - Palestra de Rodolfo Valverde (1h30) seguida de Turandot (2h20) Sábado, 30/11 - Palestra de Rodolfo Valverde (1h30) seguida de La Bohème (2h) Domingo, 01/12 - Tosca (2h15) Segunda, 02/12 - La Rondine (A andorinha) (1h56) Terça, 03/12 - La Gioconda (3h20) SERVIÇO Festival Ópera na Tela
www.operanatela.com De 23 de novembro a 3 de dezembro, às 19h Local: Parque Lage Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia) Vendas: no site sympla a partir do dia 10/11 e no local (Tenda do Festival - Parque Lage) todas as noites a partir de uma hora antes do filme começar. Classificação indicativa: 14 anos Informações: [email protected] Palestras Rodolfo Valverde Endereço: Parque Lage Datas: 29/11, de 16h30 às 18h (Tosca e Turandot) 30/11, de 16h30 às 18h (La Rondine e La Bohème) Endereço: CCBB Rio Datas: 4/12, de 16h às 17h30 (O Apogeu da ópera romântica italiana: Verdi e Puccini) 5/12, de 16h às 17h30 (Ópera à francesa e o Modernismo germânico: Bizet, Delibes, Offenbach, Massenet e Richard Strauss) Entrada franca SOBRE OS FILMES: LA PÉRICHOLE, de Jacques Offenbach Filmada no Théâtre des Champs Elysées (2023) Duração: 2h Ópera-bufa em três atos Libreto de Ludovic Halévy e Henri Meilhac Inspirada na peça de Prosper Mérimée: Le Carosse du Saint-Sacrement Cantada em francês / Encenada pela primeira vez a 6 de outubro de 1868 no Théâtre des Variétés, em Paris, numa versão em dois atos, mais tarde adaptada para três atos e quatro quadros a 25 de abril de 1874 ainda no Varietés. Maestro: Marc Minkowski Direção e figurinos: Laurent Pelly Direção do coral: Salvatore Caputo Les Musiciens du Louvre Coro da Ópera Nacional de Bordeaux ELENCO: Marina Viotti (La Périchole, mezzo-soprano) Stanislas de Barbeyrac (Piquillo, tenor) Laurent Naouri (Don Andrés de Ribeira, vice-rei do Peru, barítono-baixo) Rodolphe Briand (Conde Miguel de Panatellas, tenor) SINOPSE: Em Lima, após diversas peripécias, um casal de cantores ambulantes indigentes consegue levar a melhor sobre o vice-rei do Peru, um obstinado falocrata. MACBETH De Giuseppe Verdi Filmada no Festival de Salzburgo (2023) Duração: 2h26 Ópera em quatro atos / Libreto de Francesco Maria Piave e Andrea Maffei Inspirada na tragédia de William Shakespeare / Encenada pela primeira vez no Teatro della Pergola, em Florença, a 14 de março de 1847 / Cantada em italiano / Direção: Krzysztof Warlikowski Maestro: Philippe Jordan Orquestra Filarmônica de Viena Coro da Ópera do Estado de Viena dirigido por Jörn Hinnerk Andresen ELENCO: Asmik Grigorian (Lady Macbeth, soprano) Vladislav Sulimsky (Macbeth, barítono) Tareq Nazmi (Banco, baixo) Jonathan Tetelman (Macduff, tenor) SINOPSE: Três feiticeiras anunciam ao general Macbeth que ele está destinado a ser o rei da Escócia. Encorajado por sua mulher, ele mata o rei, assume o trono e, em seguida, movido por sua paranoia, assassina outras pessoas. Tem início uma guerra civil para depor Macbeth, provocando mais mortes. OS PESCADORES DE PÉROLAS De Georges Bizet Filmada no Théâtre du Capitole de Toulouse (2024) Duração: 2h Ópera em três atos / Libreto de Eugène Cormon e Michel Carré / Cantada em francês Encenada pela primeira vez no Théâtre Lyrique, em Paris, em 1863 Direção: Thomas Lebrun Maestro: Victorien Vanoosten Orquestra Nacional do Capitole de Toulouse Coro do