07/11/2024 às 17h59min - Atualizada em 08/11/2024 às 08h00min

Alta de 2,9% na demanda dos consumidores por crédito foi registrada em setembro, revela Serasa Experian

Consumidores de todas as faixas de renda registraram crescimento na procura por recurso financeiro

MARIA SOSSMEIER
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Setembro registrou alta de 2,9% na busca dos brasileiros por recursos financeiros, em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa é a terceira alta em 2024 até agora, de acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do BrasilConfira no gráfico abaixo os dados dos últimos 12 meses:

“Apesar do aumento na demanda por crédito em setembro, é importante considerar o contexto econômico atual, marcado por altas taxas de juros e inflação. Esses fatores podem estar pressionando os consumidores a buscarem mais crédito para cobrir despesas e manter o poder de compra Alta na busca do consumidor por crédito em 23 Unidades Federativas”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.  

Ainda segundo o indicador, a tendência de alta foi identificada em 23 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amapá com o maior aumento (26,5%), seguido pelo Amazonas (19,1%) e Pará (12,3%). O Distrito Federal registrou o maior tombo (-10,6%). Veja o levantamento completo a seguir:

Alta em todas as faixas de renda

Em setembro, a busca por crédito aumentou em todas as faixas de renda dos consumidores. Para aqueles que recebem até R$ 500 mensais, a variação anual foi de 1,4%, enquanto todas as outras faixas de renda, de R$ 500 a mais de R$ 10.000 por mês, apresentaram um crescimento uniforme de 3,1%. Confira as informações completas na tabela abaixo:


Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. 
 
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA TERESINHA SOSSMEIER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.