11/11/2024 às 15h40min - Atualizada em 13/11/2024 às 08h06min
Inovações tecnológicas podem auxiliar prefeitos a enfrentar desafios na saúde, mobilidade urbana, moradia, educação e segurança
Por meio de inteligência artificial e geolocalização, aplicativo ‘Cidades Inteligentes’ traz soluções e informações, e apresenta políticas públicas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para uma administração eficiente e integrada. Tecnologia promete desburocratizar a relação entre cidadãos e prefeitura.
REDAÇÃO
Rodrigo Bueno, fundador da Deja Estratégia, especialista em marketing, gestão de tráfego e análise de dados
Arquivo Pessoal As eleições 2024 definiram os prefeitos de 5.569 cidades brasileiras que pelos próximos quatro anos terão o compromisso de colocar em prática suas propostas apresentadas durante a campanha, e cumprir deveres e responsabilidades inerentes ao chefe do Poder Executivo municipal. Indiscutivelmente, todos os gestores públicos vão enfrentar inúmeros desafios próprios do seu contexto local, além dos gargalos comuns entre boa parte das cidades: mobilidade urbana, moradia, educação, segurança, saúde e, uma questão mundial, a crise climática.
A resolutividade dependerá da identificação minuciosa desses e de outros problemas com celeridade, e as inovações tecnológicas podem ser uma importante aliada. “A tecnologia já é uma realidade na seara política e pensar em gestão pública eficiente é associá-la à comunicação baseada em dados. São diferenciais para gerar atendimentos, trazer soluções, organizar e divulgar as informações, tudo isso feito com sistemas inovadores”, pontua o fundador da Deja Estratégia, Rodrigo Bueno, especialista em marketing, gestão de tráfego e análise de dados.
De acordo com Bueno, o acesso a dados confiáveis e precisos sobre uma cidade é fundamental para uma boa gestão pública e tomada de decisões. “Com base em informações seguras e detalhadas é possível criar programas e políticas que atendam às demandas específicas de cada grupo social. E não só isso, os dados podem ser utilizados para análise estratégica de cenários, prevenindo problemas futuros”, discorre.
A exemplo disso, o aplicativo ‘Cidades Inteligentes’, disponível para os sistemas Android e IOS, tem o propósito de desburocratizar a relação entre cidadãos e prefeituras, buscar soluções e garantir uma administração eficiente e integrada, contribuindo para o desenvolvimento do município. Desenvolvida pelo App Cidades e com análises de cenários fundamentadas pela Deja Estratégia, a ferramenta traz inúmeras funcionalidades para os cidadãos nos âmbitos da saúde, urbanismo, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, segurança e mobilidade, além de módulos de pesquisas, ouvidoria e atendimento via WhatsApp. Para o gestor municipal, o app oferece o painel inteligente que permite visualizar ocorrências por mapas integrados com o Google Maps, soluções viáveis baseadas em indicadores e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e, através da inteligência artificial, acesso a como outras cidades trabalham cada uma das áreas da gestão pública.
“O munícipe pode solicitar serviços como limpeza de lotes e gerar guia de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), fazer denúncias sobre focos de dengue, acionar a Guarda Municipal ou Defesa Civil, abrir chamados de reclamação e sugestões à vigilância sanitária, entre outros. A geolocalização permite acompanhar a tramitação de processos de acordo com a legislação federal, o ônibus e o caminhão de coleta em tempo real”, enumera Rodrigo Bueno.
Na saúde, o especialista em dados explica que o sistema é integrado ao E-Sus, gera certificados digitais de vacinação com validador, alerta sobre a próxima consulta, aferição arterial para hipertensos e hemoglobina glicada para diabéticos e pré-natal, arquiva resultados de exames, problemas e condições, histórico de consultas, permite agendar serviços, como Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e carro da saúde.
Segundo Rodrigo Bueno, “com a tecnologia é possível levar informações e serviços sobre vigilância epidemiológica, como resultados de exames e boletins epidemiológicos, e de zoonoses, como cadastro para vacina antirrábica, ocorrências de infestação de morcego e aranhas, aparição de escorpiões. Na educação, os usuários podem solicitar vagas em creches municipais, acessar o boletim escolar do filho, adicionar a carteirinha digital, que pode ser usada no transporte escolar”.
A plataforma está em uso nas cidades mineiras de Uberaba, Patos de Minas, Barbacena, Varginha, Ouro Branco, São Thomé das Letras, Nova Serrana, Itabirito e Monte Carmelo, com uma boa aceitação entre os munícipes, que destacam a facilidade de acesso e uma maior participação nas decisões municipais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAQUEL GUIMARAES MORENO
[email protected]