04/11/2024 às 12h19min - Atualizada em 05/11/2024 às 00h01min

Fundo privado de investimento promove inclusão social e direitos LGBT+ no Brasil

Com projetos voltados para prevenção ao HIV/Aids e equidade de gênero, Fundo Positivo garante que recursos cheguem às comunidades mais vulneráveis

JOYCE SALES
Dvulgação
 

O Fundo Positivo é uma organização sem fins lucrativos que atua como catalisador de mudanças sociais no Brasil, apoiando projetos voltados à promoção da saúde, dos direitos humanos e da inclusão de grupos historicamente marginalizados. Com foco em áreas como saúde sexual e reprodutiva, direitos LGBT+, prevenção ao HIV/Aids, equidade de gênero e raça, a organização busca ampliar o acesso a direitos fundamentais e garantir que recursos cheguem às comunidades mais vulneráveis.

Desde sua criação, em 2014, o fundo tem estabelecido parcerias com empresas, governos e organizações da sociedade civil, a fim de financiar e apoiar iniciativas que impactam diretamente a vida das pessoas. Ao todo, já foram 11 editais abertos, que colaboraram com o trabalho de mais de 200 organizações.  

A atuação do Fundo Positivo é reconhecida como uma experiência de sucesso no campo do fortalecimento da sociedade civil, auxiliando com as respostas ao enfrentamento das desigualdades em saúde, defesa do direito à saúde pública universal, integral e equânime, prevenção e assistência às pessoas vivendo com IST´s/HIV/AIDS , saúde sexual e reprodutiva, inclusão social, diversidade, acesso à justiça, promoção e defesa dos direitos LGBTQIA+, dentre outros.

Recentemente a organização lançou projetos a fim de fomentar a promoção da saúde e da inclusão social da comunidade LGBT+. Entre eles, uma iniciativa com foco especial na saúde sexual e reprodutiva, prevenção do HIV/AIDS e combate ao estigma e discriminação. O projeto é uma resposta às necessidades específicas das mulheres trans, travestis e profissionais do sexo no estado de Minas Gerais. Outra ação foi a iniciativa de Empreendedorismo LGBTQIA+, que tem como objetivo capacitar e qualificar 150 pessoas LGBTIQAPN+ em técnicas avançadas de empreendedorismo e o Projeto Mulheres Empoderadas, que busca garantir o acesso a informações de qualidade, serviços de saúde especializados e suporte abrangente para mulheres cis, trans e travestis.

“Acreditamos que o empoderamento e a conscientização são fundamentais para a transformação social. A organização segue determinada a criar oportunidades justas e a garantir o acesso universal a serviços essenciais, com o objetivo de construir uma sociedade mais igualitária e inclusiva”, finaliza Harley Henriques, Coordenador Executivo do Fundo Positivo e ativista comprometido com a saúde pública e os direitos humanos.  



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOYCE PERES DE CAMPOS SALES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.