Até o dia 27 de novembro, a pesquisadora, cantora e regente Dani Mattos ministra a oficina “Villa-Lobos Para Todos” para alunos da Universidade Federal de Goiás, UFG. Durante os encontros online, a pesquisadora propõe maneiras lúdicas de vivenciar a música, sem necessidade de instrumentos musicais.
A oficina inclui exercícios e práticas de musicalização desenvolvidas e aplicadas pela regente em seus mais de vinte anos de trabalho com grupos vocais e outras formações musicais. O projeto busca capacitar educadores para integrar a música no processo de ensino-aprendizagem.
Cancioneiro infantil de Villa-Lobos O repertório trabalhado nas oficinas é baseado na pesquisa de músicas infantis brasileiras do maestro Heitor Villa-Lobos. Com seu “Guia Prático – Estudo Folclórico Musical”, o compositor propõe arranjos vocais simples e geniais para o cancioneiro infantil.
Heitor Villa-Lobos imortalizou diversas canções infantis de tradição oral que, sem sua dedicação, poderiam ter se perdido ao longo do tempo. Obras infantis como “A Canoa Virou”, “ Capelinha de Melão”, “ Bam-ba-lalão”, “Xô, Passarinho”, “Terezinha de Jesus”, entre outras, são conhecidas em todo o Brasil.
Novas gerações Ao integrar essas melodias em suas oficinas, a regente Dani Mattos pretende preservar essa herança musical brasileira.
“A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos, a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica a regente Dani Mattos.
Sem instrumentos musicais A música desempenha um papel fundamental na aprendizagem e contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, neurológico e linguístico.
‘Nos encontros, queremos mostrar que a música pode ser trabalhada pelos professores, mesmo sem a necessidade de instrumentos musicais ou profissionais especializados. Para isso, usamos o ritmo, memória, concentração, criatividade e socialização”, destaca a regente.
Distribuição de Cartilhas O projeto “Villa-Lobos Para Todos” distribuirá gratuitamente cartilhas didáticas impressas com atividades interdisciplinares para as entidades participantes, bibliotecas, Instituições do terceiro setor e universidades. Instituições de Goiás ou São Paulo interessadas em receber a cartilha impressa podem entrar em contato pelo e-mail:
[email protected]. As oficinas virtuais serão disponibilizadas no Canal da artista no YouTube.
O espetáculo "Villa-Lobos para Todos" 2ª edição é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Saga via Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Conta também com o patrocínio da Trousseau e apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo. A produção executiva é de Pedro Cavalcante e Mosaico Produções. Uma realização Dani Mattos e Ministério da Cultura.
Serviço:
Oficinas “Villa-Lobos Para Todos”
Oficinas online - Goiânia: 6,13 e 27/11/2024
Informações:
[email protected].
https://villalobosparatodos.com.br/
Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/
Instagram: @danimmattos e @7melodica