07/11/2024 às 14h42min - Atualizada em 08/11/2024 às 08h06min

Prá raiá Ngoma - saudação pra chão e céu estreia com temporada de 7 apresentações

CATA - VENTO COMUNICA
Divulgação
Prá raiá Ngoma - saudação pra chão e céu, é um espetáculo de dança inédito e gratuito que estreia no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h30, na 7ª Flipenha, Festa Literária da Penha, no Espaço Mário Zan, no bairro da Penha em SP. A circulação do espetáculo continua em todo o mês de novembro: no dia 15, sexta-feira, na Zona Leste, Comunidade Vila Santa Inês , no Centro de Cultura e Arte Batakere; 16, sábado,  às 21h, São José dos Campos, no CET – Centro de Estudos Teatrais , 17, domingo, em Paraibuna, na 2 ª Edição do Festival Ancestralidança; 20, quarta-feira, às 14h45, Mogi das Cruzes, no Festival de Culturas Pretas, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros; 20, quarta-feira, às 20h, em Piracicaba;  30, sábado, às 10h30, Belo Horizonte – MG.
Prá raiá Ngoma - saudação pra chão e céu, é um espetáculo de dança que traz para a cena mestres da cultura popular dos Congados brasileiros. Antonio Marcio e Silvio Antonio, mestres que, junto a artista Camila Midori , aceitaram o desafio de criar a partir de suas tradições. O espetáculo celebra o poder dos encontros e das encruzilhadas da vida: são três caipiras, cada um com suas raízes e ancestralidade, que se encontram na metrópole para saudar o caminho traçado no chão e anunciado ao céu. A partir de tradições afrodiaspóricas, os artistas criam uma dança de bastões e pés ritmados, eles louvam e abençoam a terra, transformando seus corpos em verdadeiros instrumentos, tambores vivos que ecoam a vibração da vida.
As sete apresentações gratuitas compõem parte das ações do projeto contemplado no Edital nº 03/2023 - Espetáculo de dança inédito - ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Além da temporada de espetáculos, serão oferecidas de forma aberta e gratuita duas oficinas abertas sobre os congados brasileiros, as oficinas ocorrerão no dia 03 de novembro, domingo, na Comunidade Cultural Quilombaque em Perus-SP.
+
Mestre Antônio Márcio dos Santos - Mestre Marcinho dos Santos - Intérprete-criador 
Mestre Antônio Márcio é mestre griot da tradição do Moçambique mineiro, foi capitão de Moçambique da Comunidade Quilombola dos Arturos, localizada em Contagem-MG e já participou de diversas atividades culturais e religiosas, encontrando-se com comunidades e mestres de outros locais. Esta vivência o tornou exímio conhecedor da história e prática dos congados mineiros e como mestre da tradição, já realizou oficinas em vários estados brasileiros, inclusive para diversos artistas que utilizam a linguagem do Moçambique em seus espetáculos.

Mestre Silvio Antônio de Oliveira - intérprete-criador
Mestre Silvio Antônio de Oliveira é mestre griot advindo da tradição dos congados paulistas, nascido no Vale do Paraíba, berço desta cultura, hoje reside em Mogi das Cruzes e há mais de 20 anos trabalha com ações culturais e de educação através das tradições populares. Na grande São Paulo atua como difusor das tradições dos congados, sendo mestre da Kambaiá - Cia. de Moçambique de Bastão, existente desde a sua chegada à cidade de São Paulo e dentre seus muitos trabalhos, destacam-se oficinas e vivências em locais como o Instituto Brincante e o Conservatório de Tatuí, o trabalho como produtor cultural na Abaçaí Cultura e Arte, as palestras e aulas como o Ciclo de formação realizado na Casa Mário de Andrade, o trabalho com arte educação, como sua atuação no Projeto Vocacional, além das ações junto às comunidades negras da cidade, como a Irmandade dos Homens Pretos da Penha de França, onde o mestre teve grande importância como orientador na retomada das tradições da Festa de São Benedito.

Camila Pereira de Souza - Camila Midori - Produtora - co-diretora e intérprete-criadora
Multiartista, Camila é piracicabana, caipira de 37 anos, é mestra em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem pós-graduação em Educação Musical e graduação em História realizada na UNESP-SP, é formada no Método Ivaldo Bertazzo de reeducação do movimento e tem como foco de estudo e criação as manifestações tradicionais afrodiaspóricas. Atua na educação e na arte desde 2007, estudou percussão com Ari Colares e Luis Guello (EMESP), fez a Formação de Jovens Brincantes no Instituto Brincante, integrou o corpo de dança do Balé Folclórico de SP – Abaçaí. Atuou como intérprete-criadora no espetáculo “Para o seu Governo” da Cia Caleidos de Dança (Fomento à Dança-SP). Compôs o Núcleo Pé de Zamba – dança contemporânea-brasileira e integrou o grupo Sambadas – Roda de samba de mulheres LGBTQI+. Atua nos coletivos: Cia Baque Bolado como diretora, produtora e artista, Bloco Feminista - como diretora artística e regente de bateria. É percussionista nos grupos Samba Cabilé, Projeto Nuestro Encontro e Cumbia Calavera. É criadora e diretora dos Projetos Mulher Escrita - encontro de compositoras e Tambureras: aulas corpo-percussivas. Também atua como produtora e articuladora cultural.

Val Ribeiro - co-diretor - supervisor de direção
Val Ribeiro é ator, dançarino, canto, diretor, produtor cultural, arte educador e pesquisador da cultura Afro-brasileira e dos povos originários. É formado em teatro pelo SENAC/ SP, em 2008 inicia suas pesquisas, produções e projetos pedagógicos baseados nas culturas afro-brasileiras e nos povos originários como fonte referencial de vida, estabelecendo parcerias inicialmente com coletivos, grupos e cias: Cia dos Inventivos, Cia teatro Balagan, Cia. Mundu Rodá, Cia de Dança Antônio Nóbrega, Coletivo pretos'soul, Cia Trupé de Artes, Cia Paulicéia e Miolo de teatro, Núcleo Pé de Zamba, Núcleo coletivo 22, Núcleo Flor de Manacá e Cia Pia Fraus, entre outros, sendo que em diversos grupos auxiliou no processo de criação de espetáculos. Ao longo desses 15 anos essas conexões resultaram em intercâmbios culturais e pesquisas cênicas, produção, investigação e formação em dança-teatro a fim de criar elos de produção e investigação cênica no Brasil e no exterior.

Para informações do Projeto siga o Instagram @pra.raia.ngoma
Ficha técnica:

Direção: Val Ribeiro
Co-direção : Camila Midori e Silvana de Jesus
Produção: Camila Midori e Camila Cardoso
Preparação corporal: Silvana de Jesus e Ana Paula Mastrodi
Preparação vocal: Sahra Alencar
Intérpretes-criadores: Camila Midori, Mestre Marcinho dos Santos e Mestre Silvio Antonio
Música-sonoplastia: Carol Oliveira
Designer e Social Media: Luara Arabi
Assessoria de Imprensa: Cata-Vento Comunica
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA MATHEUS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.