11/11/2024 às 15h37min - Atualizada em 13/11/2024 às 08h05min

Circuito Nelore de Qualidade: 297 machos foram avaliados na etapa realizada em Canhotinho (PE)

GRAZIELE OLIVEIRA
Divulgação

Dia 11 de outubro, a cidade de Canhotinho (PE) foi local da 23ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, no frigorífico Masterboi. A etapa foi uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN) com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A organização também recebeu o suporte da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Materboi. 

Ao total foram avaliados 297 animais de 13 pecuaristas. 50% dos animais tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 53% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 21 arrobas.

"A 23ª etapa nacional do Circuito na cidade de Canhotinho foi muito importante e ficamos muito satisfeitos com ela. Observamos a qualidade dos animais e vimos também que os pecuaristas estão cada vez mais dedicados na criação do gado, mantendo sempre a qualidade e eficiência da carne Nelore", comenta Victor Miranda, presidente da ACNB.

Atualmente, o estado de Pernambuco possui mais de dois milhões de cabeças de gado e a cidade de Canhotinho possui um rebanho de cerca de 39.100 cabeças, onde a raça Nelore é predominante.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

A Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos ficou para Marco Antônio de Araújo, da Fazenda São Joaquim (Jurema/PE). Renato Ghirghi, da Fazenda Terra Clara (Manoel Emídio/PI) recebeu a Medalha de Prata e Aluísio José Moura, da Fazenda Capema Gameleira (Bonito/PE) recebeu a Medalha de Bronze. Aluísio também recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens.

Calendário

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:

  • 12/11 - Friboi de Itapetinga (BA)
  • 14/11 - Friboi de Redenção (PA)
  • 19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
  • 20 e 21/11 - Friboi de Mozarlândia (GO)
  • 23/11 - Friboi de Marabá (PA)
  • 28/11 - Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

SOBRE A ACNB  

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.