Capitole ELENCO: Anne-Catherine Gillet (Leila, soprano) Mathias Vidal (Nadir, tenor) Alexandre Duhamel (Zurga, barítono) Jean-Fernand Setti (Nourabad, barítono) SINOPSE: Situado na ilha do Ceilão, o libreto conta como o pacto de amizade entre dois homens se vê ameaçado pelo amor de ambos pela mesma mulher, ela própria dividida entre sua atração pelo pescador Nadir e seu voto de castidade como sacerdotisa. ELEKTRA De Richard Strauss Filmada no Festspielhaus Baden-Baden (Festival de Páscoa) Duração: 1h47 Ópera em um ato Libreto de Hugo von Hofmannsthal, inspirado na peça do mesmo nome estreada em 1903. Cantada em alemão/ Apresentada pela primeira vez em 25 de janeiro de 1909 na Königliches Opernhaus, em Dresden (Alemanha) Maestro: Kirill Petrenko Direção: Philipp M. Krenn e Philipp Stölzl Orquestra Filarmônica de Berlim ELENCO: Nina Stemme (Elektra, soprano) Michaela Schuster (Clitemnestra, mezzo) Elza van den Heever (Crisotemis, soprano) Johan Reuter (Orestes, barítono-baixo) SINOPSE: Ao voltar da Guerra de Troia, Agamênon é assassinado por sua mulher, Clitemnestra, e pelo amante desta, Egisto. Elektra, filha de Clitemnestra e de Agamênon, leva seu jovem irmão para longe, para protegê-lo. DON QUIXOTE De Jules Massenet Filmada na Ópera de Paris Bastille (2024) Duração: 2h05 Comédia heroica em cinco atos Libreto em francês de Henri Cain Apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte-Carlo, a 24 de fevereiro de 1910. Adaptado de Don Quixote, de Miguel de Cervantes, a partir da peça de teatro Le Chevalier de la Longue-Figure, de Jacques Le Lorrain. Cantada em francês Maestro: Patrick Fournillier Direção: Damiano Michieletto Orquestra da Ópera Nacional de Paris ELENCO: Christian van Horn (Don Quixote, baixo) Gaëlle Arquez (Dulcineia, mezzo-soprano) Etienne Dupuis (Sancho Pança, barítono-baixo) SINOPSE: Obcecado pela busca de um amor ideal e apaixonado por Dulcineia, a quem na verdade jamais encontrou, Don Quixote decide lutar para libertá-la de um suposto encantamento lançado por feiticeiros. Acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, ele se envolve em uma série de aventuras extravagantes. LAKMÉ De Léo Delibes Filmada na Opéra Comique de Paris (2024) Duração: 2h15 Ópera em três atos / Libreto de Edmond Gondinet e Philippe Gille / Encenada pela primeira vez a 14 de abril de 1883 na Opéra Comique de Paris / Cantada em francês Direção musical: Raphaël Pichon Direção e figurinos: Laurent Pelly Coro e Orquestra Pygmalion ELENCO: Sabine Devieilhe (Lakmé, soprano) Frédéric Antoun (Gerald, tenor) Ambroisine Bré (Mallika, mezzo-soprano) Stéphane Degout (Nilakantha, barítono) Philippe Estèphe (Frederick, barítono) SINOPSE: Em uma Índia recentemente colonizada, o amor à primeira vista entre um oficial britânico e a filha de um brâmane desperta tensões entre as duas comunidades TURANDOT De Giacomo Puccini Filmada no Teatro Alla Scala de Milão (2024) Duração: 2h20 Opera em 3 atos Maestro: Michele Gamba Diretor: David Livermore ELENCO: Ana Netrebko (Turandot) Raul Gimenez (Emperador Altoum) Vitalij Kowaljow (Timur) Yusif Eyvazov (Calaf) Rosa Feola (Liu) SINOPSE: A princesa Turandot, por vingança contra estrangeiros por terem matado uma de suas ancestrais, não quer se casar e propõe que aquele que desejar desposá-la deverá responder