06/11/2024 às 12h18min - Atualizada em 07/11/2024 às 04h14min

Senai e Abrablin firmam parceria para curso de formação profissional em blindagem automotiva

Objetivo é ampliar e garantir mão de obra qualificada em segmento de proteção que não para de crescer no país

DENIS DANA
Freepik
No próximo dia 12 de novembro, a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) lançam o curso de especialização para profissionais de blindagem, com a presença de representantes de montadoras, blindadoras, fabricantes e fornecedores de materiais balísticos. O objetivo do evento é apresentar a parceria que as entidades fizeram para a implementação do curso de especialização profissional em blindagem automotiva, além de destacar a preocupação com a excelência na execução desse tipo de serviço de proteção e a necessidade da especialização de mão de obra no setor.

A conversa entre os representantes das entidades já vem de longa data e a ideia do curso voltado para profissionais do setor é motivada tanto pela alta demanda por blindagem automotiva existente no Brasil quanto pela necessidade de profissionais cada vez mais preparados para lidar com a evolução da indústria automotiva.

Nos primeiros seis meses deste ano, 20.090 carros foram blindados no Brasil, um aumento de mais de 45% na comparação com o mesmo período de 2023, quando 13.936 veículos receberam a proteção. Para a Abrablin, trata-se de um indicativo de que o segmento pode bater um novo recorde ao final do ano, superando os 29.296 carros que receberam a proteção balística no ano anterior.

“Sabemos que a demanda aquecida exige um grande cuidado e um desafio maior para manter a qualidade, sem espaço para que empresas apenas de olho no mercado, mas não na garantia da efetiva proteção procurada por quem deseja um blindado, possam atuar e colocar vidas em risco. Para isso, a Abrablin tem empenhado esforços em iniciativas que elevem essa régua de qualidade”, diz Marino Maciel, vice-presidente da entidade.

Recentemente, a Abrablin, em parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), desenvolveu e passou a emitir uma certificação para empresas blindadoras que passam por avaliação de mais de 100 itens ao longo do processo de blindagem.

Como Senai, o foco será nos recursos humanos. “Faremos junto a unidade Ipiranga do Senai o curso de formação de jovem aprendiz, que oferece aos jovens a oportunidade de aprendizado técnico e qualificado para área e posterior interação com as empresas, de modo a inseri-los no mercado de trabalho. O aluno sai pronto para colocar em prática todo o seu aprendizado”, ressalta Maciel.

Além da certificação IQA/Abrablin e do curso de especialização de mão de obra para o setor de blindagem automotiva, a Abrablin também deve atuar numa terceira frente em busca da excelência no segmento, essa focada no comércio que envolve a blindagem. “Essa frente está sendo pensada e em breve devemos provocar o mercado, de forma a permitir troca de experiências e boas práticas envolvidas na venda de blindagens, assim como de veículos blindados novos e seminovos”, conclui o representante da Abrablin.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Denis Victor Dana
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.