O 32º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que acontece de 12 a 24 de novembro em São Paulo, apresenta a sétima edição do MIx Literário, que também traz o tema do festival “é na luz que a gente se encontra”. O evento conta com debates, lançamentos, entrevistas, leituras e premiações. A entrada é gratuita.
Idealizado pelo escritor e curador Alexandre Rabelo, o Mix Literário constrói curadorias que ampliam a diversidade ao contemplar a multiplicidade de identidades de gênero e sexualidade em diálogo com outros contextos sociais, como classe, raça, mercado de trabalho e política.
Um dos destaques, João Silvério Trevisan celebra seus 80 anos com o lançamento de Os sete estágios da agonia, pela editora O Sexo da Palavra, e uma edição crítica de Em nome do desejo, com posfácio do próprio Mix Literário, que será lançado pela Record. Haverá uma leitura dramática com atores cis e trans da adaptação teatral deste primeiro romance, e o próprio Trevisan estará em cena.
O lançamento de Coisa Feita, obra vencedora do V Prêmio Caio Fernando Abreu, do escritor baiano Jordan, contará com as participações de Rico Dalasam e Marcelo Ricardo. O livro apresenta poesias que exploram diferentes aspectos de uma relação homoafetiva entre homens negros, abordando momentos históricos como o pós-abolição, a ditadura militar e a contemporaneidade, sempre desafiando as perspectivas sobre o erotismo desses corpos marginalizados. No mesmo dia, 20/11, no MIS, acontece a entrega dos prêmios Mix Literário e Caio Fernando Abreu, durante a cerimônia de encerramento do Festival Mix Brasil, que será realizada às 19h.
A programação conta ainda com o Workshop de Criação Literária "Entre Identidades e Universalismos" no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, lançamentos dos livros “100 FETICHES” , Organizado por André Medeiros, e “Frases da Ida”, da artista ida Feldman, e muito mais.
Os encontros ocorrerão na Biblioteca Mário de Andrade, Museu da Imagem e do Som, Ocupação Artemísia e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, reunindo escritores queer, roteiristas, dramaturgos e artistas visuais, em diálogos que fortalecem a conexão entre literatura e outras formas de expressão. Nesta edição, será realizada também a quinta edição do Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura, com parceria da Editora Reformatório, além da sexta edição do Prêmio Mix Literário, que concede o troféu Coelho de Prata à melhor publicação queer do ano.
O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério da Cultura, e conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, Spcine e prefeitura de São Paulo e com o apoio cultural do Sesc SP, Embaixada da França, hotel chilli, Scruff e paradaSp e com a parceria da Talent, responsável pela campanha "É na Luz que a Gente se Encontra", vetor zero, evil twin e Paradiso multiplica. Apoio institucional: Teatro Sérgio Cardoso, Museu da imagem e do som, British Council, Instituto Moreira Salles, Mistika e DOT Cine.
Toda a programação do 32º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade poderá ser conferida no site mixbrasil.org.br.
Serviço
32° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
13 a 24 de novembro de Novembro de 2024
Toda programação é gratuita, exceto o show do Gongo e Estéreo MIS - Totô de Babalong.
Instagram: @festivalmixbrasil
Facebook: Festival MixBrasil
Threads: festivalmixbrasil
TikTok: mixbrasil
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]