a três enigmas. LA BOHÈME De Giacomo Puccini Filmada na Arena de Verona (2024) Duração: 2h Ópera em quatro atos Libreto de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, baseado em Scènes de la vie de bohème, de Henri Murger. Estreia no Teatro Regio de Turim em 1896, sob a regência de Arturo Toscanini. Cantado em italiano Direção: Alfonso Signorini Maestro: Daniel Oren ELENCO: Vittorio Grigolo (Rodolfo, tenor) Juliana Grigoryan (Mimi, soprano) Lucas Micheletti (Marcelo, barítono) Fabio Previati (Schaunard, barítono) Eleonora Bellocci (Musetta, soprano) SINOPSE: Em Paris, em 1830, o poeta Rodolfo, o pintor Marcello, o filósofo Colline e o músico Schaunard levam uma vida despreocupada, típica de jovens artistas. Na véspera de Natal, Rodolfo conhece sua vizinha, Mimi, e é amor à primeira vista. Contudo, o romance apaixonado entre os dois se choca com a dura realidade, marcada pela pobreza e pela doença. TOSCA De Giacomo Puccini Filmada na Arena de Verona (2023) Duração: 2h15 Ópera em três atos / Libreto de Giocosa e Illica, a partir da peça de Victorien Sardou / Encenada pela primeira vez no Teatro Constanzi, em Roma, a 14 de janeiro de 1900 / Cantada em italiano. / Maestro: Francesco Ivan Ciampa Direção: Hugo de Cana Orquestra e Coro da Arena de Verona ELENCO: Sonya Yoncheva (Floria Tosca, soprano) Vittorio Grigolo (Mario Cavaradossi, tenor) Roman Burdenko (Scarpia, barítono) SINOPSE: Na Roma de 1800, a história trágica e tumultuada da cantora Floria Tosca ao tentar lutar para salvar seu amante, o pintor Cavaradossi, de convicções republicanas, do sádico chefe de polícia Scarpia. LA RONDINE (A andorinha) De Giacomo Puccini Filmada no Teatro Alla Scala de Milão (2024) Duração: 1h56 Ópera em três atos Libreto de Giuseppe Adami Apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte Carlo a 27 de março de 1917 Cantada em italiano Orquestra e coros do Teatro Alla Scala de Milão Maestro: Riccardo Chailly Direção: Irina Brook ELENCO: Mariangela Sicilia (Magda, soprano) Rosalia Cid (Lisette, soprano) Matteo Lipi (Ruggero, tenor) Giovanni Sala (Prunier, tenor) Pietro Spagnoli (Rambaldo, barítono) SINOPSE: Magda de Civry, num impulso frívolo, tenta escapar da sua condição de mulher da alta sociedade e de seu amante e protetor Rambaldo. Ela não hesita em satisfazer seu capricho, mesmo que às custas do jovem Ruggero, a quem ela acaba abandonando. LA GIOCONDA De Amilcare Ponchielli Filmada no Teatro San Carlo de Nápoles (2024) Duração: 3h20 Melodrama em quatro atos
Cantado em italiano, baseado na peça Angelo, tirano de Padova, de Victor Hugo. Maestro: Pinchas Steinberg
Diretor: Romain Gilbert Costumes: Christian Lacroix Orquestra, cor e ballê do Teatro di San Carlo ELENCO:
Anna Netrebko (La Gioconda) Eve-Maud Hubeaux (Laura) Alexander Köpeczi (Alvise Badoèro)
Kseniia Nikolaieva (La Cieca)
Jonas Kaufmann (Enzo Grimaldo) Ludovic Tézier (Barnaba) SINOPSE: A ação se passa em Veneza no século XVII. Enzo Grimaldi, um nobre banido de Veneza, retorna disfarçado de marinheiro. É amado pela cantora Gioconda, mas ama Laura, esposa do grande vereador Alvise. Barnaba, um espião que deseja Gioconda, mas que ela rejeita, reconhece Enzo e o denuncia ao conselho. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE VIEIRA SAMPAIO NEVES
[email protected]