A edição de 2024 da Canal 3 Expo levou mais de 4.500 pessoas ao STATE Innovation Center, em São Paulo (SP), consolidando-se como a maior feira de games antigos do país. O evento, que encerrou no domingo (3), reuniu 140 estandes focados na cultura dos videogames, especialmente os mais nostálgicos.
Distribuídos por todo o espaço, os pontos de venda de produtos relacionados à cultura geek e os locais de troca de artigos de games foram os mais movimentados. Os campeonatos de The King of Fighters 2002 – Arcade, Street Fighter e Mario Kart, entre outros jogos, também marcaram presença na programação da Canal 3 Expo.
A programação do evento seguiu a premissa do primeiro dia, sábado (2), com atrações de game music e anime music, palestras e exibições ao longo do final de semana.
Entre os palestrantes, Nino Megadriver discutiu a preservação de jogos arcade; Marco Lazzeri falou sobre a importância da segunda geração na história dos videogames; Rique Sampaio abordou o sonho interrompido dos computadores e games brasileiros nos anos 80 e 90; Erika Caramello tratou da monetização de jogos independentes; e Fábio Trentas debateu com o público a contínua batalha pela preservação digital dos games. Encerrando as palestras, Pedro Caxa e Eddy Antonini, da TecToy, apresentaram "Desenvolvendo o Zeenix".
“Foi incrível palestrar aqui na Canal 3 Expo; a recepção do público foi ótima. Acho que o público da Canal 3 é o que mais abraça a TecToy, pois vivenciou a empresa desde seu início,” comentou Pedro Caxa, head de marketing da TecToy. “A Canal 3 Expo é um evento muito especial. Encontramos muitas pessoas conhecidas e somos recebidos de forma calorosa,” completou Eddy Antonini, head de produtos da TecToy.
No piso superior, exposições sobre a história dos videogames trouxeram à tona games raros, portáteis e consoles icônicos, proporcionando nostalgia das primeiras gerações de games aos visitantes.
Além disso, a Canal 3 Expo permitiu que os visitantes tivessem contato com consoles clássicos como Pong, Intellivision, Atari, Odyssey, Master System, Nintendinho, Game Boy e até o peculiar Power Glove. O evento também contou com desenvolvedores de jogos independentes, proporcionando visibilidade a jogos nacionais e a projetos universitários relacionados ao desenvolvimento de games.
“Vim para mostrar meu trabalho, mas acabei criando uma comunidade interessada em expandir o mercado de games indie e trazer mais pessoas desse segmento para eventos como a Canal 3 Expo,” comentou Fábio Gomes, um dos expositores.
O domingo (3) foi especial com a presença de cerca de 150 crianças de projetos sociais, como o Instituto Bibi Bazar e o Projeto Social Gueto. Elas tiveram acesso às atrações e experimentaram o universo dos jogos antigos. “Muitas dessas crianças vêm de comunidades e não têm acesso a videogames, especialmente aos retrôs, que representam cultura para as gerações mais antigas. Nosso objetivo foi proporcionar esse contato, que foi muito aguardado por elas,” destacou Fabiana Ferreira, assistente social do Instituto Bibi Bazar.
Outra iniciativa do evento foi a meia entrada social, onde os visitantes obtinham desconto mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Bibi Bazar e ao Solidariedade Veja.
“O Canal 3 Expo busca oferecer cultura, diversão e entretenimento de qualidade. Aqui, não estamos apenas ligando videogames antigos; estamos contando uma história e preservando a memória dos games,” comentou Ricardo Wilmers, um dos organizadores.
Com grande sucesso de público e uma programação diversificada que uniu gerações, a Canal 3 Expo 2024 encerrou reafirmando seu compromisso com a preservação e valorização da cultura dos games. Estima-se que, com 140 expositores, o evento tenha gerado cerca de 1 milhão de reais em negócios, promovendo um encontro entre o passado e o futuro da indústria dos videogames.
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FLAVIO PEREZ GUIMARAES
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